10 peças clássicas que todo homem deve ter no guarda-roupas

terno gucci, prada, zegna

Trabalho, casamento, coquetel, formatura... Se você não quer ser pego de surpresa por um convite para alguma dessas ocasiões, é preciso conhecer as peças básicas da moda masculina e trazer todas elas para o seu guarda-roupas, antes mesmo de se tornar um expert e seguir as tendências do momento.
Acredite, por mais que alguns torçam o nariz para os clássicos, em algum momento, todos precisarão de algum deles (afirmação por experiência própria).
Confira a lista abaixo, faça um check-list e complete seu armário.


clássicos guarda-roupas masculino

1. Terno

Considere que o terno tem para nós, homens, a mesma dose de sex appeal e elegância que um vestido vermelho tem para as mulheres, e leve isso em conta na hora da compra. Apesar de ser uma das peças mais caras da lista, vale a pena cada centavo investido em troca da certeza de bom caimento e acabamento.
Atualmente, as tendências são a modelagem mais seca e ajustada, calça mais estreita e com a barra um pouco mais curta. Quanto ao tecido, lã fria é a melhor opção.
Sobre a lapela, a tradicional, que vem acompanhada por três botões e é mais curta, deixa o rosto em evidência e favorece os mais gordinhos. A mais estreita e alongada, que por sua vez é usada em ternos com um só botão, deve ser usada apenas por homens mais magros.

blog de moda brasilia
2. Gravata
O arremate chic para blazers e ternos já não é mais privilégio apenas de executivos: ganharam as ruas e deixaram de ser vinculadas ao visual careta.
Eu, particularmente, considero bonitas e realmente elegantes as neutras, em azul marinho ou preto, e também gosto bastante das xadrezes, no entanto, os mais ousados podem tirar partido das padronagens geométricas e estampas com tom sobre tom.
O modelo slim (meu preferido. Uso sempre!) deixa o look mais informal, combina com looks sociais ou não e deve ser evitado pelos gordinhos.

blog de moda brasilia
3. Calça cinza

A cor neutra é a ideal tanto para homens modernos quanto para os clássicos, devido a sua versatilidade.
Como as calças vivem em constante evolução de modelagem, se não quiser errar e comprar uma que estará sempre atual, invista em uma reta, de gabardine, lã fria ou linho (perfeita para o verão).
A barra ideal deve raspar no chão na parte do calcanhar e sobrar um dedo na frente, em cima do peito do pé. A italiana (aquela em forma de dobra fixa) deve ser evitada pelos baixinhos.

4. Cinto Preto
Quem disse que ele só serve pra segurar as calças? Ele dá ao look uma cara nova e reafirma seu estilo. O modelo em questão é essencial no guarda-roupas de qualquer homem, principalmente porque combina com todas as demais peças da lista. O modelo dupla face também é um bom aliado, por ser uma peça versátil.
Compre sempre o tamanho adequado, pra não estragar o furo, e guarde-o pendurado, pra não deixar o couro com marcas.
O tamanho ideal é a medida da sua cintura mais alguns centímetros (entre 10 e 15). Na hora da compra, anote suas medidas na carteira e confira o número impresso no verso do cinto.

5. Camisa
Assim como a camiseta, ela também já foi peça íntima, e só o colarinho ficava à mostra. Nos dias atuais, ganhou diversos tecidos e acabamentos, e vão desde o escritório até a balada, dependendo do complemento escolhido por você.
Se você leva o estilo social a sério, vale a pena fazer com um alfaiate; se não, apenas siga as regras a seguir e compre onde preferir:

O modelo slim é moderno e tem se tornado o preferido de muitos homens, por não ter excesso de tecido; ela deve seguir a cintura, mas com espaço para que você se sinta confortável ao sentar;

O colarinho ideal deve ter 1cm de folga entre a camisa e o pescoço; a tendência no momento são os mais curtos. Faça um nó menos volumoso na gravata;

Os punhos devem terminar na junção do braço com a mão, com 0,5cm de sobra após a manga do terno ou blazer;

Em casamentos e festas mais sofisticados, a camisa não pode ter bolsos, como as usadas no escritório;

6. Jaqueta de couro
A peça que já representou rebeldia no passado acabou se tornando sinônimo de elegância e tem o poder de elevar o visual.
Perfecto, militar, barracuta e bomber são modelos que já atravessaram algumas gerações sem sair da moda. Para ser a primeira, eleja uma de tom neutro (sugiro marrom ou preto), e se for de couro -custa uma nota, mas dura uma vida inteira-, não guarde em saco plástico, pois o material precisa respirar. Na limpeza, use apenas um pano úmido.
Minha sugestão de look é combinar com calça jeans, cinto café, camisa xadrez, gravata slim e tênis street.

7. Blazer
Marinho foi a cor escolhida por ser uma cor super versátil  e as regras em relação a modelagem serem parecidas com a da parte de cima do terno, porém, o blazer pode ter toques de modernidade, como debrum, corte a laser, brasão, martingales ou lapela maquinetada. Além disso, ele pode ser usado com bermuda, pólo ou camiseta.
Escolha o seu e garanta que seu look esteja a salvo!

8. Malha
Pode ser um cashemer, pulôver ou cardigã. O importante é que um deles estaja presente no seu armário.
A gola careca (arredondada, próxima ao pescoço) é a mais básica e combina com todos os tipos de rosto, só não pode ser usada com gravata; a gola V alonga o corpo e fica ótima se usada com terno.
Para o fim de semana, invista no argyle (aquele padrão com losangos coloridos) combinado com mocassim sem meias -sempre!

9. Sapato Social
Sabe o que tem o poder de destruir um bom look? O sapato errado!
O oxford, mostrado acima, é um coringa e quem trabalha de terno deve ter ao menos 2. Custa um pouco mais caro, mas também vale o investimento.
Pra não fazer feio na hora de combinar, siga as regras:
Terno bege e preto: meias da cor dos sapatos;
Terno marinho: com sapato marrom, meias marinho; com sapato preto, meias pretas;
Terno cinza: com sapato marrom, meias cinza ou marrons. Com sapato preto, meias pretas ou marinho;

10. Pólos
Tenha um arsenal, com todas as cores que lhe favorecem. As lisas são atemporais e, assim como as listradas ou estampadas, são excelentes para o look do fim de semana, combinadas com bermudas ou sobrepostas a camisetas.
Ah, as cores escuras ajudam a disfarçar aquela barriguinha indesejada!

E aí, homens do meu Brasil? Quantos itens da lista vocês já tem?
Se ainda não, vamos providendiar? Afinal, o ano está só começando, e eu torço para que ele venha com muitas oportunidades boas para todos, e quando elas vierem, temos que estar vestidos de acordo pra não deixá-las passar, não é?

Obrigado pela visita e até a próxima!
Ficou como dúvidas? É só deixar comentário ou mandar e-mail através da página de contato.
Bjs do Math!


Comentários

back to top