COMO FAZER UMA FESTINHA EM CASA NA QUARENTENA

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

No comecinho da quarentena, num quadro de muito estresse e medo pela chegada da pandemia do CoronaVirus, que se aproximava sem que a gente tivesse noção da gravidade -e cheio de tensão extra pelo quadro de saúde da minha mãe, que precisava fazer uma cirurgia de urgência-,  eu estava tão mentalmente exausto e desgastado por tanta notícia triste, densa e pesada em todos os lugares, que pedi no instagram indicações de contas que trouxessem boas notícias e coisas leves...

Imagina o tamanho da minha decepção ao descobrir que todas (das poucas) indicações que recebi de páginas dedicadas a espalharem "boas notícias" se tratavam de amontoados de fake news, com informações tortas, sem fontes confiáveis; fiquei com aquela sensação de que tava tudo ficando perdido porque o mundo tava pesado demais, com aquela energia densa no ar...

Dias depois, concluí que, ao invés de esperar que esse conteúdo leve viesse de fora, eu poderia arregaçar as mangas e fazer valer meu propósito, sendo o produtor dessas "boas novas".
Tudo isso rolou dias depois de eu ilustrar a capa de uma playlist chamada "Stay Home Club": um primeiro passo despretensioso de algo que se tornou um projeto especial em plena quarentena!

Quando comecei essa brincadeira, não imaginava que poderia se tornar algo tão satisfatório (pra mim, me ajudando a redescobrir meu jeito de produzir conteúdo -já que os editoriais estão suspensos por tempo indeterminado e eu só tenho o espaço do meu apartamento para fazer tudo, algo bem parecido com a minha realidade oito anos atrás, quando comecei tudo, com recursos limitadíssimos, sem técnica e praticamente nenhuma noção do que eu estava fazendo) e ajudar outras pessoas a terem pequenos momentos mais leves e iluminados em dias tão complicados.
E o que era pra ser apenas uma capa de playlist virou um projeto, com novos temas a cada semana e participações especiais em formatos diferentes das já saturadas lives.

Ao longo desta semana que está se encerrando, a gente falou de festinha em casa e foi muito especial porque, além da participação das minhas amigas em mini podcasts pelos stories, vídeos com dicas, playlist e várias outras coisas, a gente teve também a participação de vocês em um álbum colaborativo, onde eu compartilhei fotos antigas de festinhas aniversário em família que vocês me enviaram por DM no insta, comunicando o que cada uma das fotos faziam vocês sentirem depois de tanto tempo.
Foi incrível e eu chorei ao ler e ao escrever depoimentos com os quais eu me identifiquei tanto, pois eles deixavam claro o que eu tinha em mente ao colocar essa idéia em prática: lembrar que festa não é sobre estética e sobre um bolo numa mesa, mas sobre afeto, que é o que prevalece depois de anos e anos...

E seguindo o tema da semana e a lógica de que o mundo está em crise, mas não parou e a vida continua, com aniversários, nascimentos e outras vitórias, eu coloquei no ar esse vídeo com dicas pra você aproveitar esse momento de reclusão e fazer uma festinha em casa:



O vídeo foi feito com muito carinho e eu espero que dê para notar que, além da dedicação na parte visual, existiu também uma preocupação em fazer algo que fosse possível, prático e simples de verdade -por isso a escolha de uma festa "sem tema" (na verdade, é um tema neutro) para o vídeo, com uma cara simples e idéias facilmente adaptáveis, que se adaptam a qualquer faixa etária, com poucos objetos e adereços e eu vou fazer aqui, por escrito, um resumo dos tópicos do vídeo, que podem facilitar a sua vida caso você queira usar o material para consulta :)

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Escolha do tema


Minha sugestão foi festa com tema neutro, por ser mais fácil de produzir num contexto em que a gente deve evitar sair de casa, exceto em ocasiões de extrema necessidade.
Nesse caso, os elementos festivos clássicos (chapeuzinho, bolo, docinhos e caixas de presente) já trazem o clima e você pode incrementar com outros itens como estrelinhas, listras e confetes...
como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Sensações

É aqui que a gente pensa no que vai sobreviver ao tempo, sabe?
Você quer que você e a sua família sintam o que ao olhar uma foto desse momento daqui a 20 anos?
Para a festinha do vídeo, eu quis uma sensação parecida com a que sinto ao lembrar das poucas festas que tive na vida: de algo muito simples, mas muito alegre (eu ficava feliz demais quando conseguia ter uma festinha, por mais simples que fosse, já que a grana era curta e não rolava sempre).
A nostalgia está presente essa lembrança das festinhas antigas, que eram muito, muito simples, com pouquíssima "firula" e eu tentei trazer um pouco disso também.

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Cartela de Cores

Mesmo sem uma "técnica", nossas mães pensavam em formas de criar algo harmônico.
Eu observei isso em várias das fotos que recebi e achei genial!

Quando tô pensando nas festas das minhas clientes, sempre dedico uma atenção especial à cartela de cores, pois ela define muita coisa...
Aqui, eu extraí a cartela de cores de uma linha de descartáveis que eu tenho e mantive o foco nela até o fim.

