Meses atrás eu recebi um convite especial do Pinterest Brasil para produzir um material especial temático de festas juninas e é óbvio que eu não pensei duas vezes e disse SIM, haha.

Acontece que festas juninas nunca foram, de fato, parte da minha vida porque (apesar de eu achar um espetáculo lindo, cheio de cor, luzes e danças), eu não podia participar por motivos religiosos.
Uma pena, mas hoje tô bem empolgado em poder dividir com vocês o meu primeiro passo no divertido mundo dos arraiás e espero que vocês curtam o material tanto quanto eu amei criar tudo isso.

Recentemente, estive no nordeste, conheci Pernambuco (falei sobre isso aqui no blog) e a viagem foi providencial para eu fazer uma imersão e me apaixonar ainda mais pela nossa cultura de forma geral, o que teve reflexo direto na produção...

Vocês já sabem que eu gosto de ter sempre um recorte de tema, algo menor  e mais singelo que guia todo o processo criativo e, no caso de festas juninas, o que me vem sempre a mente é a imagem de bandeirinhas coloridas dançando ao vento, deixando o céu mais colorido e foi exatamente essa imagem que conduziu o que você verá aqui logo abaixo.

Tendo uma referência mais particular, eu deixei o projeto ser guiado por sensações ao invés de buscar referências estéticas prontas, afinal, a gente já sabe o que vai encontrar no google antes mesmo de apertar o enter depois de digitar "decoração de festas juninas", certo?
Nesse caso, minha missão era exatamente dar um novo significado para uma decoração temática tão específica, sem desrespeitar os signos e as mensagens que festas regionalistas carregam...
Parece difícil, né?
Bem, não foi das missões mais fáceis, mas eu amo um desafio e o processo criativo foi muito prazeroso, pois me obrigou a pesquisar pelo significado das coisas -isso me encanta- e eu acabei descobrindo porque as festas juninas acontecem predominantemente a noite: elas estão relacionadas ao solstício de inverno, que é a noite mais longa do ano e tem uma mensagem linda sobre o esforço do sol em renascer, criando uma narrativa da vitoria da luz sobre a escuridão.
Além disso, este é o momento ideal para fertilizar o solo para o plantio da primavera, o que representa esperança de colheitas fartas.

Tanto as narrativas relacionadas à noite quanto o enredo sobre plantio e colheita se tornaram outros recortes de tema de apoio, trazendo também a energia e a alegria que precedem as boas colheitas -que foram representados no editorial através de um painel flutuante de lua e estrelas, acessórios e comidinhas relacionadas à ceifas regionais e afins, respectivamente.

E apesar de ter descoberto em meio as pesquisas que as tradições das festividades juninas não são originalmente nossas -as celebrações foram trazidas pelos portugueses-, eu entendo que hoje é algo muito forte na nossa cultura e com o passar do tempo fomos dando um significado muito próprio para mais este festejo e quis representar nosso "toque" através de personagens que tivessem relação direta com figuras icônicas do nosso povo: uma moça com características de Gabriela Cravo e Canela (Sônia Braga, sua maravilhosa!), uma outra moça apaixonada por artesanato e manualidades e uma terceira persona que se relaciona com a natureza através do contato direto com a luz do sol.

A playlist que embalou a concepção do editorial tá aqui:



E o resultado de tudo isso você vê a seguir:

A estrutura básica do editorial: barraca de comidinhas, barraca do beijo, uma mesa posta acompanhada de um painel suspenso de lua e estrelas + fitas torcidas de papel crepom em cores vibrantes que levam o olhar ao centro de tudo, mantendo a lógica da decoração típica de festas juninas, que sempre nos leva a olhar pra cima.
BARRACA DE COMIDA DE FESTA JUNINA PASSO A PASSO FACA VOCE MESMO

DECORACAO MESA POSTA FESTA JUNINA
Na nossa mesa posta: receitinhas à base de milho, as tradicionais cocadas servidas em mini copinhos de cachaça (viver é ressignificar), pirulitos em formato de estrelinha e a tradicional maçã do amor com licença poética para ficar ainda mais fofa, já que maçã era um dos principais elementos figurativos da produção.
DECORACAO MESA POSTA FESTA JJNINA COMIDAS CARDAPIO
A toalha de mesa é um lençol infantil com estampa de grid colorido, uma outra forma de pensar e usar o xadrez, fugindo do óbvio e do caricato, trazendo mais leveza e um toque lúdico para a decoração.
BOLO XADREZ BUTTERCREAM XADREZ FESTA JUNINA
E um bolo com estampa vichy (que em bom português significa algo como "aquele xadrez de picnic", rs), uma forma inusitada de trabalhar elementos tradicionais -que era o que eu mais queria com essa produção: mostrar que a gente não precisa ficar pra sempre na mesmice, mas também não precisamos reinventar a roda e abrir mão das tradições ;)
E as bandeirinhas, que eram inspiração desde o princípio do projeto?
Onde foram parar?

