Música pra relaxar: Kings Of Convenience



Ah, os milagres da tecnologia...
Acerca de 4 anos usei o identificador de músicas do meu celular, pra encontrar uma música e por engano ele me trouxe a música The Passenger, do Kings Of Convenience. Foi paixão a primeira ouvida e o duo norueguês nunca mais saiu da minha playlist! Hoje é o mais executado no meu last.fm e minha canção de ninar, que ouço todos os dias pra dormir -de verdade, viu?!
Como tudo que é bom é pra ser compartilhado, decidi dividir com vocês essa preciosidade da minha playlist.


Kings Of Convenience é formado por Erlend Oye e Eirik Boe, ambos nascidos em 1975. Se conheceram aos 11 anos e tocaram juntos pela primeira vez aos 16, na banda Skog, com mais dois amigos, antes de se separarem e formarem o duo.
O primeiro álbum, Quiet Is The New Loud foi lançado com muito êxito em 2001. Logo em seguida, foi lançado Versus -versão remixada do álbum- e a dupla silenciou até 2004, quando foi lançado o segundo disco, Riot On A Empty Street. Neste intervalo, Erlend criou uma outra banda, o Whitest Boy Alive, que trazia sua paixão pela música eletrônica no primeiro álbum, mas logo em seguida lançou mão dos sintetizadores. De Riot On A Empty Street, foi extraído o single I'd Rather Dance With You (essa é uma das minhas músicas preferidas deles!), que chegou ao topo da MTV européia como melhor clipe do ano, e logo em seguida veio mais um longo período de silêncio, até que Erlend e Eirik lançaram Declaration Of Dependence em 2009, mantendo-se fiéis ao estilo presente nos álbuns anteriores.
Medo de sair da zona de conforto? Não! Os álbuns, apesar de terem os mesmos elementos vocais e instrumentais, "contam histórias" diferentes.
Dois caras que se conhecem e formam uma banda... Até aí, tudo ok. Mas afinal, que diferencial tem esses caras? A melhor resposta rápida seria: Um estilo único de fazer música!
Através de um mix das melhores referências musicais existentes, o Kings Of Convenience alcança uma sonoridade tão agradável quanto ficar por horas ouvindo o som de águas e pássaros. Delicadamente amarrados, os acordes de seus violões formam uma base onde deleitam-se as singularmente harmoniosas vozes de Erlend e Eirik, em melodias mágicas, que me fazem viajar, descansar, ou simplesmente me deixam mais feliz a cada vez que ouço! A essas alturas, você já deve estar achando que eu sou muito exagerado ou um fanático, mas garanto que ao ouvir, você vai sentir o mesmo.
Ah, não posso deixar de citar que eles também mandam muito bem nos clipes (merecido o destaque pra I'd Rather Dance!) e fotos promocionais, sempre com um certo minimalismo saudosista retrô, que não sei ao certo explicar, mas me encantam!


Acho que chega de falar, né? Que tal ouvir um pouco desse som delicinha?
Abaixo uma lista com minhas músicas preferidas dos reis da minha playlist:
Kings Of Convenience by Matheus Fernandes on Grooveshark

Espero que tenham gostado do primeiro post musical do ano! Dá pra aproveitar e colocar na playlist, pra embalar o resto das férias!
Bjs do Math



Comentários

back to top