DIY: PAREDE COM ESTAMPA DE PALHA INDIANA

Acho que todo mundo tem alguma lembrança ou memória afetiva com aquelas cadeiras com assento e encosto de palhinha, da casa das nossas avós (que de alguns anos pra cá, sumiram no mundo), né?
Há algum tempo, eu vinha observando no Pinterest o retorno desse material (palha indiana) para a decoração e queria de alguma forma trazer isso pra minha casa, porque tem um valor simbólico pra mim -mas também não queria simplesmente comprar, por impulso, um móvel que provavelmente eu enjoaria pouco tempo depois (tá feliz, Nath Finanças? 😂).

Então eu aproveitei a quarentena pra resolver essa questão do meu jeitinho: mudando algumas coisas que eu já tava enjoado na minha sala e realizando de vez essa vontade.
Entre meu estoque de latinhas de tinta, escolhi a cor mais refrescante (o nome já diz tudo -frescor de menta, da coral) e fiz uma parede "de palhinha" em escala aumentada que ficou assim, ó:
Inicialmente, não cogitei fazer um tutorial, mas como várias pessoas ficaram impressionadas e perguntaram como fiz, gravei esse vídeo com o passo a passo explicando todas as etapas:



Dicas da tia

pra vc não cometer os mesmos erros que a lynda aqui -e facilitar a a sua vida em quarentena:

SUPERFÍCIE

Esse é um DIY que exige um pouco de paciência e tempo (ou seja, ótimo pra fazer em quarentena), portanto, a minha sugestão é que você faça em uma parede pequena pra não ter vontade de desistir no meio do projeto. Aqui em casa, eu fiz num cantinho com 1,05m de largura -que teria tudo pra ser meio "morto" mas, de cara, eu decidi dar vida e sempre invento umas modinhas nele.
Uma observação: eu adoro e só uso tinta de efeito acetinado (aquela que não brilha demais nem é fosca, o que permite limpar apenas com um paninho úmido e detergente).

Outra possibilidade é fazer em algum móvel, armário ou porta.
Eu inclusive fiz o molde em duas medidas, com um tamanho menor, caso alguém queira testar a idéia em algo pequeno conforme as sugestões.

IMPRESSÃO

Não tem impressora em casa?
Eu também não tenho e em quarentena, não tem gráfica funcionando.
Como eu resolvi: usei a tela do meu computador como mesa de luz -aumentei ao máximo o brilho da tela, abri o arquivo no tamanho que eu gostaria de aplicar na parede, coloquei o papel por cima da tela (fixando com um pedaço de washitape, pra não ficar deslizando enquanto eu fazia os movimentos), desenhei as linhas com um lápis, depois acertei com uma régua, só pra ter certeza que tava tudo retinho, cortei e pronto.
Parece trabalhoso mas é bem fácil e rápido e resolve num contexto em que, ainda que gráficas estivessem abertas, seria arriscado e irresponsável sair apenas para isto.
Obs: caso você não tenha um computador com tela grande, pode usar a tela da TV também.

Detalhe sobre o molde: eu criei um arquivo em formato A4 (que é o mais comum para impressão em casa), mas o molde que usei na minha parede era bem maior que isso e se você quiser fazer do mesmo tamanho, imprima as quarto partes que estão separadas no arquivo e una tudo com uma fita adesiva, como se fosse um quebra cabeças.
Caso queira fazer menor, é só imprimir o arquivo inteiro que está na primeira página ;)

FITAS

Conforme eu explico no vídeo, a gente precisa usar fitas em determinadas etapas do DIY para desenhar as linhas; na minha parede, eu tive que improvisar com durex porque minha fita crepe tinha acabado. Mas quando fui fazer gravar o tutorial, não daria pra fazer com durex porque ele não apareceria na tela e eu peguei uma washi tape para fazer.
Resultado: funcionou infinitamente melhor que qualquer fita crepe que eu tenha usado na vida até hoje.
O único problema é que washi tape custa muito mais que fita crepe, mas se você não tiver tanto apego ou tiver alguma que quase não usa, pode ser útil agora.
O que eu fiz pra reduzir o gasto foi reutilizar um mesmo pedaço várias e várias vezes.

TINTA

Não dilua a tinta como a gente faz quando vai pintar na parede, seguindo as orientações da embalagem. Para esse DIY, o ideal é usar a tinta mais concentrada mesmo, para não ter aquele monte de borrão quando tirar a fita da parede, beleza?

PINCEL

Use sempre um pincel bem macio. Isso garante um melhor acabamento no final e até mesmo melhor rendimento da tinta.


COR

Não sabe que cor escolher?
Aqui no blog tem alguns posts falando sobre como combinar cores (esse aqui em particular pode te ajudar bastante).
A minha dica aqui é que você trabalhe com baixo contraste pra ter um resultado menos harmônico, assim, você não enjoa tão rápido.
O que seria esse baixo contraste?
Se for usar uma base branca, como eu fiz, dê preferência a cores mais suaves/lavadas para o desenho das linhas. Se você quiser cores vibrantes, tente combinações de tonalidades próximas, tipo rosa e coral ou verde oliva e azul pálido.

Quanto maior a estampa, mais prático de fazer, afinal, serão menos linhas pra você marcar e pintar.

Pronto, agora é só baixar e imprimir seu molde para download grátis aqui.



Notinhas de rodapé

Eu não saí de casa para comprar nenhum material para fazer qualquer um dos projetos que estou fazendo em casa.
Sempre comprei tintas para fazer os tutoriais do blog e felizmente tinha umas 10 cores diferentes aqui 😂😁
Apesar de as lojas de materiais de construção estarem abertas -por se encaixarem na caterogia de serviços, eu não recomendo que você saia de casa e se exponha apenas para fazer um projeto que pode esperar -mas também não julgo caso você considere isso muito importante num momento como este para você (desde que saia cumprindo todas as regras para se manter segur@).

Caso você queira muito fazer e tenha uma parte dos materiais mas algo esteja em falta, lembre-se que praticamente todas as lojas estão trabalhando com delivery atualmente e pode ser um modo de ficar segur@ em casa também.

Caso não consiga fazer agora, salve o post nas suas pastas no Pinterest pra fazer quando tudo estiver mais tranquilo, num futuro não muito distante (assim espero, rs).

E caso você faça, não deixe de postar nas redes, me marcar e usar a nossa #FAZAIBONITA para eu compartilhar com as outras manas que podem estar procurando por inspiração, combinado?

Por hoje é isso...
Fique em casa (se puder).

Bjs do Math e até a próxima!

Comentários

back to top