Como usar looks monocromáticos?

Edição de texto e imagens: Matheus Fernandes  |  Revisão: Sander Souto

Nas passarelas, nas revistas e nas ruas, looks com uma única cor ganharam destaque de uns tempos pra cá, e, da minha parte, ganharam muito amor, pois eu acredito que a combinação de diferentes peças de uma mesma cor no look é puro charme e praticamente zera as chances de errar.

Acho que já deu pra perceber que nas últimas semanas eu falei bastante sobre as tendências da temporada outono/inverno por aqui; isso porque eu tô adorando esse friozinho gostoso que está por aí e que trouxe consigo novas idéias e truques de styling, além de uma belíssima cartela de cores, tão apaixonante que será capaz de nos fazer deixar de lado (apenas por um tempo, tá?) aquelas cores doces e fofas do verão.

Confesso: assim como você, eu também torci o nariz quando os conjuntos despontaram nas semanas de moda há algumas temporadas, mas a idéia foi evoluindo, e nosso desejo de consumo também! O passo inicial pra aceitá-la foi o look total jeans, a que aderimos com orgulho, e, logo em seguida, a enxurrada de total white -super elegante- que nos foi apresentada. Aí a coisa aconteceu naturalmente: a gente provou e gostou da novidade, e logo nos deixamos levar pela onda de usar monoprints e looks com apenas uma cor (o que é praticamente uma limpeza visual, depois de tantos blocos de cores, né?).

Caso você ainda não tenha se apaixonado pela proposta, eu selecionei meus looks monocromáticos preferidos para te convencer de uma vez por todas a investir na tendência. Também montei looks com dicas amigas pra você explorar o "mono" sem medo da "monotonia"!

Veja a seguir referências, inspirações e dicas:

Como não amar esse look Ellie Saab?


Dica número 1 pra arrasar nos looks monocromáticos: as cores não precisam ser idênticas! Pode investir sem medo em tonalidades e texturas diferentes pra enriquecer o visual.

O primeiro look de hoje favorece quem tem ombros largos e/ou pouco seio e é composto por generosas doses de vermelho, acentuadas pelo nude da bolsa (que serve como ponto de equilíbrio); se quiser ousar nos acessórios, use cores próximas na cartela, como laranja + vermelho ou azul + verde.

Pra não deixar passar em branco: reparem que o modelo da calça evidencia os quadris, portanto, se você tem mais curvas, invista numa modelagem diferente; o modelo cropped corta a silhueta, mas a monocromia anula o efeito, então tá liberada pra todo mundo!
A segunda opção de look é uma ótima sugestão tanto para gordinhas quanto para baixinhas.
Os detalhes da camisa, como o decote e a manga, colaboram para um "afinamento" da silhueta, e o short, por ser levemente evasê, equilibra as proporções caso você tenha ombros largos ou seios fartos.
A sapatilha fecha o look com conforto sem deixar de lado a elegância e pode ser substituída por um sapato com salto, da mesma cor ou não.

Ambas idéias funcionam muito bem (com pequenas adaptações) para o look de trabalho ou balada.
Turbine o visual com maxicoletes ou maxicasacos. No geral, looks assim dispensam muitos acessórios, portanto escolha com critérios os complementos, sem deixar de lado sua personalidade.
E pra finalizar, nunca é demais lembrar que cores mais claras "aumentam" e evidenciam, enquanto as escuras "diminuem" e disfarçam. Sendo assim, todo cuidado com a modelagem é pouco, pois é ela que eleva ou destrói seu look.

Agora me digam: consegui convencer vocês a usar looks monocromáticos? rs.
Espero que sim! Me contem aqui nos comentários e, caso tenham dúvidas, estou a disposição para responder!

Bjs do Math!

Comentários

back to top