MUDAMOS! Tour + planta do apartamento novo em São Paulo

Eu já fiz tour do apartamento novo no instagram (vídeo a seguir), mas ainda não me perdoei por não ter registrado aqui, no blog, alguns conteúdos como a nossa temporada morando um mês em Buenos Aires e nossa passagem por Paris, por exemplo; isso porque, se o blog é -também- um diário, sinto como se tivessem faltando algumas páginas (tanto que ainda considero fazer posts mesmo depois de tanto tempo).

Então, pra evitar esse remorso, eu quero deixar registrado aqui também, no bom e velho formato old school, o processo dessa que é, sem dúvida alguma, uma das mudanças mais importantes de nossas vidas.

Antes de contar como e porque viemos parar aqui, estou abrindo logo as portas, de uma vez...
Assim, você conhece a casa nova da Barbie e a gente vai conversando, enquanto eu te conto, aos poucos, a quantidade absurda de coisas que estão por trás de uma mudança como essa.


Nossa nova cidade, como você provavelmente já sabe, é São Paulo: estamos morando na Zona Leste, em um bairro que combina com nosso lifestyle de senhoras de 87 anos de idade, rs.
Apesar de termos 30 e poucos anos no RG, Sander e eu temos almas de senhoras velhinhas, bem caseiras, devotas do silêncio e que gostam de fazer programas noturnos que se encerram muito a tempo de estarmos em casa para a novela das 21h (por mais que não estejamos acompanhando novela nenhuma, haha).

Apesar dessa compatibilidade entre nosso estilo e nosso bairro, os filtros que tiveram impacto direto na escolha do apartamento atual foram outros, entre eles:

1. Aceitar pet: obviamente, esse sempre foi o ponto zero em todas as etapas da pesquisa e nosso novo condomínio é cheio de amigos de quatro patas, caninos e felinos.

2. Espaço: a gente realmente precisava de um pouco mais de espaço e até nos questionamos se conseguiríamos manter, aqui, uma moradia maior do que em Brasília. Felizmente, deu certo!

3. Possibilidade de receber pessoas: ainda no tópico espaço, agora, a gente tem um outro ponto -morando um pouco mais distante da família, precisamos ter um ambiente confortável para receber a família e amigos aqui, com a gente, por períodos mais longos do que costumava acontecer em Brasília.

4. Luz natural: um dos meus principais critérios é sempre que os ambientes tenham boa incidência de luz natural, afinal, eu não sou da família Kullen e, sem sol, eu não vivo.

5. Ventilação: tão importante quanto luz em abundância, a circulação de vento dentro de casa é fundamental pra mim. Quando criança, eu vivi em uma casa com péssima luminosidade e ventilação e isso faz com que eu sempre associe uma casa que pouco iluminada e sem ventilação a uma casa triste. Pra mim, ter uma casa arejada é sinônimo de viver com energia circulando e olha... considero isso vital.

6. Proximidade ao transporte público: esse foi um critério fundamental estabelecido pelo Sander, que se relaciona diretamente com a qualidade de vida numa cidade como São Paulo. Numa cidade onde se tem trânsito pra tudo o tempo todo, estar próximo a meios práticos de locomoção é fundamental e moramos a menos de 300m de uma estação de metrô. Ufa!

7. Grana: obviamente, esse foi o mais determinante de todos... a gente tentou conciliar todos os tópicos anteriores com o fator dinheiro e, depois de semanas de buscas navegando por páginas de aluguel pesquisando algo com essas características e que se adequasse ao orçamento que tínhamos disponível, chegamos à nova casa da Barbie Malibu.

P.s.: você reparou que eu não coloquei na lista nenhum critério sobre o apartamento ser novo ou reformado, né?
Acho que seria até previsível falar sobre isso, mas eu adoro a idéia de transformar um lugar mais velho, com mais história e marcas de tempo, em um lugar para viver.
Honestamente, eu não vou muito com a cara dos apartamentos contemporâneos e vejo coisas bem absurdas que não tem como reverter por se tratarem de questões estruturais...
Portanto, meus critérios passam muito mais pela planta do imóvel do que por questões estéticas, afinal, eu vou entrar no lugar e conseguir dar a minha cara se ele tiver uma estrutura que atenda minhas necessidades básicas.
O resto é história...

Pois bem, eu tentei desenhar (bem toscamente, pois não tenho experiência com isso) uma planta do apartamento, só para que esse tour faça mais sentido para você que estiver acompanhando esse conteúdo aqui comigo:
O apartamento tem uma sala com um bom tamanho (que vai ser dividida entre estar e jantar), 3 quartos, cozinha, lavanderia (tava bem difícil conviver com máquina de lavar dentro da cozinha e sem tanque no apartamento anterior, viu...), banheiro e um armário extra no corredor para armazenar coisas.

A entrada da casa se conecta diretamente à sala e à cozinha; é um cantinho pequeno, mas que já me deu algumas ideias de coisas que podem ser feitas pra deixar esse primeiro contato com a casa bem leve e acolhedor (na verdade, escrevi esse post antes de aplicar o lambe lambe na entrada, que você já viu aqui)

Temos piso de madeira em todo o apartamento (exceto cozinha e banheiro) e eu não poderia estar mais feliz por isso :)
Nossa sala nova tem uma janela de fora a fora (que permite a entrada de muita luz e vento) e mais espaço que a sala do apartamento anterior e isso vai permitir que tenhamos, além do sofá, assentos extras -vou conseguir colocar minhas cadeiras de praia ali no cantinho. Tudo pra mim.

