Minha nova obsessão: armários antigos

reforma armario de cozinha antigo antes e depois - referências e inspirações - blog do math

Durante a nossa mudança para São Paulo (tem vários posts falando sobre a mudança aqui), muita coisa ficou pra trás, mas também sentimos a necessidade de coisas novas, como um armário para desafogar o armazenamento da cozinha -já que eu sou levemente doida por louças e, apesar de não ter uma quantidade absurda, as que temos não caberia mnos armários pequenos que a nossa cozinha já disponibilizava por padrão.

Pois bem... logo nos primeiros meses, comecei a buscar por armários e cristaleiras (tava namorando muito aqueles armários antigos de farmácia, sabe?) e até encontrei um lindão no OLX com preço bom, mas alguém chegou na minha frente e levou, daí eu desanimei e o tempo foi passando...
Com isso, o projeto ficou adormecido até que, num belo dia, recebo mensagem de uma seguidora (Mari <3 <3) me contando do primeiro móvel que ela comprou quando mudou de Brasília para São Paulo (coincidência?): era um armário antigo (parecido com aquele do OLX que eu tinha amado e perdido em seguida) que ela teria que deixar pra trás, pois não caberia no seu próximo endereço e ela me perguntou se eu aceitaria de ficar com ele.

Claro que eu não pensei duas vezes e disse: SIIIIIIIM

reforma armario de cozinha antigo antes e depois - referências e inspirações - blog do math

O resto, vocês já sabem: fui lá, coloquei a mão na massa e dei uma carinha nova pra ele -não por não gostar de como ele estava (na verdade, eu AMO a versão Mari do armário <3), mas por achar que ele precisaria desse makeover para se encaixar na vibe que eu tô dando pra nossa casa nova por aqui...

Aliás, desde o comecinho da conversa com a Mari, essa foi uma das pautas: ela acreditava que eu poderia dar uma nova cara e um novo significado pra ele continuar sendo um móvel cheio de histórias.

Bem, o resultado da transformação tá nesse reel bem aqui;

O que não é exatamente uma novidade é que, quando eu me envolvo com uma coisa, nunca fico só na superfície, então, não seria uma surpresa se eu dissesse que tô obcecado por armários antigos...
Isso porque, durante minha busca por referências e ideias do que fazer com esse, esbarrei com muita coisa linda que precisava dividir com vocês, até pra estimular que tá com um móvel meio sem vida num canto a dar um glow up daqueles, no capricho.


Bora lá espiar algumas das refs que me deixaram assim, tã tã das idéias?

reforma armario de cozinha antigo antes e depois - referências e inspirações - blog do math
Pintado de branco: cês sabem que eu amo um móvel de madeira branquinho e essa foi minha escolha por ser uma base neutra que me permite brincar com o styling sem medo e sem nenhum trabalho extra...
Escolhi um off white mais amareladinho, pra compensar a interferência direta da árvore na luminosidade do ambiente (as folhas deixam a temperatura da cor do ambiente levemente mais fria nos dias nublados -no caso de São Paulo, isso quer dizer sempre, rs) e também para já dar um leve efeito de algo meio "gasto" pelo tempo.

Esse não é um post pra falar especificamente sobre o processo de reforma do armário, mas das inspirações, então, podem ficar tranquilas que vai ter conteúdo falando sobre materiais e valores da reforma em breve, tá?

reforma armario de cozinha antigo antes e depois - referências e inspirações - blog do math
Essa é uma versão que eu acho podre de chic, mas não teria porque minha preferência é por móveis beeem clarinhos -se fosse uma madeira bem clara, quem sabe...
Mesmo não sendo minha preferência para a minha casa, eu acho as versões em madeira crua/tom natural lindíssimas e muito sofisticadas, uma coisa meio interior da França, simples e chic ao mesmo tempo.

Observando as refs, o que eu percebo é que, se ele tiver formas mais simples, fica bem atual também -mas eu adoro também esse charme dos ornamentos antigos esculpidos na madeira... 
reforma armario de cozinha antigo antes e depois - referências e inspirações - blog do math
Eu fiquei por um triz de arriscar o azulão e foi o lado racional do cérebro que me fez acordar para o possível impacto de um elemento tão grande pintado num tom profundo: eu acho que sentiria incômodo visual tanto por gerar uma sensação de perda de luminosidade quanto pela temperatura da cor no ambiente aqui.
Até porque a minha idéia é ter uma casa bem clarinha mesmo, no momento... então, não fiquem surpresas se aparecerem mais moveis branquinhos por aqui. É meu jeitinho vegano.
Mas essa vontade continua na minha lista e um dia vai rolar um móvel azulão por aqui, com certeza -talvez, algo um pouco menor, rs.
E você, arriscaria?
reforma armario de cozinha antigo antes e depois - referências e inspirações - blog do math
Quando eu falei da cortininha, ouvi de algumas pessoas que lembraria móvel de hospital mas eu só consigo pensar numa casa no interior da França ou da Itália com a idéia de uma cortina de linho com filetinhos.
Tá na minha mira e com certeza eu vou querer experimentar.

Essas são apenas algumas das referências que salvei na minha pasta de ideias para a casa nova no meu perfil no Pinterest.
Lá, você pode visualizar outras possibilidades e, quem sabe, anima a reformar algum móvel que esteja meio sem graça num canto apagado por aí...

Aqui, eu repaginei o armário com algumas demãos de tinta, novos puxadores e inserindo uma elemento de textura, o que fez resultou num móvel que mantem seu charme antigo, ao mesmo tempo em que também o traz para o presente.
Gostasse, mô?

Eu fico muito feliz por ter em casa objetos com histórias e personalidade, sem recorrer à urgência das demandas do presente de produzir mais e mais coisas, quando o mundo já tem tanta coisa em circulação;

O único intuito desse post é compartilhar um pouquinho dessas inspirações e da minha nova obsessão por armários antigos -que tem aquela dose de charme que nenhum armário planejado jamais terá (além da versatilidade de te permitir mudar de um cômodo para outro da casa)- e, quem sabe assim, te convencer a olhar não apenas para os móveis, mas para diversas outras coisas antigas enxergando o potencial de dar a elas um novo significado com algumas horas de dedicação.

Aliás, minha obsessão chegou a outro nível: eu quero muito um segundo móvel nesse estilo para transformar em um armário de guardar roupa de cama.
Essa foi uma ideia que apareceu aos montes nas minhas buscas por referências e aqui em casa, eu poderia colocar no quarto de hóspedes (desde que não fosse muito grande).

Talvez não role um segundo armário por enquanto, mas uma cômoda, quem sabe...

Vem aí mais um garimpo? 
Hahaha

Diz aí: panfletei bem?
Deu certo?
Tá afim de ter um armário de vó em casa também?

Bjs do Math e até a próxima


Comentários

back to top