Álbum de férias 2023/204 (Brasília / Goiânia)


Oi, oi...
Feliz ano novo!

Que delícia que a gente tá se encontrando aqui com um intervalo tão curtinho, né...
Meu compromisso para esse ano é que a gente tenha nosso momento papo de comadre pelo menos uma vez por mês (sempre na segunda semana do mês, na segunda-feira, às 22h -já anota na agenda pra não esqucer) e os posts vão ser sempre mais pessoais mesmo, geralmente, carregados de fotos, pra gente matar saudades dos conteúdos de antigamente, combinado?

Hoje, eu vim pra falar um pouco das minhas férias de fim de ano: esse foi nosso segundo fim de ano morando aqui em São Paulo, ou seja, nossa segunda vez tendo que fazer uma ginástica pra tentar encaixar tanta coisa na correria das festividades de virada de ano.

O desafio basicamente é encaixar no carro a gente, o Sushi, nossas malas para ficar fora por duas semanas, meu computador e os presentes para as pessoas que a gente vai encontrar.
Mas antes desse desafio, vem os anteriores: eu preciso calcular muito bem os meus projetos pessoais, como por exemplo, a data limite pra enviar os pacotes da b.math pelos correios, o dia de fechar a loja/anunciar o recesso, além de todas as outras responsabilidades da vida adulta (algumas delas, a gente ignora e resolve depois, quando der, rs).

Dessa vez, a gente tinha bônus: começar o novo protocolo de medicações do Sushi, que incluía nebulização, bombinha de asma, spray nasal, além de comprimidos, suplementos e afins. Enquanto a gente se preocupava se daria conta ou não, ele vivia a melhor vida dele, sem se dar conta de tudo que tava acontecendo, rs.

Dessa vez, a gente ficou hospedado na cada da Flávia (essa casa linda da foto aí em cima), uma amiga do coração -que também passou alguns dias com a gente aqui em casa ao longo de 2023.

Na verdade, é bem maluco pensar que a gente nunca esteve tanto tempo junto enquanto morávamos em bairros vizinhos na mesma cidade, rs.
Por essas e outras, Sander e eu sempre dizemos que um pin geográfico não é um fator limitante pra estreitar laços.

Pegamos a estrada de uma vez só, sem parada pra dormir no caminho...
Detalhe: eu não dirijo, então fica tudo na conta do Sander e a viagem cansa.
A gente saiu de SP cerca de 8h30, tivemos alguns probleminhas no meio do caminho e chegamos na casa da Fla pouco depois da meia noite, exaustos...

Perto da casa dela, tem um cachu bem conhecida ali nos arredores de BSB: a cachoeira do Tororó.
Acho que não é segredo que eu não sou super adepto de trilhas e passeios ultra natureza, mas surpreendentemente, eu tava bem empolgado pra conhecer a cachoeira.

Spoiler: eu amei!
A trilha é bem curtinha e eu acho que aquele passeio pra ver o lago lá no Chile virou alguma chavinha dentro de mim em relação a passeios mais natureza, sabe?


Meu outfit do dia (e da viagem) foi a farda do nosso clube das fogosas -disponível em breve na b.math -há rumores por aí que o lançamento é dia 20/01.

Depois da cachoeira, um almoço bem gente fina num lugar bonito de verdade, sem nenhuma afetação.
Me senti dentro de um cenário de filme nacional raíz e queria roubar as duas bolsinhas pra pendurar na parede aqui de casa.

Explicando rapidinho pra quem não é de BSB: Tororó é uma região mais afastada daquele centro de Brasília que todo mundo vê no jornal.
Fica mais pro meio do cerradão e, nos últimos anos, tem rolado uma aposta fortíssima do mercado imobiliário para aqueles lados -já que o centro é todo tombado e não tem mais pra onde crescer... com isso, no Tororó tem surgido muitos condomínios com casas imensas e belíssimas, bem no meio do mato, a poucos minutos do centrão.

É meio que um paraíso pra quem curte morar num canto mais bucólico, com uma energia de "roça" (é só ver a foto do restaurante onde almoçamos pra entender) sem abrir mão de estar perto das vantagens do centro ao mesmo tempo.
Deu pra entender?
Aproveitei pra encontrar amigas e conhecer lugares que ainda não conhecia em Brasília, como o café Antonieta, que fica na 716 Norte.
O estilo do Antonieta lembra um pouco o do Marilda -coisa de quem sabe aproveitar o melhor dos espaços de Brasília: verde, respiro, frescor...

