Brasília - DF, Brasil

DESIGN: exposição anticorpos traz peças dos irmãos Campana para São Paulo


Artistas ou designers? Difícil encaixar Fernando e Humberto Campana em apenas uma das categorias.
Eu mesmo fiquei em dúvida se esse post se encaixaria melhor em design ou cultura pop, afinal, eles assinam projetos que vão de criação de móveis, a instalações artísticas,  passando por  projetos para interiores,  joias, tendo até algumas peças de uso fashion, como as polos em parceria com a Lacoste e as inconfundíveis parcerias com a Melissa. De todas essas multifacetas,  200 de seus principais trabalhos estão reunidos na exposição Anticorpos, que chega a São Paulo neste sábado, 5 de novembro. A mostra começou no Vitra Design Museum, na Alemanha, e já passou pelo Espírito Santo e por Brasília(e onde eu estava que não fiquei sabendo disso e não fui?). Fica em cartaz até 15 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, e depois segue para o Rio de Janeiro. 

Além de peças de mobiliário, luminárias e obras de arte já reconhecidas mundialmente, a dupla reservou uma instalação inédita para a exposição em São Paulo. A ideia também é contar um pouco da história dos designers e, por isso, o público também poderá ver itens como objetos colecionados por eles.
 À esq., a mesa de centro Fios, de 1990. À dir., a poltrona Vermelha, criada em 1993: a peça é um marco na carreira dos irmãos
 Inspirado em jacarés da região amazônica, o sofá Kaiman Jacaré

Outras duas criações importantes na trajetória de Fernando e Humberto: as poltronas Banquete (à esq.) e Favela (à dir.)
A curadoria é do alemão Mathias Schwartz-Clauss, que veio ao Brasil para acompanhar a mostra. “Juntos, eles ignoram todas as convenções do design tradicional, brincam com a noção de funcionalidade e formam seus objetos poéticos a partir de realidades contraditórias”, afirma Mathias. “Foi incrível conhecer São Paulo e entender onde está a questão seminal da inventividade destes criadores”, completa.
Exposição Anticorpos Centro Cultural Banco do Brasil 
Abertura: 5 de novembro, às 11h 
Em cartaz de 6 de novembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012 
De terça à domingo, das 9h às 21h 
Entrada gratuita 
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo/SP 
Mais informações: www.bb.com.br/cultura 
Tel.: (11) 3113-3651/ 3113-3652 
Fonte: Casa e Jardim

Comentários

back to top