A escolha das cores deve estar relacionada diretamente aos tópicos anteriores e é importante lembrar que seu tema já te fornece informações sobre isso (mas não precisa ser literal, tá? Você tem licença poética para adaptar e fazer um casamento colorido ao invés de tudo branco, por exemplo ou uma festa mexicana monocromática ao invés de algo multicolorido, por exemplo)  assim como a sensação que você deseja transmitir.
É simples: se você escolheu um tema mais delicado e quer transmitir doçura/leveza, opte por cores suaves. Quer algo mais vivo e divertido? Cores vibrantes. Para uma festa mais clássica/elegante, tons neutros.

Pense como se estivesse escolhendo um look para uma ocasião que se conecte com o tema; imagine como você se vestiria e aí tem um bom caminho para você encontrar a cartela de cores ideal...

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Linguagem visual


Apesar de não existir certo ou errado na criação, definir uma linguagem visual a seguir é o que vai trazer a coerência e harmonia visual para a sua festinha.
Esse é um tópico um pouco mais técnico, mas eu vou tentar explicar de forma simples:

Nos meus projetos em geral e na vida, sou adepto de linhas mais simples e enxutas, por isso, não costumo usar peças que tenham muitos ornamentos, a não ser que faça parte do conceito.
Além de pensar nas formas, eu busco também coerência no tipo de material que vou usar em casa festa.
Isso ajuda bastante e evita aquele aspecto de bagunça -principalmente se você enxergar como formas de facilitar a sua organização e te poupar tempo (e não como regras do que pode ou não pode ser feito na hora de combinar os objetos).

Vamos a uma analogia mais "visual": lembra quando um copo do Starbucks roubou a cena em Game Of Thrones?
Eu nunca assisti sequer um capítulo da série, por não ser um gênero do meu interesse, mas o que essa história que virou a internet de cabeça pra baixo tem a nos dizer é que algumas coisas são separadas por contexto, história, forma, material etc.

Esse é o tipo de exercício que requer tempo e prática e eu sei que essa parte pode ser um pouco mais complexa para algumas pessoas; se for o seu caso, você pode tentar encontrar essa harmonia entre os objetos de forma leve e sem pressão ou até mesmo ignorar esse tópico, já que a intenção aqui é que você se divirta e aproveite o momento.
Sem estresse, combinado?

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Seleção de objetos

Se você chegou até aqui seguindo os tópicos anteriores, vai ser bem fácil, pois você já sabe a cartela de cores que vai seguir e que tipo de objetos vai usar.
Eu fiz alguns stories e salvei nos destaques no meu perfil no instagram onde mostro objetos simples do dia-a-dia que você pode usar para apoiar as comidinhas e trazer alturas que vão deixar sua mesa mais bonita.

No vídeo, eu também falo sobre toalha de mesa...
Em alguns casos, eu acho toalha super dispensável (geralmente, quando quero algo mais moderno e tenho um mobiliário com essa pegada, tipo a festa de unicórnio que postei aqui no começo da semana).
Mas acho que festinhas em casa tem muito a ver com essa pegada e você pode usar, além dos lencóis -como eu apontei no vídeo-, outras coisas como papel colorido e vinil/ contact (cobrindo todo o tampo ou cortado de formas diferentes, como bolinhas ou listras)...

Aqui vale mencionar também que não necessariamente você tem que usar uma mesa.
Pode misturar banquinhos, cadeiras, mesinha lateral e de cabeceira, rack, penteadeira, bancada...

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

como fazer festa em casa na pandemia corona virus
como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Onde montar?

Minha sugestão é que você escolha o lugar em função da luz, mas isso também não é uma regra, tá?
Sua festinha pode estar numa bandeja de café da manhã e tá tudo bem.
A dica da luz é basicamente para ajudar na fotografia, já que provavelmente você vai querer registrar para ter recordações depois...

Se sua entrada de luz tiver uma cortina fininha, isso ajuda bastante também, deixando a luz mais difusa, com sombras menos duras.
Nos destaques no meu perfil no insta tem também dicas da Alba -que fotografa a maioria das minhas festas-, ensinando a tirar melhores fotos com o celular.
Aqui nesse post, eu também dou algumas dicas, inclusive de apps para editar imagens.

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Cardápio

Para festas em casa, acho super válido inserir receitas de família e comidinhas mais tradicionais, como cachorro quente e bolo/bala de coco.
Mas conforme mencionei no vídeo, se você não tem tempo, habilidade ou gostaria de ajudar os empreendedores do mercado de festas que estão tentando segurar as pontas enquanto passamos pela crise, estou deixando alguns dos fornecedores que eu gosto muito e que estão trabalhando na quarentena listados aqui.