A decoração do espaço é bem simples, sem nenhum malabarismo estético mas com pontinhos de charme, sendo que o grande atrativo visual é mesmo estar conectado com essa essência da cidade, entre o concreto e a natureza.
Não adianta muito tentar explicar: é o simples que funciona e ponto.

Registro com orégano no dente: temos!

Coisas importantes pra mim: atendimento solícito, com gente educada e sorridente -check.
Infelizmente, parte do nosso pedido não chegou até a mesa e a gente precisava sair, mas isso não desabonou a experiência.
Tô deixando isso como nota de rodapé apenas para que, caso você vá, se notar que algo tá demorando pra chegar, confirma com a galera se colocaram na sua comanda ;)
Também aproveitei pra passear um pouco pela cidade com Dona Socorro.
Infelizmente, não tirei nenhuma foto nossa porque eu me envolvo no papo e esqueço de tirar fotos, mas a gente se encontrou no Café e um Chêro -eu queria levar ela pra conhecer há um tempão (e ela amou!).
Depois, a gente deu uma volta pela 108 Sul (que é a quadra modelo da cidade) e ela me mostrou algo que eu ainda não conhecia: a banca de revistas que fica ao lado dessa Fícus gigante.

Dizem que quem plantou a árvore imensa e frondosa foi o senhorzinho -que é proprietário da banca (super simpático, trocou algumas palavras com a gente). A árvore tem um tronco tão grande que dá pra passar por dentro dele, mas o que realmente me surpreendeu foi achar uma banca de revistas que realmente vende revistas, em Brasília, em pleno 2023, rs.

Eu tava querendo muito comprar a Casa Vogue do último mês (com a casa nova do Maurício Arruda), e encontrei essa outra com uma capa que é mais a minha cara, impossível.
Peguei as revistas e quando tava indo para o caixa pagar, Dona Socorro disse que seria meu presente de Natal.

Quem sabe o começo da minha história com a decoração consegue entender o significado desse gesto, né? Eu fico emocionado só de digitar isso porque -nossa!-, quanto tempo levou até que uma simples revista pudesse ser uma escolha pra gente sabe...
Foi onde tudo começou em vários sentidos pra mim e eu não poderia estar mais feliz com o significado desse presente.

A gente tá vencendo, mãe. Brigado por tudo!
Ainda em Brasília, aconteceu outra coisa que sempre foi meio problemática pra mim: encontrar com amigos de diferentes círculos ao mesmo tempo.

Eu sempre acreditei que não teria "carisma" pra fazer conexões entre grupos de momentos diferentes, mas em meio à correria, encontrei com Mari (a gente se conheceu na faculdade) e Mirlla (a gente se conheceu vários anos antes, fazendo um curso de frentista -acho que nunca contei pra vocês sobre isso, né).
O encontro não poderia ser mais improvável, mas também não poderia ser mais delícia.

Eu tava morrendo de saudades dessas pessoinhas que tem um significado tão especial pra mim e acabei entendendo que meu carisma é um pouquinho maior do que eu calculava, rs.

Partiu, Goiânia!

Uma semana depois, pegamps Dona Socorro e fomos passar o Natal em Goiânia.

Foi um natal meio caótico, porque minha irmã tava internada no hospital e o Ângelo estava passando uns dias na casa do pai dele -depois de fazer uma cirurgia no pé-, então, não tava todo mundo junto como gostaríamos, mas dentro do possível, foi uma simples e delicioso, com sabor de tempero de comida de mãe.
Eu já falei uma vez em algum lugar que uma das minhas cores favoritas da vida é o verde que aparece quando os raios de sol atravessam folhas novas... é um tom que não tem como capturar ou representar com tinta: só dá pra entender se você parar e observar ao vivo.
Aliás, o contraste desse verde com o azul do céu é uma das coisas mais refrescantes que os meus olhos já viram.

Eu registrei essa ata ali no meio dos galhos e das folhas iluminadas não só porque gosto dessa combinação, mas porque queria registrar que meu sogro sempre separa atas pra mim semanas antes da nossa chegada, porque ele sabe que eu adoro essa frutinha.
Fofo, né?

