Falta pouco menos de meio mês para dezembro e acho que é um bom momento pra começar nosso especial de natal 2019, né?
Esse, em particular, tem um gostinho muito especial pra mim, sabor gratidão, rs, por ter passado pelos perrengues e saído ileso, buscando mais evolução...
Como todos os anos anteriores, o conteúdo dessa época do ano vem cheio de idéias, inspirações e é dividido em algumas partes, então, fica de olho aí que tá só começando.
Dias atrás eu perguntei numa enquete do instagram quem já tinha feito ou pelo menos ouvido falar em calendário do advento alguma vez na vida e fiquei bem pretérito que cerca de 80% das pessoas não faziam ideia do que era.
Obviamente, eu fiz a pergunta porque já queria ~gerar~ esse conteúdo aqui, então, se você faz parte dos 80% que não conhecem essa tradição fofa de natal, pega o caderninho aí que hoje tem aulinha e o assunto do post vai cair na prova (aquela que acha que é professora mesmo, rs)...
Começando pelo básico, a palavra advento significa chegada de algo ou alguém.
Daí já deu pra entender um pouco melhor o babado, né?
Daí já deu pra entender um pouco melhor o babado, né?
O calendário do advento, por sua vez, é uma tradição de origem alemã que, com uma ajudinha da internet (mais especificamente do Pinterest), tem ganhado cada vez mais espaço mundo afora;
Voltando um bocado no tempo, a troca de presentes era feita no dia 6 de dezembro (dia de São Nicolau), até a chegada da reforma protestante, quando Martin Lutero mudou a data do ritual para o dia do natal por não admitir comemorações relacionadas a santos.
Com essa mudança, as famílias pobres faziam 24 riscos com giz na porta e as crianças da casa apagavam um a cada dia fazendo a contagem à espera dos presentes...
Continuando a timeline, em 1920 surgiram no mercado as primeiras versões do calendário com janelinhas de abrir -com versículos bíblicos em seu interior-, até que, durante o período nazista, os símbolos religiosos foram substituídos por personagens de contos de fadas e divindades germânicas (Thor, aquele do martelo, está entre essas divindades, ao lado de Freya, deusa da fertilidade e Frey, um deus dotadão que, segundo o baphão todo, foi a causa da Primeira Guerra Mundial. CHO-KI-TO!)
Deixando um pouco de lado a pauta das entidades, vale ressaltar que durante a guerra, o calendário meio que parou de ser produzido por escassez de matéria prima.
E já que eu tô bem professora Helena hoje, vamos fechar essa parte do contexto histórico deixando claro que foi no período pós-guerra (a partir de 1950), que o calendário do advento começou a ser produzido em larga escala e com um formato mais próximo do que é mais conhecido nos dias de hoje: pequenas vilas com surpresas sortidas dentro de cada casinha.
Não sei você, mas eu, professora Helena, acho muito interessante observar como as coisas se modificam com o passar do tempo e se moldam aos acontecimentos e fatos históricos e o calendário do advento é apenas um desses elementos, que surgiu com um significado, teve mudanças bruscas de rota e hoje tem, em boa parte dos casos, uma conexão bem próxima com a idéia original, mas completamente adaptado ao mundo de hoje, quase como uma dose homeopática de mimos até a chegada da troca de presentes na noite de natal.
Além de toda essa história, outra coisa que acho incrível no calendário do advento é que ele dá muita liberdade para expressar a criatividade nos mimos...
Você pode fazer com chocolates e docinhos para quem curte guloseimas, especiarias para quem curte cozinhar, sementes pra quem ama plantas, mini brinquedos para crianças, berloques/pingentes colecionáveis, produtinhos de skin care feitos à mão, indicações musicais, fotos, bilhetes e cartinhas, enfim...
O céu é o limite e quanto mais tiver a ver com as pessoas envolvidas, maior o poder de criar uma contagem regressiva envolvente e mágica.
Aqui em casa, estou fazendo o calendário do advento pela primeira vez (também comprei minha primeira árvore de natal em 30 anos de vida).
Criei uma vila com casinhas, pinheiros e caixinhas ilustradas por mim e, em relação aos mimos, pretendo fazer algo focado em pequenas atividades com o mínimo de apelo material possível -vou compartilhar algumas sugestões nos próximos dias, pra vocês entenderem um pouco melhor.
Tô muito empolgado porque acho uma ótima oportunidade para fortalecer o vínculo familiar (o que faz muito sentido pra mim após passar pelos momentos complicados que tive em 2019) e também de colocar em prática a solidariedade e a gratidão -além de completar a decoração da casa e preparar o coração da gente para a chegada do natal com aquela empolgação que a sociedade em geral vem perdendo ao longo dos últimos anos.
Outra coisa que acho muito legal no calendário do advento é que ele estabelece um limite, o que ajuda a manter a magia viva.
Eu tenho notado que as pessoas começam com as decorações e compras natalinas cada vez mais cedo e, seguindo o calendário do advento, você necessariamente começa a brincadeira toda no dia 1 de dezembro (geralmente a primeira atividade tá relacionada a decorar a árvore em família), o que faz mais sentido pra mim, que tava me sentindo meio deslocado por estar levando toda essa história de natal de uma forma mais slow, considerando que no meu feed no insta já tem gente falando de natal desde setembro 😯😰😱😳
E como já manda a tradição por aqui, é claro que eu não deixaria de compartilhar minhas criações natalinas com vocês.
Ao longo dos últimos anos, os especiais de natal sempre renderam muitos materiais incríveis e eu tô tão orgulhoso da minha pequena vila que quero ver como ela vai ficar na casa de vocês também!
O que temos de inédito é que pela primeira vez, eu estou disponibilizando os arquivos digitais em uma lojinha...
A vila tem 24 itens, um para cada dia da contagem regressiva até a noite de véspera de natal e o arquivo em alta para impressão pode ser adquirido AQUI.
As informações e sugestões em relação à impressão estão todas na descrição do produto na página da lojinha, tá?
Espero que vocês gostem e vou ficar aguardando as composições na casinha de vocês 💖
Lembrando também que todos os posts com dicas, freebies e ideias para um natal mais criativo e inspirador estão na tag NATAL aqui no blog.
Aproveitem, divirtam-se e boas festas.
Bjs do Math e até a proxima...
Comentários
Postar um comentário