TUTORIAL: SAIA BALONÊ * CARNAVAL 2020

Bora fechar esse especial de carnaval com chave de ouro?

Apesar de a maior parte das pessoas focarem na parte de cima nas fantasias de carnaval, com ombreiras, acessórios de cabeça e afins, eu acho que tudo fica mais divertido se a gente se joga com tudo, sem medo -por isso, pensei em várias possibilidades para as partes de baixo dos looks, também.

Além de ajudar a criar um look/fantasia completa -para diferentes possibilidades de carnaval que vão além dos bloquinhos de rua-, as partes de baixo criadas para o nosso editorial tem também a função de deixar a pessoa mais confortável, caso não se sinta tão à vontade em usar apenas um biquini.

No terceiro bloco do nosso editorial de carnaval (dos looks cor de rosa), as peças foram inspiradas no ícone máximo do carnaval, Carmen Miranda, mas eu também quis trazer referências dos anos 1980, através da estrutura e do brilho do tafetá, direto dos figurinos da novela americana "Dinasty" e dos looks de alguém que tem trazido todo esse clima para a atualidade com maestria: Duda Beat.

O tutorial de hoje é a saia balonê tipo pareô, com amarração frontal, feita em camadas com truques muito simples de costura que exigem habilidades mínimas, espia só:


Pra fazer a peça a gente usou tafetá sem elastano, que eu acho mais leve e, por isso, se aproxima mais da estrutura que eu tinha em mente para a peça.

Aqui, a gente fez a peça usando dois tons de rosa, pra trazer unidade com os outros looks, mas você pode fazer tudo com uma única cor ou acrescentando mais camadas e tons, formando um ombré.

O laço, fixado no top com alfinetes, também foi feito seguindo a mesma lógica da saia: sobreposição de camadas de retângulos de tecido costurados com costura simples e reta (que eu fiz à mão mesmo).

E como a peça é aberta, você ainda pode improvisar e transformar a mesma idéia em outras coisas -a gente testou como top e ficou maravilhoso também!


Dá uma tristezinha encerrar um especial de carnaval?
Dá super!

Essa energia no ar é tão gostosa, que realmente dá vontade de emendar um no outro, mas eu tô muito grato pelo resultado, pelo nosso crescimento (nosso conteúdo de carnaval chegou ao primeiro lugar em engajamento no Pinterest BR. YAAAAY!) e, acima de tudo, feliz pra caramba de ver vocês fazendo em casa versões das nossas idéias, com a carinha de vocês (não deixem de postar nas redes e me marcar pra eu compartilhar com as mana, viu).

Aliás, se você não viu, na próxima semana, teremos 4 turmas de oficinas de carnaval no ParkShopping, onde a gente vai poder colocar a mão na massa e se jogar na montação juntos, com inscrição e material gratuito!

Por fim, mas não menos importante: brigado, Pri, por participar com tanta sensatez, sensibilidade e cuidado do nosso especial.
Amei que a gente conseguiu explorar outras possibilidades, que eu consegui criar de forma parecida com a época da faculdade e isso foi por ter alguém como você fazendo nosso especial crescer, amadurecer e já me deixar cheio de idéias para os anos seguintes.

Caso você não tenha visto ainda, nosso editorial de carnaval completo tá aqui nesse link. E aqui está todo o conteúdo especial de carnaval do blog dos últimos anos.

Não deixe de salvar esse post nas suas pastas carnavalescas no Pinterest, nem de compartilhar com as amigas que adoram carnaval e montação.

Muito obrigado,

Bjs do Math e até a próxima!

Comentários

back to top