Com o painel flutuante, bandeirinhas dividindo o mesmo espaço gerariam uma confusão visual, então eu as trouxe -além da parte sensorial da leveza e dos pontos de cor- através da estampa que foi desenvolvida para a papelaria (aqui ela aparece nas caixas de pipoca e na mini lanterna) e nos apoios de madeira em formato de bandeirola que receberam docinhos...
MESA POSTA FESTAS JUNINAS ESMALTADOS COMIDAS CARDAPIO
E também tinha bandeirinha com lettering colorido decorando os docinhos :)

FANTASIA MODERNA FESTAS JUNINAS CHAPEU DE PALHA LACO DE FITA

Entre as referências de moda, eu queria trazer uma vibe meio campestre para os looks (afinal, a gente tá falando de um tema relacionado a terra, plantio e colheita) e também queria muito usar chapéu de palha de uma forma não caricata e a solução foi usar peças bem delicadas, tons terrosos e arrematar o chapéu baratinho de palha com uma fita de veludo para finalizar o styling com um lacinho.
A fita foi colada no interior do chapéu com cola quente e é muito fácil de reproduzir em casa, viu...
BARRACA DO BEIJO FOFA MODERNA FESTA JUNINA PASSO A PASSO FACA VOCE MESMO
E como festa junina que se preze tem barraca do beijo, a gente criou uma super fofa resgatando aquela boa e velha técnica dos tempos de infância de fazer babadinhos com papel crepom e cola.
Diz aí: ficou um mimo, né non?
FANTASIA MODERNA FESTAS JUNINAS TOP COM FITAS SIANINHAS FACA VOCE MESMO PASSO A PASSO
Por mais que eu ame chita, eu decidi que dessa vez ela ficaria de fora e precisava representar essa vibe artesanal nordestina de alguma outra forma, e a solução encontrada foi usar sianhinhas.
Elas aparecem em vários detalhes e aqui, nesse top que foi feito a partir de uma camiseta branca.
A peça ficou super levinha e vai ter tutorial no canal logo, logo.

BARRACA DO BEIJO FESTA JUNINA MODERNA FACA VOCE MESMO PASSO A PASSO
Reparou também na maquiagem das meninas?
A idéia era trazer uma pele cheia de frescor, de quem adora lavar o rosto cedinho e sentir o sol tocar a pele -o que nos leva ao iluminador e o mínimo de interferência, sem sombras nem cílios postiços, por exemplo.


BARRACA DO BEIJO FOFA MODERNA FESTA JUNINA PASSO A PASSO FACA VOCE MESMO

BARRACA DE COMIDA DE FESTA JUNINA PASSO A PASSO FACA VOCE MESMO
Como a gente não brinca em serviço, dividimos o editorial em duas partes, usando o figurino como divisor da história.
Se o primeiro ato tem referências mais delicadas, a segunda parte é propositalmente uma profusão de cores e elementos, pra mostrar as possibilidades existentes...
BARRACA DO BEIJO FOFA MODERNA FESTA JUNINA PASSO A PASSO FACA VOCE MESMO
As mesmas personagens mostram um lado mais extravagante e divertido, quase uma variação de  look para o dia versus look para a noite de mocinhas de uma pequena cidade/vila do interior 💖
ROUPA FANTASIA MODERNA FESTA JUNINA FACA VOCE MESMO PASSO A PASSO
Uma pausa pra falar desse vestido com estampa de caju (maravilhosa, por sinal), que se encaixou perfeitamente no editorial de todas as formas possíveis: ele é parte do TCC da Manu, minha amiga que já participou de diversos editoriais aqui no blog (nesse, ela é a modelo que tá usando o top de sianinha e a jaqueta com bordados).
Ela se formou recentemente em design gráfico e direcionou seu projeto para aplicação em superfície.
Além desse vestido, tem outras peças belíssimas também e a sensibilidade criativa dela me tocou tanto que eu não via a hora de encaixar as peças em alguma produção.
Obrigado, sua linda 💕
BARRACA DO BEIJO FOFA MODERNA FESTA JUNINA PASSO A PASSO FACA VOCE MESMO
E assim a gente chega na hora de enaltecer o trabalho das pessoas incríveis que tornaram realidade mais esse projeto lindo de viver, que já é um dos meus favoritos EVER:

Concepção:
Produção e styling:
Matheus Fernandes e Eleanor Portela
Fotografia:
Assistente de produção:
Modelos (gentilmente cedidas por 3 Models):
Locação e mobiliário: Dona Festeira
Pirulitos: Mundo Candee
Brigadeiros: Brigadeiro em Flor

PAINEL FLUTUANTE SUSPENSO DECORACAO FESTA PAPEL PLUMA FACA VOCE MESMO DIY PASSO A PASSO FESTAS JUNINAS

Mais uma vez, o resultado aqui não é apenas uma coleção de fotos: o projeto reúne história, imersão, conexão, afeto e muita, muita gratidão do fundo do meu coração, tanto por ter um espacinho na vida de vocês para compartilhar esse tipo de conteúdo, quanto por ter sempre pessoas incríveis por perto, investindo altas doses de energia do bem, capaz de combater todas as adversidades que surgiram no meio do caminho.

Agora a gente quer saber o que vocês acharam!
Conta pra gente o que vocês acharam das ideias e do resultado e fica de olho que logo mais tem tutorial no canal ensinando a fazer a barraquinha, o top e o painel flutuante.
Já aproveita e se inscreve pra não perder nada, viu...

Bjs do Math e até a próxima!

Postar um comentário

Contact

Instagram

© BLOG DO MATH
Design by The Basic Page