Math

31 anos, artista visual de alma brasiliense, nascido no Piauí; criando conteúdo para a internet há 9 anos e ajudando pessoas a transformarem vivências em pequenas experiências e instantes de cor, brilho e amor.

@blogdomath

DIY: painel cintilante de lantejoulas (shimmer wall)

decoração ano novo festa estrela simples pinterest 2021 tutorial DIY lantejoula BLOG DO MATH

Eu ainda tô tão eufórico com o nosso editorial de ano novo que ainda não caibo em mim, mas vim trazer um tutorial super especial que você pode usar tanto na sua festa de fim de ano, agora (se já tiver material em casa) como em qualquer outra época do ano: as estrelas cintilantes de lantejoulas.

Eu fiz um reels bem curtinho do passo a passo lá no insta, mas queria muito lançar uma versão completa com alguns detalhes a mais -particularmente, a parte onde eu explico onde conheci o tal shimmer wall;
A versão estendida do vídeo tá aqui, ó:



Agora, alguns detalhes que podem facilitar a sua vida:

Eu usei um isopor com 25mm de espessura e acho que esse é o mínimo recomendado para esse tipo de projeto, pra manter tudo no lugar -o de 30mm também funciona perfeitamente.

Caso você queira fazer em formato de estrela também: pra fazer a estrela grande direto no isopor sem precisar de molde, eu usei as dicas desse tutorial aqui.

A lantejoula que eu usei é a tipo pastilha de 30mm com furo lateral; comprei nesse site aqui, pagando R$55 num pacote de 500g, que rendeu 4 estrelas de 1m² cada e ainda sobrou quase metade, ou seja, daria pra fazer aproximadamente 7 estrelas.

Alfinetes: usei aquele de costura comum, numero 29 (esse tem as medidas ideais para perfurar o isopor e ainda manter a distância ideal para que as lantejoulas se movimentem).

O painel de shimmer wall igual ao que eu vi na vitrine em Londres existe prontinho em sites gringos, mas custa aproximadamente R$100 um pacote com 4 placas de 30cmx30cm (cheguei a ver uma versão completa custando R$2500 + frete também, no Etsy).
Aqui no Brasil já existe um produto sendo comercializado, feito de papel (o dourado não é tão brilhante e isso me incomoda, confesso)... acontece que achei ele muito antiprático: são muitas estapas entre destacar e montar o painel.

Além disso, colocando na ponta do lápis, o custo do material para fazer você mesmo com lantejoulas, acaba sendo mais interessante -e te possibilita brincar com os formatos também.

decoração ano novo festa estrela simples pinterest 2021 tutorial DIY lantejoula BLOG DO MATH
Eu comentei nos stories e gostaria de reforçar aqui: detestei trabalhar com cola de isopor...
Por incrível que pareça, esse tipo de cola demora muito pra secar e não tem boa aderência no isopor (juro, rs).
Eu usei cola de silicone, que seca bem rápido e lembra um pouco a cola quente numa versão líquida.

Sobre o papel laminado: escolha sempre um na mesma cor das lantejoulas para fazer a base; caso você queira um painel holográfico, o ideal é forrar com papel branco ou lilás bem clarinho (nesse caso, não precisa ser laminado);

Lembrando que a folha do papel laminado não é tão grande, logo, seu painel vai ter várias emendas, mas não precisa se preocupar com isso pois as lantejoulas vão disfarçar isso muito bem.

Inclusive, a dica de ouro para um bom resultado é manter um bom alinhamento entre as lantejoulas, tá?
Coloque-as sempre lado a lado, o mais próximo possível uma da outra, tanto na horizontal quanto na vertical.
No comecinho de tudo, parece que não dar certo, mas confia na tia: força na peruca que vai rolar, sim!

Eu não calculei muito bem quanto tempo levei para montar cada estrela mas acho que entre cortar, colar e fixar as lantejoulas, devo ter levado umas cinco ou seis horas -isso porque fiz enquanto assistia TV (considerando também que fiz estrelas, que tem várias linhas diagonais, que exigem mais atenção).
Ou seja: leva um tempinho, sim, mas vale a pena.

decoração ano novo festa estrela simples pinterest 2021 BLOG DO MATH - GAME SHOWS NETFLIX

Por fim, mas não menos importante: se você também quiser um painel flutuante na sua decoração, assim como fiz com as estrelas aqui no cenário, é só seguir as instruções desse outro tutorial aqui.

Lembrando que o mais importante sobre esse tutorial é, de fato, a técnica: você pode replicar e fazer estrelas, mas também pode brincar com outras formas ou mesmo seguir o modelo mais simples, criando um painel retangular.

O segredo para dar esse efeito "cintilante" é colocar o ventilador de frente para o painel (de frente mesmo, não de lado), num ângulo de baixo para cima, de preferência -e aí você usa sua criatividade para esconder o ventilador com outras coisas na decoração.

Por hoje é isso.
Acho que tá tudo bem explicadinho, né?

Se, mesmo depois de ter visto o vídeo e lido o texto, você tiver alguma dúvida, é só perguntar aqui ou nas redes sociais.

E se você gostou do tutorial, salve nas suas pastas de favoritos no insta e no Pinterest (e obviamente, compartilhar com as miga vai ser TUDOH).

Amou, fez em casa e postou nas redes? Não esquece de me marcar e de usar nossa #FAZAIBONITA pra inspirar outras pessoas também...

Isso é tudo, pessoal!

Bjs do Math e boas festas

Comentários