São Paulo, SP, Brasil

A vida ultimamente: mexidão de janeiro

diario de janeiro blog do math

Quando foi a última vez que você ficou um pouquinho sem celular?

Domingo de carnaval, depois do meu treino, levei o Sushi para passear e, como meu celular tava com a bateria baixa, deixei o aparelho em casa carregando...

Fomos andando até a pracinha, que estava -assim como todo o resto da rua- uma calmaria só: num canto, três senhoras conversando sobre o cachorro de uma delas e lá do outro lado, uma moça sentada num banco lia um livro, enquanto as duas crianças que estavam com ela brincavam, dividindo um skate.

Talvez até mais do que deveria, aquela cena chamou minha atenção: pareceu tão incomum uma pessoa na praça lendo um livro e não deslizando o dedo sobre uma tela, ao mesmo tempo em que monitora crianças (que brincam e genuinamente se divertem de forma analógica)...
Pelo menos ali, naquele recorte de tempo, parecia que celular não fazia parte da vida daquelas três pessoas, ou era, pelo menos, algo bem irrelevante....

Andamos mais um pouco e eu sentei num banco do outro lado da praça, observando aquele movimento por alguns minutos antes de voltar pra casa, enquanto me perguntava se era realmente tão incomum aquele tipo de cena ali entre as árvores ou se eu que tava sempre "sem tempo" para reparar que ainda tem vida analógica acontecendo no bairro (passei de novo outras vezes e, de fato, em geral, as pessoas estão envolvidas com seus celulares).

Enquanto o som das rodas do skate intercalava com as falas das crianças, senti gostinho de nostalgia tão leve e gostoso que eu imaginei como seria incrível transformar aquela cena numa quadro -ou pelo menos dividir aquele punhadinho de tempo e aquelas breves e singelas sensações com outra pessoa (no caso, com você).

Eu dependo de telas pra sobreviver e meu trabalho é atrelado a elas, portanto, eu não vou ser hipócrita em demonizá-las, mas quanto mais o tempo passa, mais acho importante que a gente consiga se desvincular delas eventualmente -e queria te sugerir tentar fazer algo parecido ao longo dos próximos dias: saia sem celular, nem que seja apenas para ir à padaria ou ao mercadinho...

Deixa seu smartphone (e toda a demanda de ansiedades das notificações infinitas) em casa e use esse pequeno bloco de tempo para sentir e observar um pouco mais o mundo ao redor, sem nenhuma expectativa de encontrar algo extraordinário, afinal, a gente já vive enaltecendo e superestimando o extraordinário (muitas vezes fake) dentro do feed, então, que tal se permitir ser, sentir e apreciar o ordinário um pouquinho?

dicas para decorar a casa sem gastar muito dinheiro

As vezes, eu gosto de fazer isso dentro de casa também: ignorar o celular, deixar ele num canto e esquecer que ele existe por alguns minutos.

Costumo fazer isso durante o período da manhã, enquanto preparo o café da manhã: meu ritual matinal inclui colocar um disco pra tocar enquanto preparo o que a gente vai comer... geralmente, o Sushi 🐶 aparece pra xeretar e fazer cara de coitado pra ver se ganha alguma coisa 😂

Eu venho tentando fazer isso em outros momentos também, inclusive na hora de organizar e decorar a casa... tô curtindo ler livros ao invés de apenas salvar referências em pastas nos apps de redes sociais.

A propósito, no último post, eu falei de um livro que eu tinha acabado de ler, né?dicas de decoracao economizando dinheiro

Peguei nas páginas dele uma ideia dele e tentei fazer em casa: basicamente, a sugestão da autora do livro é que você junte seus "objetos de decoração" em um canto da casa, agrupando por cor e materiais, para conseguir visualizar melhor o seu estilo e depois reposicionar tudo pela casa, seguindo alguns critérios e métodos de design.

rack de metal branco estilo industrial locker, toca discos branco, discos de vinil e livros de decoração
A primeira parte do "desafio" é como você pode ver nas fotos: coisinhas amontoadas, o que realmente nos permite visualizar e entender melhor o nosso estilo de decoração e, por tabela, ajustar os ponteiros para definir o que sai e o que fica, antes de fazer uma lista de compras (na verdade, a gente acaba percebendo que talvez já tenha muita coisa -foi o meu caso aqui).