Acredite se quiser: essa é a cara do Sushi pra tomar um comprimido, rs.
O segredo? A gente enrola o comprimido no meio de uma bolinha da alimentação natural dele.
Nossa vida mudou depois desse truque -a gente sofria demais tentando dar o comprimido puro, socorro.
Eu saí de casa levando computador e totalmente obcecado pela idéia de começar novos projetos, mas tava tão exausto que praticamente não liguei o computador e aproveitei os dias pra descansar e colocar leituras em dia.

Principles of Style, esse livro da foto acima, foi escrito pela Sarah Andrews, uma stylist de interiores fodona que eu descobri meses atrás no instagram (aproveita e já segue aqui). Fiquei tão apaixonado pelo trabalho dela que logo comprei o livro e devorei durante a viagem.

Vale a pena?
Em Principles of Style, Sarah fala sobre como métodos e elementos de design podem ajudar sua casa a refletir sua personalidade através de harmonia estética; ela traz um conteúdo com metodologia e intenção, de um jeito simples (pra quem já tá habituado com esse tipo de conteúdo e linguagem mais técnica) e quanto mais eu lia o livro, mais percebia que seu trabalho é quase científico.

O livro não existe em português, portanto, se você tem dificuldades ou preguiça em relação ao idioma, eu não recomendaria -tanto pelo fato de ter alguns termos técnicos ali pelo meio quanto por, apesar de ter muitas imagens nas páginas, elas precisam do contexto -a partir da interpretação- pra fazer sentido.
Também não recomendaria se você quer apenas olhar algo pra copiar e colar: ele é mais direcionado pra quem quer estudar essa relação dos objetos e composições com a casa e treinar.

De qualquer forma, se você ficou curiosa, ele tá disponível aqui nesse link afiliado.

Apesar de não ser meu livro favorito sobre styling de interiores, eu gostei bastante -principalmente pelos lampejos criativos que ela traz, fazendo comparações e traçando paralelos.
Pra mim, ele funcionou mais como um reforço de que tudo que eu fazia intuitivamente já tava correto, alinhado com a metodologia que eu aprendi lá na moda... a diferença é que a gente passa a entender os termos mais técnicos de cada área.

Eu tenho estudado bastante sobre o assunto nos últimos anos -em silêncio, quietinho, sem ficar toda hora postando capa de livro no instagram-, pra deixar o conteúdo que entrego pra vocês mais rico, sem pretenção de ser "O" especialista, mas também longe de ficar no raso, na superfície...
Tinha uma árvore pequena cheia de cachinhos amarelos na frente da casa do meu sogro e eu acabei de abrir uma aba no meu navegador para digitar "árvore flores amarelas em cacho"... e foi assim que eu descobri que Acácia é uma das minhas árvores favoritas -eu adoraria ter uma dessa na frente de casa com portão azul clarinho.
Imagina aí o contraste, que lindo!


Também aproveitei um tempinho livre depois de um dos cafés da manhã em Goiânia para juntar minhas coisas favoritas da casa do meu sogro... sabe aqueles objetos simples, com marcas de tempo, que fazem você sentir que tá em casa?
Então...

Eu fiquei paquerando vários deles e isso me fez pensar muito sobre como coisas são, ao mesmo tempo, "apenas coisas", mas como elas podem, também, carregar tanto significado.
Eu compartilhei isso com vocês no insta e amei ver como algumas memórias se tornam parte de um senso afetivo coletivo: quantas pessoas comeram em pratos parecidos em algum momento da vida, quantas mães têm uma jarrinha parecida guardada dentro de um armário parecido...
E como isso tudo representa o retorno ao lar, uma sensação de porto seguro, pra tanta gente.
Foda, né?

Todo esse papo me deixou nostálgico e afim de sair atras pra garimpar umas "velharias" pra trazer comigo pra casa. 

Primeira parada foi um sebo no centro de Goiânia, o Páginas Antigas -foi o primeiro sebo de Goiânia que Sander me apresentou, anos atrás.

O hype dos discos de vinil chegou por lá também e eles subiram bastante de preço, mas eu tava atrás mesmo era de CD's, pra gente ouvir no carro, na volta pra casa.
Eu tava procurando CD's que eu sonhava ter no começo dos anos 2000 mas não tive porque não tinha grana, rs.

Me esbarrei com CD's originais da malhação (que eu já tive em versão pirata) e outras coisas nostálgicas que me deixaram eufórico (eu sempre tive essa "coisa" com seções de música em livrarias, nas "finadas" Lojas Americanas... era sempre um passeio divertido pra mim e foi muito gostoso reviver isso).

