DECOR: mesa para almoço de dia das mães


No encontrinho com a Mel que rolou aqui em Brasília no começo do ano, eu e a Yas Hassegawa trabalhamos juntos pela primeira vez (fazendo a decoração do picnic) e o clima de trabalho foi tão legal que a gente já combinou no mesmo dia de fazer outras produções juntos porque é algo super divertido que nós dois amamos e que flui muito bem quando estamos fazendo juntos.
Dito e feito: de lá pra cá, a gente se encontrou algumas vezes, trocamos várias mensagens no whatsapp e nosso primeiro post conjunto ficou pronto!

Para o nosso primeiro projeto de post em dupla, escolhemos fazer uma produção para o dia das mães e nossa principal idéia era fazer algo que fugisse do óbvio; pra começar, nada de rosa ou vermelho, as cores mais usadas nessa ocasião.
Nosso projeto foi focado, desde o princípio nas sensações de alegria e leveza que marcam presença nos encontros de família e em como é agradável fazer que esses momentos se perpetuem e sejam inesquecíveis. Pensando nessas sensações (leveza e delicadeza), elegemos azul como cor principal da decoração e agregamos menta pra trazer um pouco de frescor.

No comecinho de tudo, pensamos em fazer algo meio campestre, com tecidos florais e alguns detalhes mais rústicos e tínhamos referências lindas seguindo esse estilo, mas o resultado não estava ficando com a nossa cara e não tinha algo que refletisse nossa identidade, então, mudamos quase tudo até chegar ao resultado que vocês verão a seguir.

Por fim, não montamos apenas uma, mas duas mesas: a primeira, mais fiel ao projeto inicial, foi montada no jardim, que traz levemente uma atmosfera "campestre" devido ao contato com a natureza.
Essa decoração foi feita em uma mesa de jardim, que é pequena, logo, comporta apenas duas pessoas. Geralmente, almoços em comemoração ao dia das mães são realizados em família, com muita gente, mas não podemos esquecer que existem pessoas em diferentes situações no mundo inteiro: minha mãe, por exemplo, muitos anos atrás, deixou a família no nordeste e veio apenas comigo para Brasília e naquela circunstância, um almoço de dia das mães seria apenas para dois: ela e eu.
Então, essa produção fica como uma homenagem a mães e filhos que estejam distantes do restante da família em qualquer lugar do mundo! <3

MESA 1: NO JARDIM, PARA DOIS
 Um detalhe importante sobre as duas produções: em ambos os casos, usamos como base os mesmos objetos e as mesmas flores. A mudança principal foi o cenário e os detalhes se encarregaram do restante!
 Para a primeira proposta, mantivemos a idéia do clima "campestre" usando bandeirinhas de crochê e forrando a mesa com um jogos americanos que remetem a renda, mas na verdade, são de plástico e foram comprados em lojas de R$1,99; aqui, usamos dois para criar um caminho de mesa fake, que ficou super fofo e deixou a ambientação mais leve, suavizando o tom escuro da mesa.

 Pra manter a harmonia na cartela de cores, todas as flores escolhidas eram brancas (astromélias, boca de leão e mosquitinho) e todos os vasos (de vidro) eram azuis, em tamanhos e formatos diferentes. Em casa, você pode usar potes de vidro que seriam jogados fora (copinho de extrato de tomate, azeitona etc).
 A ideia inicial de guardanapos e forros de mesa com estampa liberty azul foi substituída por padrões geométricos; a escolha por cores delicadas e padrão em tamanho miúdo mantem a delicadeza necessária pra não quebrar a harmonia e o clima da mesa.
Acho legal ressaltar que os guardanapos foram feitos à mão, usando cola de tecido, pra deixar a produção mais barata.