A propósito, acho que foi aqui onde eu vi como meu estilo realmente mudou MUITO nos últimos anos e como meu gosto hoje é quase o oposto do que foi há 10 anos 😯

decoração de sala parede azul marinho, vasos de barro e mesa de madeira

Depois de analisar tudo, vem o momento de redistribuir as coisas pela casa e eu amei o experimento; achei divertido admirar minha bagunça -muito bonita e coesa, rs.

Todo o processo levou algumas semanas (na verdade, ainda não acabou totalmente)... Foi uma experiência super divertida (um pouco cansativa também, confesso) e pretendo falar de forma mais completa sobre tudo isso em breve, num reel.

Nessa dança das cadeiras da decor, sobrou até pro Sander, viu...

Descendo a serra

A viagem de fim de ano foi uma delícia, mas a gente chegou por aqui bem cansado e eu comentei com Sander que queria reservar um dia para apenas existir, sem pensar muito na vida; a gente nem precisou trocar muitas palavras para entender queríamos praia, rs.

A roda girou e os planos mudaram um pouco, pero no mucho -fomos para o litoral, mas não exatamente passar o dia todo na praia: fomos conhecer a nova @casa.4a, da Thalita e o Victor, que tá -literalmente- a poucos passos da praia.
mesa no quintal em baixo da arvore cadeiras antigas variadas

A gente aproveitou o reencontro para matar a saudade e descansar um pouco nesse quintal maravilhoso. Caso você ainda não conheça, da uma olhada nos vídeos do instagram pra ver essa transformação, inspiração pura!

decoracao casa de praia parede ship lap objetos antigos vintage estilo farm house @casa.4a

ducha dourada no quintal casa de praia azulejos antigos

Eu nunca gostei ou fiz questão de tirar fotos de mim mesmo.
Talvez por todos os complexos e inseguranças em relação a minha própria imagem, sempre gostei de fotografar coisas, lugares, outras pessoas, objetos, mas nunca curti ser o objeto fotografado, até que um dia vi uma pessoa falando sobre, depois de uma certa idade, não ter fotos de si na juventude e sentir falta de se ver como era no passado.

Depois disso, eu me toquei que já não tenho quase nenhum registro de várias fases da vida e aceitei a ideia de, sempre que lembrar, tirar uma selfie, não para exibir, apenas para eu poder lembrar da minha cara de hoje no futuro.

Fica aí a dica pra você que, assim como eu, não gosta muito de aparecer em fotos também: se fotografe e fotografe-se com os seus -e guarde os arquivos com cuidado e, se possível, revele fotos.
Seu eu do futuro vai te agradecer por isso!

por do sol praia grande SP

jantar no quintal casa de praia varal de luzes, festão, mesa no jardim
A Thalita fez um vídeo com o resumo do nosso domingo, que você pode assistir aqui (a propósito, eu achei genial a ideia de registrar dias assim -ela tem feito todos os domingos; acho que fica um registro incrível pra posteridade, além de impulsionar aquela vontade interior de fazer o domingo sempre valer a pena de alguma forma).

Rolou Bazar

Já tava quase virando lenda urbana, mas rolou: como eu havia anunciado no último post, consegui fazer o bazar que estava pendente desde antes da mudança para SP 🙏.

Tinha MUITA coisa e várias delas se foram durante o evento presencial, outras via instagram e ainda tem uma parte que eu vou mostrar nas próximas semanas, nos stories.
A propósito, alguns itens ainda estão disponíveis e eu os fixei num destaque no meu perfil lá no insta.