Eu trouxe comigo um do Jack Johnson, um da Carla Bruni e uma trilha de Malhação.
Os outros que não encontrei lá, comprei no Mercado Livre e tô decidido a comprar um toca CD's pra ouvir em casa, por mais que eu já tenha toca-discos e spotify.
É mais forte do que eu: amo abrir uma caixa de CDs e folhar o encarte, ou colocar o bolachão pra girar.
Fazer o que?

Todo esse rolê me deixou nostálgico demais e eu criei uma playlist só com músicas que eu acho que  ouviria se eu pudesse sentar no Gigabite pra pedir um suco pra dona Vilma ou pro Cabeção.
A lista virou a trilha das minhas férias e dá pra ouvir aqui (vai lá, escuta e me conta se você se identificou com algo).
Depois do garimpo no sebo, eu encontrei a Lorena, que é a mãe do Teodoro (dessa festinha aqui, lembra?) -por acaso, é amiga do Sander, da época da faculdade. A gente acabou se aproximando por afinidades estéticas e viramos comadres fofoqueiras, rs.
Como a gente se encontra pouco, eu convidei ela pro rolê de garimpos e ela topou de primeira!

Eu já havia procurado antiquários em Goiânia tempos atrás, mas nitidamente, não é algo tão forte na cidade...
Durante o papo com a Lorena, a gente chegou à conclusão de que isso tá, de alguma forma, atrelado aos valores culturais da comunidade local e à forma como as pessoas desvalorizam o que é antigo -por considerar sem valor -exceto a elementos que remetam a uma estética quase imperial (o que faz bastante sentido, se a gente pensar em outros elementos visuais que se conectam à cidade, como o desprezo ao patrimônio Art Déco da cidade, que vem sendo apagado sem que ninguém dê muita importância)....

Devaneios à parte, falando sobre o Antiquário em si: esse fica na Rua 3, no Centro da cidade e se chama Antiquário Brechó Goiano. 
Pelo que os funcionários explicaram pra gente, o foco deles atualmente é mobiliário, portanto, você vai encontrar algumas coisas pequenas (luminárias, pratos e xícaras), mas o foco mesmo são os móveis maiores.

Inclusive, tem um cômodo cheio de armários antigos lindos, eu traria pelo menos uns 3 pra casa (devo confessar que voltei da viagem decidido a começar a saga pelo próximo novo armário velho pra colocar na cozinha).

Apenas algumas considerações: o antiquário é bem cheio de objetos (como geralmente antiquários são, tudo certo!), portanto, cuidado com bolsas, pra não esbarrar e levar um preju...
Nada lá tinha preço, então, você precisa perguntar para um vendedor e, aparentemente, o preço é decidido na hora mesmo -o que dá margem pra pechinchar, caso você tenha essa habilidade (eu não tenho).

Como eu tava atacado (quando que eu não tô?) querendo garimpar, decidi que queria ir a algum lugar com cara de ferro velho, daqueles onde as coisas ficam amontoadas -e onde, geralmente, a gente encontra coisas incríveis com um preço bom...
Com isso em mente, a gente foi parar no Palace, o Antiquário do sr. Orlando.
Esteticamente, ele atendeu minhas expectativas: cara de barracão, pilhas e pilhas de objetos antigos sobrepostos, mas os preços não correspondiam ao que eu tinha em mente -achei tudo bem salgado, viu, sr. Orlando, rs.
Brincadeiras a parte, eu nunca coloca valor no produto ou serviço de ninguém, mas aqui, achei desproporcional o valor do que encontrei por lá, principalmente porque o trabalho para acessar os itens era algo absurdo, já que mal dava pra andar pelo barracão, ou seja, dentro da minha humilde concepção, o moço cobra o valor que geralmente se cobra onde há curadoria, sendo que a gente ainda precisa fazer esse trabalho por ele, ali dentro.

Caso você queira ir lá bater um papo com ele e namorar as belíssimas luminárias expostas pelo galpão, o endereço do google tá errado, viu...

Vai aqui, ó:
Avenida Rio Verde. Quadra 04 Lote 07, Parque Amazonas.

