Como foi a palestra sobre Chalkboard em Salvador

 Todo mundo lembra que estive em Salvador semanas atrás, né?
Fui convidado pela equipe do Congresso Nordeste de Festas Infantis -o CONFI- a integrar o time de palestrantes, falando um pouco sobre técnicas de Chalkboard (aquele trabalho manual feito em lousas de giz que já mostrei aqui no blog).
Fiquei super feliz com o convite, principalmente por ter meu nome em lista com tanta gente talentosa de diversos estados e regiões do país.

Quem já participou de alguma palestra ou workshop comigo sabe que eu sempre preparo material novo e personalizado para cada ocasião.
Pode parecer burrice ou desperdício de tempo, mas a verdade é que não consigo usar um mesmo material mais de uma vez (aloka dos TOC), principalmente porque meu cérebro e meu olho precisam de coisas novas o tempo inteiro para que eu me sinta inspirado. E não faz sentido ministrar uma palestra se não houver inspiração...


Pois bem... desta vez eu criei um material inspirado em uma série de ilustrações que tinha acabado de desenvolver, toda de sorvetes.
Pra acompanhar os estímulos visuais do material desenvolvido (eu acredito 100% que uma boa palestra tem que conseguir manter as pessoas atentas do começo ao fim e uma das estratégias capazes de ajudar nesse quesito é a estética do material apresentado), eu levei na minha bagagem objetos pessoais para montar uma mesa pequena com elementos desse universo e elaborei cartões postais que foram entregues aos participantes com meus dados de contato e ilustras da série e usados também na decoração da mesa.

Eu não tive tempo de tirar fotos dos postais ainda, mas essa série de ilustras estará disponível na lojinha em breve...

Lógico que os flamingos não poderiam ficar de fora: eles foram na bagagem também!
Pra quem não pode participar e ficou curioso sobre a palestra, o conteúdo foi bem resumido -falei um pouco sobre lettering, composição tipográfica, referências e inspiração- devido ao tempo reservado para a apresentação (apenas 2 horas), mas estou organizando um workshop com mais tempo e com a possibilidade de desenvolvimento na prática. 
Se der tudo certo, vai ser em uma cidade que eu adoro, daqui a um mês, e eu vou notificar todo mundo assim que houver confirmação.


PARTE 2: CONHECENDO A CIDADE

Quando a natureza quer te gongar, não tem jeito, né, migs: exatamente no pequeno momento que eu tinha livre para explorar e conhecer um pouquinho da cidade, choveu.
Foi chuva rápida, mas ficou tudo nublado e, por esse motivo, as fotos ficaram acinzentadas, com uma cor que eu não gostei. E aí eu tive que "tacar" esse filtro vintage pra fazer a hipster, sendo que na verdade todo mundo sabe que eu gosto mesmo é de foto clarinha, bem iluminada e com cor de sorvete.
Mas não foi dessa vez... Na próxima ida a Salvador trago fotos mais legais pra dividir com vocês.


De qualquer forma clima nublado e meus filtros de poser de hipster são o que menos importa aqui.
Preciso dizer que ainda não conhecia a Bahia e fiquei muito encantado com a receptividade de todo mundo que conheci em Salvador no pouco tempo que estive lá e aproveitei a tarde do meu último dia na cidade pra conhecer um pouco do Centro Histórico da cidade, na companhia da linda da Ritielle Nunes, baianinha linda, autora do blog Things I Love e proprietária da Loja Petite e sua irmã, Raiane, que foram extremamente atenciosas e me mostraram coisas legais da cidade contando um pouco de história no pouco tempo que tínhamos. Melhores guias turísticas <3!


A gente deu uma passada rápida pelo Elevador (é sempre bom ver o mar... amo!), depois fomos para o Pelourinho e finalizamos o dia no Tortarelli, um bistrô super charmoso indicado pela Riti, onde cometi o pecado da gula sem nenhum auto controle: me joguei na torta de carne seca com banana como se não houvesse amanhã (e voltei pro hotel sentindo como se tivesse comido um boi inteiro).
A propósito, todo o cardápio do Tortarelli parece ser maravilhoso. Comi uma torta doce impecável (não por fome, por gula, repito).


Única foto que se salvou da gente e do Tortarelli :)
Muito obrigado, equipe CONFI e a todas as queridas que participaram da palestra.
Obrigado, Riti e Raiane. 
Obrigado, Salvador.
A gente se vê logo mais...

Bjs do Math e até a próxima!

Ice Cream and Travel icons & Blackboard Mockup via Shutterstock

Comentários

back to top