E o freebie da vez ficou por conta da Yas: ela desenvolveu uma ilustra lindinha e muito fofa nas cores da decor que vai estar disponível para download no blog dela. Aqui, usamos em formato de tag para deixar mais charmosa a garrafinha que usamos para amarrar na cadeira (foto à esquerda aqui em cima). Detalhes fofos fazem toda a diferença, né non?
Viu como os jogos americanos baratex funcionaram e deixaram a mesa escura bem mais suave?

Uma última foto dessa decor, mais aberta, pra mostrar como ficou tudo montado na varanda linda, selvagy e mística da minha amiga Fla (aquela do insta ryko, que também é designer de acessórios na Baroque e criou um modelo de escapulário lindíssimo para o dia das mães, olha aqui).

MESA 2: EM AMBIENTE FECHADO
A segunda proposta de mesa foi feita em ambiente fechado, na minha casa, e deixa mais evidente a cartela de cores da decoração.
Mantendo a idéia das formas geométricas, forramos a mesa com uma toalha listrada e fizemos uma sobreposição com um caminho de bolinhas, tudo nas mesmas cores.
A idéia de usar essa panelinha em formato de coração já existia desde o começo do projeto. Ela é muito fofa, né, gente? Sozinha, ela segura a marimba de deixar a mesa toda linda, rs.
Nossa sugestão é de usar algo delicado e pequeno para servir um creminho na entrada ou mesmo sobremesa, depois da refeição principal.
Reparem na sobreposição de camadas: toalha de mesa, forro, prato, guardanapo, panelinha...
A dica pra manter a harmonia é optar por elementos simples e mais clean; a toalha, o forro e o guardanapo trazem os mesmos elementos de forma distinta: o tom de azul e as formas geométricas simples.
Outra dica legal sobre a composição da mesa: nós fizemos um "jogo" brincando de alternar as cores. Reparem, por exemplo, que onde usamos guardanapos azuis, colocamos panelinhas cor de menta e nos lugares com guardanapos menta, colocamos frigideirinhas azuis.
Essa brincadeira tira a composição da mesmice das mesas tradicionais e deixa a produção mais bonita de se ver.

 Percebeu que a gente manteve a mesma brincadeirinha também com os demais objetos? Repara nos pratos de doce com objetos contrastando azul/menta.
 Muito amor e paixão por essa frigideirinha... preciso agradecer mil vezes à Mimoo, que me salvou do desespero (ela estava esgotada em todos os lugares) e me enviou de presente para a gente montar a mesa do jeitinho que a gente tinha imaginado...

Pra finalizar, montamos uma mesa auxiliar que pode ser usada como inspiração para o cantinho das bebidas e/ou sobremesas:


 Aqui, a ilustra linda criada pela Yas apareceu em uma moldura, usada como quadrinho pra compor a decor. Amô! <3
É isso, pessoal!
Deu bastante trabalho, rs, mas valeu super a pena e estamos apaixonados pelo resultado, torcendo para que vocês gostem também. Aliás, por favor, nos contem MESMO o que acharam, porque a gente precisa do feedback de vocês pra continuarmos fazendo coisas fofas juntos no futuro!

Ainda tá cedo pra desejar feliz dia das mães, mas desejamos pra todo mundo muita inspiração e vontade de criar momentos deliciosos pra guardar na memória junto com aquela pessoa que dedica todos os dias de sua vida em prol da gente: nossas mamães! <3

Ah, mais uma coisa: a Yas já liberou um vídeo de speedpainting no canal dela mostrando como foi fazer a aquarela dessa ilustra mais linda. Pra assistir é só clicar aqui e pra fazer o download do seu freebie, é só ficar de olho no blog dela.

Créditos e agradecimentos especiais:

Muito obrigado à Fla, por parar sua rotina durante uma manhã inteira e me deixar fazer bagunça no meio das suas suculentas na sua varanda maravilhosa! <3

Panelinhas e frigideiras azuis: Mimoo

Panelinhas e redoma menta: Casa de Boneca

Suportes de doce: Tom & Sophie

Comentários

back to top