E a gente finalizou o rolê do dia nesse lugar super fofo que a Lorena indicou: a Zoi, uma micropadaria artesanal (amei essa definição modesta, realista).
Lugar fofo: ✅
Comida boa: ✅
Atendimento simpático: ✅
Preço honesto: ✅

O que mais eu poderia querer?
Amei e super recomendo -lembrando que é um lugar pequeno, portanto, se você quiser sentar em baixo da árvore na calçada e comer por lá mesmo, evite horários de pico -e tem sempre a opção de levar pra casa.
Ficou interessada? Quer o endereço e horário de funcionamento?
Clica aqui pra ver tudo, ó 
Eu não sei exatamente o que pedi, mas eu levaria essa foto, mostraria e repetiria o pedido, rs.


O que rolou nas férias e que não tá registrado em fotos: Sander ficou ruim da gartanta no começo da viagem, depois, eu fiquei ruim do intestino -se é que você me entende.
Quando parecia que tava tudo ok, Sander e meu sogro ficaram de cama com febre, dor de barriga, e dores no corpo. Nunca saberemos se comeram algo estragado ou se tiveram dengue.
E bem no finalzinho de tudo, já nas vésperas de voltar pra casa, eu tive uma crise de sinusite tão bizarra que, na volta, Sander me deixou direto no hospital pra tomar medicação na veia.
Agora já tá tudo ótimo!

Eu amei as férias, amei passar tempo com amigos e família, mas tava com saudades de casa e cheio de fogo no cu para realizar os projetos novos, entre eles, repaginar a decoração da sala e colocar meus desapegos no mundo.

Aliás, cê já tá sabendo, né?
A famigerada lenda urbana do bazar da guei agora é realidade com dia e hora marcada:

Dia 13, aqui em São Paulo, na A | Garimpeira, vai ter um bazar com desapegos meus, da Anete e da Lorena, ou seja: vai dar bom pra todo mundo!
Eu tô mostrando todo dia um pouco do que vou levar pro bazar no insta, tá?
Separei itens de festa (Meri Meri), objetos de mesa posta, itens de decor, acervo de figurino do tempo dos editoriais e mais um monte de coisa.

Caso você ainda não conheça A | Garimpeira, ela fica em Pinheiros, na Rua Lisboa, 328 pertinho da Feira da Benedito Calixto (ou seja, você pode unir o útil ao agradável: garimpar com a gente e depois dar um pulo na feirinha também) e da Estação de Metrô Oscar Freire, da linha Amarela (também tá bem perto da Estação Clínicas, linha verde... a distância é bem parecida entre as duas).
Olha o mapinha aqui pra você se localizar:

Lembrando que não tem como fazer reserva dos desapegos, ou seja, quem quiser pegar os melhores itens, tem que chegar mais cedo, viu...

E os valores, Math?
Cês sabem que eu sou sempre bem honesto sobre esse ponto, então, bora lá: vai ter coisas com preços para todos os bolsos, de peças super baratex até umas coisinhas mais "elaboradas", de marcas conhecidas (entenda-se: roupas da Farm, itens da Pip Studio, peças artesanais Titi Juchem etc). Em todos os casos, os valores vão ser justos e honestos de alguém que tá desapegando com o coração aberto, mas que também sabe o valor das coisas, combinado?
Enfim, vocês já estão familiarizadas e sabem que eu vou sempre pelo caminho do que é justo e honesto pros dois lados, então, bora se divertir, se abraçar e botar essa energia gostosa pra circular.

Vai ter brinde? Claro que vai!
É mais forte do que eu, pois eu sempre acho que toda vez que a gente se encontra, é especial e gosto da idéia de vocês levarem alguma lembrança dos nossos momentos juntos, portanto, estamos preparando mimos singelos, nostálgicos e especiais pra quem for (naturalmente, a gente não tem como garantir que vá ter pra todo mundo, pois vai depender da quantidade de pessoas que passarem por lá no dia, blz? Então, quem chegar primeiro garante os melhores achados e o brinde).

Preview B.Math 2024


Como eu não me aguento, vou levar também as nossas camisetas do Fogo no Cy pra quem quiser ver e levar em primeira mão, tá?
Além das camisetas, vai ter alguns outros itens da nova coleção disponíveis, com estoque super limitado.

E também tô estudando a possibilidade de um cantinho para coleções antigas da b.math com desconto.
Acho que vai ser legal vocês poderem ver com as mãos.

Era pra ser só um mini post e virou um negócio gigante...
Por hoje, isso é tudo.

Que 2024 seja lindo e que a gente possa caminhar juntos mais uma vez.

Bjs do Math e até a próxima!

Comentários

back to top