O que eu não comentei antes é que a intenção do bazar era levantar fundos para um projeto bem especial que eu tenho em mente, em relação aos conteúdos mesmo...
Portanto, se você foi lá presencialmente ou se comprou algo pelo insta, meu muito obrigado! 💖

E caso você não tenha visto ou não tenha conseguido algum dos itens, fica de olho que em breve tem mais lá no insta ☺

COLEÇÃO NOVA

colecao bmath shop estampa fogo estilo cartoon antigo
Também falei da nova coleção da b.math no último post e ela nasceu!
Chamar essa coleção de "bem maluquinha" não seria apenas figura de linguagem, afinal, ela se chama SuRtO e a escolha do nome se refere exatamente ao fato de ela tentar representar como a gente se conecta e se comunica através das redes sociais... 
colecao bmath shop estampa fogo estilo cartoon antigo
Não é segredo que tudo começou com aquela brincadeira do fogo no cy lá nos stories...
Vocês pediram uma camiseta com a estampa e além da camiseta, vieram canecas, azulejos, adesivos, chaveiro e vários outros itens que estão disponíveis na loja (aqui) pra você se dar de presente e presentear as amigas também.

colecao bmath shop estampa poodle estilo cartoon antigo
Diferente do lançamento de Natal, por exemplo, que é dedicado a uma data comemorativa, esta coleção não tem um foco tão específico -pelo contrário: a gente (eu, juntamente com as minhas parceiras @panourbano e @corporacao_de_oficios) enxerga a coleção como algo que pode fazer parte da rotina e da casa o ano inteiro, refletindo um pouco da nossa personalidade na decoração de forma leve e divertida.
colecao bmath shop estampa fogo estilo cartoon antigo
Não posso deixar de citar o teste que fiz pra chegar na camiseta ideal: comprei uma do fornecedor no ano passado e usei por vários meses seguidos, num esquema usa-lava-enxuga-repete pra ter certeza que teríamos uma brusinha decente pra chamar de nossa, afinal, não faz sentido pensar em roupa como item descartável!

O material da camiseta é muito bom e eu escolhi um tom de off white ao invés de branco puro pra não dar aquela cara de envelhecida amarelada tão rápido.

Também não fiz uma super grade (temos G e GG) porque a intenção era ter um blusão amplo, pra gente usar de forma bem livre, cada um seguindo seu próprio gosto -eu tô numa fase bem 80s, amando styling com peças mais soltas.

P.s.: eu A-DO-RO usar a camiseta junto com o boné.
Automaticamente dá uma carinha de uniforme antigo pro look (tudo pra mim!)
 
caneca de vidro estampa emoji estilo retro coreano
Também tô apaixonado pelo design super clean das nossas canecas; a escolha do vidro foi devido à inspiração nos cafés coreanos e nas outras referências gringas que encontrei no Pinterest (+ o fogo no cy de sempre querer algo diferente. É o meu jeitinho 💅).
pano de prato estampa emoji frases divertidas
Aposto que a nova collab com a @panourbano veio mais rápido do que você imaginava, né... rs.
Os 4 novos modelos de pano trazem frases irônicas e divertidas, além de acabamento com barra em tons de neon e também são feitos em outro material, diferente dos panos de natal (agora, usamos pano de sacaria com estampa em silk, que tinha mais a ver com o conceito da coleção).

As referências da coleção são super diversas, de cafés coreanos a borracharia, passando também por equipamentos eletrônicos antigos etc...
Eu queria muito criar algo diferente pra quebrar um pouco da lógica do que vinha sendo entregue na b.math e deixar as portas e janelas abertas para o novo -e acho que deu certo, tô super feliz com o resultado e espero que você curta também :)
A coleção completa está disponível em www.bmath.shop/surto

Reorganizei meu home office...

...Que tava uma zorra (impraticável, impossível de trabalhar) e registrei tudo nesse reel bem "marromenos" aqui...
decoracao home office com objetos antigos garimpo
Além do reel, fiz algumas fotos -mas ainda tava faltando as plantas, que eu comprei dias depois, numa ida ao CEAGESP...
Como tem registro das outras fases do home office, vou fazer um outro post só sobre ele aqui, assim, fica registrado bonitinho pra posteridade -eu amo ver essas evoluções.
decoracao home office com objetos antigos, disco de vinil e azulejos
A propósito, eu decidi clicar na tag aqui no histórico do blog para ver todas as versões anteriores do home office e escorreu até uma lágrima.
Quanta emoção lembrar e rever toda essa evolução, sabe...

