A música e o estilo de Paloma Faith

Blog de Moda Brasilia

Cada pessoa é única e insubstituível, porém, quando um grande artista se vai, sempre surge uma indagação sobre quem o substituirá nos palcos. Aconteceu quando o pop ficou orfão de Michael Jackson e os corações apaixonados perderam Whitney Houston (se bem que, em ambos os casos, já estávamos orfãos de seus talentos bem antes de suas mortes).

Bem como nos casos de Whitney e MJ, temos uma lacuna a ser preenchida no universo do Soul/R&B desde que Amy Winehouse se foi, e, apesar de -como dito no início do post- ninguém substituir ninguém,  temos um talento a altura que merece espaço em nossa playlist, deixando-a mais glamourosa e com uma pitada retrô: Paloma Faith, fã confessa de Amy que tenho o prazer de apresentar a vocês nos parágrafos a seguir.


Apesar de terem personalidades completamente distintas, as comparações entre Paloma e Amy se tornaram algo inevitável pelo fato de as duas terem estilo musical e timbres semelhantes. No entanto, se você se aproximar um pouco da história das cantoras, logo perceberá as diferenças que permeiam o espaço entre as duas, principalmente a filosofia de vida representada em suas letras: enquanto Amy se tornou uma figura célebre no mundo inteiro por Rehab, Paloma foi apresentada ao mundo através do single Stone Cold Sober, ou seja, dois polos distintos. Bem, deixemos de lado as comparações e falemos de Paloma!

Blog de Moda Brasilia

A jovem cantora britânica, 27, nasceu em Londres, exerce também os ofícios de atriz e compositora e tem dois discos no mercado: Do You Want The Truth Or Something Beautiful?, de 2009, que lhe renderam 5 singles, entre eles o incrivelmente delicinha Upside Down e Fall To Grace, lançado no ano passado e precedido pelo single Picking Up To Pieces, seu maior sucesso até o momento.

A moça, que não é muito conhecida em terras brasileiras, traz em sua música pitadas -diga-se de passagem, muitíssimo bem dosadas- de soul, jazz e black, que entrelaçam-se a seu timbre único e suas letras, em certos momentos levemente ácidas. O resultado dessa agradável mistura é uma gostosa viagem musical ao encontro do bom gosto e das mais sofisticadas harmonias de uma época dourada na história da música. Sim, reafirmo a parte da viagem, porque é exatamente assim que me sinto ao ouvir New YorkStargazer, Just Be ou Romance Is Dead, teletransportado no tempo.

Pra mim, Paloma consegue ser infinitamente melhor que Lana Del Rey, por exemplo, que foi "criada em laboratório", por apresentar mais versatilidade em suas canções e passar mais autenticidade em tudo o que faz, sem ser tão caricata como várias outras cantoras. Só pra deixar claro, adoro Lana Brasília Amarela Del Rey e tenho o lindo do Born To Die completo no meu iTunes, tá? Por favor, sem brigas... rs
Melhor que falar é mostrar, portanto vejam a seguir alguns dos meus clipes preferidos da cantora -que integra o time de queridões que me fazem gastar sem nenhum remorso comprando CDs físicos.

Stone Cold Sober
Primeiro clipe da cantora; vale o clique porque tem figurino e fotografia impecáveis, cheio de detalhes lindos que capturam o olhar:



Upside Down
Amor a primeira vista, Upside Down brinca com a doce cartela dos tons pastel e te faz querer levantar da cadeira!


Picking Up To Pieces
Mais clean e melancólico, o clipe de PUTP traz consigo a responsabilidade de mostrar ao mundo o amadurecimento obtido por Paloma durante o período entre o primeiro e o segundo CD. Mais figurinos de cair o queixo:


A moda de Paloma
Como já deu pra ver nos clipes acima, a moça consegue tirar bom proveito da moda, indo além do óbvio ao usar seu figurino pra comunicar estados de espírito e trazer ao presente um pouco de épocas passadas que lhe servem de inspiração para a criação de sua música.

O lado fashion de Paloma agrada mulheres criativas e convictas do que querem: roubar a cena.
Quase uma Carmem Miranda contemporânea, ela usa em sua comunicação musical-visual grandes colares e brincos, turbantes, casquetes, chapéus, luvas e brilho, tudo sem medo de ser feliz.
A silhueta feminina construída com a ajuda de vestidos e casaquetos de cintura marcada também são características marcantes do visual de Paloma.

Se você quiser adotar o estilo da cantora no dia-a-dia sem parecer que está fantasiada, invista no cabelo ondulado ou na boca vermelha e acrescente peças com modelagem atual, como calça cropped e saia lápis.
Veja algumas sugestões a seguir:

Blog de Moda Brasilia
Blog de Moda Brasilia
Paloma é música, diversão, arte e inspiração, e eu espero que assim como eu, tenham gostado de conhecê-la!
Obrigado pela visita e não esqueçam: nossa caixinha de comentários logo abaixo está disponível para dicas, sugestões, críticas, elogios ou depósito bancário (brincadeira!), então, podem usar sem medo, viu?!

Bjs do Math!

Texto: Matheus Fernandes
Revisão: Sander Souto
Imagens: Extraídas da internet e editadas por mim

Comentários

back to top