Brasília recebe palestra sobre o mercado de luxo com Gilles Lipovetsky


Oi, gente!
Brasília recebeu hoje -mais especificamente no ParkShopping- Gilles Lipovetsky, renomado filósofo francês, para uma palestra sobre o luxo na vida contemporânea, e eu estive lá, pra aprender e compartilhar um pouco desse momento com vocês!
Gilles, que é considerado uma referência no mundo inteiro quando o assunto é o mercado de luxo, trouxe a todos os presentes (cerca de 300 pessoas, incluindo blogueiros e empresários, além de estudantes e professores de moda da capital), com uma abordagem bem objetiva, reflexões sobre as mudanças no conceito do que é o luxo .


Naturalmente, minha intenção não é de transcrever aqui o que foi transmitido na palestra -até porque as informações seriam interpretadas de diferentes formas e isso implicaria na perda de qualidade do conteúdo-, mas apenas deixar registrada a passagem de alguém tão representativo para o universo da moda e do comportamento.

Uma das observações de Gilles (citadas logo no começo) que mais me chamou a atenção é que o luxo sempre existiu, porém o conceito que o define passou por grandes mudanças nas últimas décadas; o que antes era algo palpável e exibicionista passou a ser (também) algo emocional, diretamente ligado à personalidade e singularidade do indivíduo consumidor -consumidor esse que também mudou muito, afinal, os veículos condutores de informação hoje são outros, muito mais eficazes e interativos, proporcionando uma nova experiência marca vs. comprador.

O luxo antes se concentrava apenas na Europa e América do Norte, mas se expandiu. Essa expansão continua a todo vapor, e para quem quiser se aventurar nesse mercado pra lá de exigente, conhecimento e informação são itens fundamentais.
Pra quem quiser saber mais sobre o assunto e conhecer um pouco melhor o trabalho de Gilles, recomendo a leitura de seu livro "O Império do Efêmero", considerado leitura obrigatória para quem pretende investir e se aventurar no mundo da moda.

Bjs do Math!


P.s.: Desulpem pela qualidade da imagem. Foi tirada no iPad... aí já viu!

Texto: Matheus Fernandes
Revisão: Sander Souto

Comentários

back to top