Da primeira versão postada pra cá, se passou uma década (estou em choque!) e em pensar que essa jornada sempre pareceu meio solitária, mas hoje eu consigo ver claramente que sempre teve gente acompanhando todos esses passos comigo e torcendo pra ver crescimento, melhoria...

Eu sou só gratidão!

Se você quiser relembrar as versões anteriores, se divertir e emocionar também, tá tudo aqui.

Detalhe: navegando pelo histórico dos posts, fiquei passado ao lembrar que já tive uma lomo CMYK e que, em algum momento, eu me desfiz dela... provavelmente foi para um bazar, né?
Se você foi ou ainda é a nova dona dela, me dá um oi aqui, PLMDDS, só pra eu lembrar quem foi a pessoa que ficou com essa preciosidade 😬

Ninguém segura ela!

Como se a vida estivesse muito fácil e como se eu já não tivesse coisas demais pra fazer, decidi pintar uma cadeira de vermelho pra criar um ponto de atenção na mesa de jantar.

Optei por essa pequena loucurinha antes de viralizar aquele tiktok com a teoria sobre o vermelho na decoração -decidi fazer isso durante as férias, enquanto lia o livro da Sarah Andrews (em determinado ponto do livro, ela fala sobre cores em geral e não especificamente sobre o vermelho) e optei pelo vermelho depois de ver como os itens da coleção de natal ficaram bonitos ali na mesa, com a parede azul marinho ao fundo.

No fim, acabei pintando duas cadeiras e entrei numa espiral de obsessão por vermelho; o curioso é que eu já evitei o vermelho por muito tempo, mas definitivamente, eu amo a combinação entre vermelho e azul, então, bora salpicar vermelho nessa casa.

lojas de tecidos bras rua joli listras vermelhas tricoline
Quando eu falei que tava obcecado por vermelho, eu não tava brincando (eu fico obcecado por coisas muito facilmente, né... hahaha): dias depois de pintar a cadeira, eu fui ao Brás procurar tecido listrado vermelho pra colocar numa cúpula nova que comprei para um dos abajures da sala.

Pensei em colocar as listras na diagonal, pra lembrar um farol (ou um pole de barbearia) e, a princípio, ia fazer por conta própria, mas decidi entregar esse trabalho nas mãos de fada da minha amiga Polly Blanc, que fez as outras cúpulas aqui de casa (lembra desse vídeo aqui?).

reforma banheiro alugado pequeno baixo orçamento

Também decidi que, após dois anos morando neste apartamento (acredita que já passou tudo isso?), tá na hora de "tirar o elefante branco da sala" e encarar o fato de que o banheiro é atualmente o cômodo mais sem carisma da casa, junto com a área de serviço -que é o suco da derrota...

Depois de repaginar a sala e dar uma atualizada na cozinha e no home office, a casa ficou tão mais gostosa e aconchegante (mostro tudinho em breve, prometo!) que a falta de carisma do banheiro ficou ainda mais evidente e ele parece cada vez mais deslocado, genérico e sem personalidade.

Aliás... Parece, não. É um fato!
E eu quero mudar isso, mas não tô disposto a investir uma grana em algo que não é nosso, portanto, as mudanças precisam:
1. Ser reversíveis;
2. Ter baixíssimo custo;
3. Tomar pouco do meu precioso tempo.

O desafio principal está em coisas estruturais, como a falta de armazenamento, o micro tamanho da pia e o fato de que ela não tem um gabinete ou pedestal, além do layout, que eu realmente não curto, mas imagino que seja possível deixar ele mais acolhedor com alguns toques mais pessoais, elementos naturais e alguma gracinha pra conectar com o resto da casa.

reforma banheiro com vinil adesivo nas paredes
Na época da mudança, eu tava cogitando estampar um vinil com ilustraçnoes minhas e adesivar as paredes, mas já tinha desistido dessa ideia: pensei numa transformação rápida só enchendo as paredes de quadro, mas fiz um esboço no photoshop e tô apaixonado pela mesma ideia de dois anos atrás.

