FASHION: Moda X Sustentabilidade

Muito tem se ouvido nos últimos tempos sobre sustentabilidade, mas afinal... O que é isso?
Durante nosso hangout, na semana passada, comentamos um pouco a respeito, a partir de uma pergunta que recebemos de um dos leitores, sobre a relação entre moda e sustentabilidade, e isso me inspirou a falar um pouco sobre esse tema tão interessante, e tão pouco explorado no meio fashion.


A palavra sustentabilidade refere-se a um conceito  relacionado aos aspectos econômico, cultural, social e ambiental da sociedade humana, visando a continuidade do processo de vida, visando um equilíbrio para a sociedade entre continuar crescendo economicamente, ao mesmo tempo em que preservando a biodiversidade e os ecossistemas, através do planejamento de ações eficientes em busca deste ideal.
Quando pensa-se em sustentabilidade, logo pensa-se em verde, em natureza, e em preservá-la.
Está correto? -Sim, pois se não o fizermos, não teremos mais como dar continuidade a esse ciclo nas próximas gerações.
Há algum tempo, as empresas e grandes indústrias, maiores causadoras dos problemas ambientais, tem refletido e tentado mudar esta imagem perante a sociedade, buscando cada vez mais alternativas para dar continuidade ao processo de produção, reduzindo o impacto ambiental, e algumas até mesmo incentivando de alguma forma a redução de consumo (é o caso das fabricantes de refrigerantes, por exemplo, que voltaram a comercializar seus produtos em garrafas retornáveis).

E no mundo da moda, onde tudo é tão efêmero e as pessoas são instigadas diariamente a consumirem cada vez mais, existe sustentabilidade?

Há duas semanas, minutos antes da abertura do SPFW, eu estava em casa arrumando minhas malas para ir a São Paulo, quando ouvi Lilian Pacce Perguntar à Paulo Borges sobre esta relação entre moda e sustentabilidade, e isto me fez refletir bastante sobre o assunto...

Este é um mercado que caminha timidamente para uma evolução no quesito sustentabilidade.
Seríamos hipócritas se afirmássemos o contrário, pois a cada dia somos bombardeados com novas informações, tendências, cores, modelagens e sempre queremos ter, comprar essas novidades, e esta é a função dos estilistas/produtores/whatever que trabalham para criar coisas novas e lindas todos os dias!
A cada seis meses temos novas maratonas frenéticas de desfiles, onde as marcas nos dirão que as peças que compramos há pouquíssimo tempo já tem substitutas, e que precisamos delas.
Algumas apresentam tecidos que foram criados através de um processo com menor impacto ambiental, outras ajudam projetos que cuidam de reservas ambientais...

Mas eu me pergunto: adianta reduzir o impacto, ou ajudar a preservar uma pequena porção do ecossistema, se o incentivo ao consumo não deixará de existir?
Não há como dizer que um mercado que incentiva o seu público alvo a consumir coisas que tão rapidamente passarão a ter status de ultrapassadas ou antiquadas pense de forma ecológica.
E aí ficam algumas perguntas: Como fazer com que o mundo da moda se aproxime do conceito de sustentabilidade? É possível? Que estratégia seguir para reduzir os impactos gerados pela indústria da moda?


Faça sua parte
Embora este processo ainda esteja em seu mais tenro início, 
existem alternativas que podem colaborar com o meio ambiente, e ainda assim fazer com que o ciclo econôminoe cultural continue, entre elas estão  a prática de compras INTELIGENTES, que valorizam roupas atemporais, pois elas nos acompanham por muito tempo, o trabalho customização(que além de ser divertido, traz um charme único e aquela sensação maravilhosa de exclusividade!), a reciclagem criativa de acessórios.
Pensando nisto é que resolvi fazer o nosso primeiro post DIY(do inglês, Do It Yourself, que significa faça você mesmo), que vai aparecer aqui no blog em breve, onde eu ensinarei o passo a passo para fazer um dos acessórios mais queridos deste inverno, gastando o mínimo possível, e reciclando materiais!!!
Fiquem de olho por aqui, por que vai rolar novidade boa!

A gente quer saber a sua opinião sobre sustentabilidade no mercado da moda!
Deixa o seu comentário, conta pra gente o que você acha...

Comentários

back to top