Outra coisa incrível do apartamento é que nossas janelas tem vista livre e isso dá uma sensação maravilhosa de muita privacidade, o que se reforça com essa jaqueira, que fica voltada apenas pra gente.
A largura da sala nova é bem parecida com a da anterior, mas o comprimento é mais que o dobro e isso vai nos permitir ter uma mesa de jantar aqui, desse outro lado.

Esse é o corredor que dá acesso aos quartos e ao banheiro... ele é mais profundo do que aparenta na foto e, confesso que não tenho ainda muita ideia do que fazer com ele, além de colorir as portas e modificar essa luminária que é bem prática, porém feia de rosto.
Temos dois quartos com estrutura bem parecida e esse é o primeiro deles, com um armário embutido (bem pequeno) e uma janela que também é preenchida pela jaqueira. 
Quando vi essa janela, aliás, soube que aqui deveria ser nosso quarto porque eu adoraria ter esse pedacinho de verde no campo de visão ao acordar.

Este é um armário (pequeno, mas bem funcional) que fica no corredor e que, muito provavelmente, vou usar para armazenar itens de cama, mesa e banho.
Eu fiquei surpreso quando o vi aqui pois ele não aparecia nas fotos e vídeos do apartamento no site e foi uma grata surpresa, que vai desafogar bastante os armários dos quartos.
O segundo quarto, que ficou reservado para as visitas, é assim, bem parecido com o nosso, mas com janela voltada para o bairro. 
Aqui, provavelmente, vamos montar também uma estação de trabalho pequena para o Sander, que poderá ser usada quando não estivermos com hóspedes.
E nosso novo banheiro felizmente não é bege, amém!
Apesar disso, ele tem de bônus uma faixa vermelha que, a meu ver, não é algo absurdo, mas é desnecessária.
Estou pensando com muito carinho em como resolver essa questão meramente estética sem nenhuma intervenção mais profunda e sem precisar vedar a luminosidade que entra pela janela.
E eis que temos do novouma pia triste. E pequena. E quase nenhum espaço de armazenamento (em pouco mais de um mês  (agora dois meses) por aqui, não ter armazenamento já está me deixando maluco, rs).
O terceiro quarto fica de frente para os outros dois no corredor e é apenas uma caixa branca com uma janela e sem armário -por isso, foi escolhido para ser o meu home office.
E a cozinha?
Bem, ela não tá bem cuidada e imagino que já tenha tido dias melhores, mas pelo menos não é bege e triste.
Na verdade, ela é branca e eu vejo potencial pra transformá-la numa cozinha legal sem muito esforço.
Temos pouco espaço para armazenamento por aqui também e vou precisar estudar um pouco melhor sobre organização para fazer o milagre das prateleiras acontecer.
Gosto desse armário de madeira e, apesar de estar bem sujismundo e não ter nenhuma prateleira por dentro, acho que ele tem muito potencial...
Além do armário abaixo da pia, esse é o outro armário que temos por aqui para resolver a vida.
Ele é simples, meio sem graça mas não chega a ser uma tragédia. Acho que apenas uma mudança de puxadores e, talvez de pés, já pode fazer uma enorme diferença aí, considerando que adoro o fato de ele ser branco/neutro.
Felizmente, trouxemos um aparador que usávamos como apoio na mudança.

E essa é a visão da entrada da casa, direto da cozinha... eu gosto de como os lados da casa interagem entre si e tô pensando em como integrar as ideias de decoração entre os ambientes. Acho que esse canto pode ser um bom começo para isso.
Por último mas não menos importante: a lavanderia.
Sofrida, né?
Precisando de um trato.
Apesar de bem pequena, acho que ela tem capacidade de ser bem funcional, com um pouco de investimento.
Ter um tanque era algo que nos fazia muita falta e a gente tá bem agradecido por isso.
Esse janelão é a fonte de iluminação também para a cozinha, que é a única parte onde a luz não se propaga tanto, mas também já tenho um plano para esta questão.

O varal desengonçado faz companhia para os itens tristes do apartamento, junto com as luminárias de teto:


Já estamos instalados há um mês e meio e eu não sei direito se a ficha caiu ou não, rs.
Ainda temos coisas dentro de caixas, ainda tem cantos que não sei como vou resolver e ainda tem coisas que vão demorar a ficarem como eu imagino por motivos de: grana 😂
Mas estamos muito felizes com a mudança, aproveitando da melhor forma possível as experiências que São Paulo pode proporcionar e, aos poucos, respeitando meus limites, vou compartilhando com vocês minhas invenções por aqui.

P.s.: além do reel com tour pela casa nova, eu também escrevi sobre a despedida de Brasília aqui, mostrei os arredores do nosso bairro aqui, compartilhei algumas referências para a casa nova aqui e mostrei minhas primeiras compras para a casa nova aqui

Por hoje é isso...
Bjs do Math e até a próxima!

Comentários

back to top