Toda a tour do banheiro -inclusive minhas oscilações entre "acordei empolgado" e "deixa essa merda pra lá"- estão rolando no close friends, no insta, em tempo real...
Honestamente, não sei quanto tempo vai demorar, nem se vou realmente concluir ou se vai ter essa cara no final, mas se você ainda não tiver no close friends e quiser acompanhar, me manda uma DM no insta que eu te adiciono, combinado?

E no fim, se der tudo certo, eu faço um post aqui com todos os registros das etapas do processo :)

Achado: loja boa pra comprar cestos

cestaria sao paulo loja de utilidades para o lar rota 99 benedito calixto

Além de várias outras coisas, eu também sou obcecado por cestos porque acho eles lindos e super charmosos para organizar dando um toque de beleza e sofisticação -mas em geral, acho os valores altos também.

Acontece que, em um dos dias em que eu tava indo para o nosso bazar, passei por um lojão desses de coisas de casa e fiquei impressionado com uma vitrine imensa que era consideravelmente cafona, mas cheia de itens com muito potencial que me chamaram a atenção.

Como estava indo pro bazar, não consegui entrar na hora, mas voltei depois e realmente tinha muita coisa interessante com preço bom no interior da loja, mas me perdi completamente na parte dos cestos (vários deles em fibra natural, com valor bem melhor do que os praticados em lojas como Tok & Stok e Zara Home, por exemplo).

Veja bem, eu tô dizendo que o preço é melhor, não que seja super barato, afinal, acho que cestaria não vai ser super barato em lugar nenhum, mas já dá pra fazer uma boa economia e canalizar o acué para outras coisas.

Ilustrando pra você entender melhor: da primeira vez que fui lá, paguei R$179 num cesto de 42cm pra colocar um vaso de planta; segundo minha pesquisa feita exatamente agora nos sites da Zara Home e da Tok & Stok, algo equivalente, com tamanho aproximado, custaria 299 em ambas as lojas.
Ainda acho 179 muito num cesto? Acho!
Mas estamos falando de quase a metade do valor, né?

Eu acho que vale super a pena, tanto que voltei e comprei outro cesto igual pra guardar os tênis de corrida do Sander (que ficavam formando fila no chão, ao lado da cama), outro menor pra usar como lixeira no Home Office e um pequeno para armazenar coisas do banheiro -já que eu quero trazer um pouco mais de aconchego com as fibras naturais, aproveitei a oportunidade.

A loja tem várias opções de modelos e tamanhos (dá pra ver pela foto) e eu já tô querendo voltar lá de novo pra pegar uns retangulares pequenos pra colocar nas prateleiras que pretendo usar no banheiro.

Se você quiser ir lá conhecer, o nome da loja é Rota 99 e fica em Pinheiros, pertinho da Praça Benedito Calixto (lá onde acontece a feirinha aos sábados).
Quem for, me conta o que achou, hein? :)

Info importante: entre a minha primeira ida e a segunda, foram poucos dias e vários modelos já haviam esgotado e não tiveram reposição, então, provavelmente, você vai encontrar modelos diferentes dos que eu fotografei quando for lá ;)

Acho que isso é tudo...
Tirando a sensação de ansiedade e insegurança, até que janeiro foi um mês interessante, mas espero que fevereiro traga mais respostas e menos dúvidas porque nem a terapia tá dando conta do recado direito, rs.

Aquela "reforma" da sala em duas etapas -seguindo a ideia da revista de decoração antiga, lembra?- tá quase pronta e eu tô amando o resultado.
Logo mais vai ter conteúdo novo no insta mostrando a sala e compartilhando várias dicas que acho que podem ser úteis pra quem quer deixar a casa mais agradável e aconchegante.

Eu tô me organizando para fazer um retorno bem organizado, com algumas estratégias para minimizar a gongação do algoritmo -e eu conto com você nessa missão, pois com o insta não dá pra contar, rs.

Nas últimas semanas, também decidi que tá na hora de aprender coisas novas de novo e vou procurar um curso de ilustração ou pintura e, quem sabe, um curso de costura também...

Acho que por hoje isso é tudo...

Logo mais a gente se vê por aqui de novo.

Bjs do Math, bom resto de fevereiro pra gente e até a próxima!


Comentários

back to top