Meus sites preferidos para comprar/baixar arquivos .psd e afins

free psd
Quem nunca procurou desesperadamente por uma fonte maravilhosa e quando a encontrou, descobriu que ela custava vários salários mínimos, chorou e desistiu dela por achar o preço alto?
Pode jogar a primeira chanel se isso nunca tiver acontecido com você (se já tiver acontecido também pode jogar que eu tô querendo uma e nem vou achar ruim).

Tempos atrás eu prometi aqui no blog que ia compartilhar links de sites onde eu compro/baixo fontes, mockups, brushes e outras coisas legais por um preço amigo (e até grátis -dentro da legalidade, claro) e esse momento chegou, mores: a lista tá prontinha aqui em baixo, olha só:

DESIGN CUTS

blog do math brasilia

O Design Cuts foi um dos meus melhores achados nos últimos meses e a idéia do site é genial: sabe aquela fonte mara, aquele pincel e aqueles ícones que os designers mais lindos do mundo estão usando e você tá querendo desesperadamente mas não faz a menor ideia de onde encontrar? No Design Cuts você encontra tudo!

O site tem uma equipe de profissionais responsáveis pela curadoria de conteúdo que pesquisa, seleciona e agrupa os elementos de design gráfico mais baphão do momento e colocam tudo em um pacote vendido por U$29, tipo mercado gourmet com o melhor do melhor fazendo promoção, rs. É ou não é sensacional?

Eu sei também que tem gente que vai achar muito caro pagar R$100 (em média, com a cotação atual do dólar, que está valendo algo em torno de R$3,50) pelos pacotes, mas a gente já conversou sobre isso aqui e eu tenho três motivos fortes para contra argumentar:

1) O dólar não tá colaborando com a gente, né, miga; então, tudo tá mais alto, até o leite, o arroz, o feijão e o sabonete do dia-a-dia. Tudo sofre influência da crise no fim das contas...

2) Comprando os itens avulsos, provavelmente você vai gastar U$29 em apenas uma fonte (tô falando com conhecimento de causa). É só tentar pensar usando o efeito comparativo e você vai ver que vale muito a pena

2) O mais importante dos argumentos: designer vive de... DESIGN.
Quando a gente não consegue instalar um lustre bapho sozinho em casa, a gente chama alguém que entenda e tenha as ferramentas certas pra realizar o trabalho, certo?
Então, moze: se a gente não sabe fazer por conta própria fontes mais scandal que os looks dos desafios de Ru Paul, a gente paga quem tem as ferramentas e rala muito pra fazer, né?
Acho que esse é um argumento fácil de entender, certo?

Posso ouvir um amém?

Então tá. Prossigamos:

No Design Cuts existem dois tipos diferentes de pacote que se alternam: um só de fontes e outro com  fontes, texturas, efeitos, mockups e outras coisas bem legais que salvam a vida da gente.
Não tenho certeza absoluta, mas acho que eles lançam um novo a cada 15 dias.
Acontece que só existe a opção de comprar o pacote completo e não dá desmembrar e comprar apenas alguns itens.
Outra informação importante: cada pacote só fica disponível para compra durante o período descrito no site (tem uma contagem regressiva avisando quando acaba a disponibilidade do pacote e começa um novo). Depois que o prazo expira, já era e você só consegue comprar os itens pelo preço real em outros lugares.

Acesse o site clicando aqui.

CREATIVE MARKET

blog do math brasilia

O Creative Market já é bem conhecido, mas coloquei na lista porque sempre tem alguém que ainda não conhece...

Descobri ele pesquisando por mockups grátis. Como ele disponibiliza alguns freebies, o google acabou me levando até lá e o CM acabou se tornando um grande amor/xodó.

Tem um bocadinho de tudo lá: ilustras, mockups, presets para editar fotos no photoshop e no lightroom, fontes, brushes, etc, etc...

Não sei como é o processo de curadoria/seleção de conteúdo do site, mas absolutamente tudo que comprei lá até hoje veio com qualidade excelente.

Ah!
A dicona master vale aqui e em todos os outros sites: tem que pesquisar usando palavras chave em inglês pra conseguir encontrar coisas legais lá, até porque 99% das pessoas que fazem upload de conteúdo envia o material com descrição em inglês. Português não vai ajudar em absolutamente nada...

Acesse o site clicando aqui.

ETSY

Já conhecido da galera que gosta de comprar acessórios e coisas fofas em sites gringos, o etsy também tem uma parte dedicada a "produtos" voltados para designers, que podem ser utilizados em edição de material gráfico, como ilustrações, actions, mockups e afins, como os sites citados anteriormente.
Como o "acervo" dele é muito grande, é preciso um pouco mais de paciência e perspicácia para encontrar esse tipo de itens lá, mas já encontrei e comprei coisas bem bacaninhas. Vale apenas dar uma garimpada!

Acesse o site clicando aqui.

365 PSD

blog do math brasilia

Conheci o 365 PSD nos tempos em que eu ainda estudava Php (mesmo estando em um curso de programação, minha atenção sempre foi voltada para o design e eu não consegui aprender praticamente nada lá), por indicação de uma colega.
O site tem esse nome porque eles lançam um arquivo .psd editável a cada dia do ano, ou seja, 365 arquivos por ano. Apenas amô em forma de site!

Lá tem de tudo: pacotes de ícones, itens de interface de usuário e  infográficos, mockups, layouts pré prontos e um monte de outras coisas lindas que podem ser úteis pra quem trabalha com design gráfico ou tem blog e quer deixar os posts mais caprichadinhos.
Um dos pontos mais legais do 365 é que são os próprios designers que disponibilizam os arquivos lá, como uma forma de divulgarem seus trabalhos.

Acesse o site clicando aqui.

GRAPHIC BURGER

blog do math brasilia

O Graphic Burger é o mais novo entre os sites da lista; se não me engano, foi lançado no ano passado.  A idéia é parecida com a do 365 PSD, mas eles não lançam material novo todos os dias.

Lá também tem links para itens pagos; volta e meia aparece publi de coisas legais com descontões em outros sites (pagos).
O que eu mais gosto no GB é a curadoria do conteúdo: apesar de o foco serem os materiais grátis, tem muita coisa excepcionalmente moderna, bonita e bem feita por lá.

Acesse o site clicando aqui.


Essas foram as dicas de hoje, mores.
Espero que tenha ajudado e, claro, tô esperando dicas de outros links sensa aqui em baixo na caixinha de comentários.

P.s. 1: é claro que eu sugiro e apoio que cada pessoa explore seu lado criativo e desenvolva seu próprio material, mas nem sempre é necessário a gente reinventar a roda e alguns arquivos salvam a pele, principalmente em caso de jobs com prazos apertados -o que acontece tipo... SEM-PRE- e em casos de posts emergenciais, quando a gente tá sem tempo pra fazer tudo do zero com todo cuidado do mundo: esse foi o único motivo para eu elaborar essa lista

P.s. 2: Alguns produtos tem licença específica, que devem ser observadas diretamente nos sites.

Bjs do Math e até a próxima!

Fontes das imagens usadas como complemento nas ilustrações: 1, 2, 3, 4 e 5

Comentários

back to top