Bolos: Thais Terra
Biscoitos Decorados: Renata Leite, Alice Perpetuo
Comidinhas: La em Casa Cuisine, A&M
Pirulitos: Mundo Candee
Pão de Mel: Graça Torres
Macarons: Nube, Macarons da Ana
Brigadeiros: Doux Brigaderia
Mobiliário: A Garimpeira, Dona Festeira
Balões: Planet Balloon, Up Party
Papelaria digital: Festa, Papel e Tesoura
Boleiras desmontáveis: Mesa Festa
Lojinha de artigos de festa: Flamingo em Festa, Paper Kids

como fazer festa em casa na pandemia corona virus
como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Esboço

Não comentei no vídeo, mas as vezes eu faço alguns esboços pra ter uma melhor noção da composição... nem pense que esses esboços sejam ilustras lindas, coloridas e fofinhas, porque na verdade são rabiscos bem toscos, só pra eu ter uma noção melhor das proporções, sabe?
Isso ajuda a definir melhor o layout do espaço e da mesa.

Para a festinha do vídeo, eu fiz alguns rabiscos e concluí que minha ideia inicial seria a que ideal: por ser uma mesa bem simples e pequena, deixei que festa acontecesse mais no ar, com as coisas penduradas, que deram a sensação de ser algo maior.
Presta atenção aí que você vai conseguir ver: foca só na mesa e perceba como a festinha é micro. Os objetos pendurados ajudam a dar a sensação de algo maior e isso é super tranquilo de você reproduzir em casa ;)
como fazer festa em casa na pandemia corona virus
como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Montagem 

Vou dividir esse tópico em duas partes, como eu fiz durante a execução aqui -primeiro, criei o ambiente da festa, para depois focar na mesa em si.

Você já reparou que geralmente, quando a gente vê coisas flutuando pelo céu, nosso olho sempre vai pra lá automaticamente?
Desde bandeirinhas na época de festas juninas, passando pelos tênis pendurados nos fios da rede elétrica até os fogos de artifício nas festas de fim de ano.

Nas festas, os objetos suspensos preenchem visualmente o espaço que tá na altura dos nossos olhos -o que significa que esse é um espaço tão importante quanto a mesa do bolo em si.

Aqui, eu criei camadas, usando diferentes formatos e mantendo a harmonia através das cores.
Você pode usar pompom, bandeirinhas de feltro, papel ou tecido, fitas ou ainda painéis.

Importante lembrar que você não precisa se preocupar em preencher todo esse espaço, tá?
Respiros são importantes e ajudam a dar leveza.

Caso você esteja sem ideias do que fazer para preencher o espaço ao redor da mesa, eu já dei várias ideias aqui no blog que podem ser úteis:

Painel de Franjas
Painel Suspenso
Lustre de Franjas Metalizadas
Pratinhos Vintage

como fazer festa em casa na pandemia corona virus
como fazer festa em casa na pandemia corona virus

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

Agora, falando da montagem da mesa: você pode seguir pelo caminho da simetria, espelhando coisas parecidas/iguais nos dois lados da sua composição.
A simetria pode tanto começar de um ponto alto no centro com pontos de altura media nas extremidades laterais quanto o posto, deixando o centro um pouco mais baixo e pontos altos nas laterais (essa segunda opção é um pouco mais "ousada").

Caso você queira algo assimétrico, parta de um ponto mais alto lateral e vá distribuindo o restante dos itens encontrando alguma forma de equilibrar visualmente.
Aqui, eu deixei o bolo em uma lateral e, no outro, uma nuvem de balões.

Lembrando que testar é fundamental, tá? Principalmente se você não tem muita prática.
Vai com calma e refaz quantas vezes precisar até você achar que tá legal.

Dica: quando tô indeciso sobre o lugar de um item numa mesa de festa, eu posiciono, dou uns passinhos pra trás, tiro uma foto com o celular, mudo a composição e fotografo de novo.
Faço quantas vezes forem preciso e depois comparo pelas fotos, olhando na tela do celular mesmo, até decidir o que funciona melhor.

como fazer festa em casa na pandemia corona virus

como fazer festa em casa na pandemia corona virus
Mais um ponto legal sobre alturas na mesa: além das ideias de usar pratinhos, copos, caixas, bolsas e outras coisas simples de casa para ajudar a brincar com as alturas, os toppers ou topos de bolo também são excelentes para esse fim.
Eu mesmo fiz os que usei nessa mesa e amanhã sai no instagram um tutorial que vai ficar salvo nos destaques de um outro formato simples e fácil de fazer.

Você pode improvisar toppers usando como base palitos de dente, espeto de churrasco, canudos de papel e aplicar pompons, ilustrações impressas, flores e até mesmo brinquedos em miniaturas.
Aliás, acho que toppers rendem uma pauta a parte, né... o que vocês acham?

Tô pensando aqui em um vídeo com vários tutoriais fáceis e rápidos.
Já empolguei :)
como fazer festa em casa na pandemia corona virus
Por fim, mas não menos importante, eu queria apenas lembrar que:
1. Essas dicas foram pensadas com muito carinho mas nenhuma delas substitui o afeto que você dedica ao fazer uma festinha;

2. Sua festa não precisa ter esse mesmo formato. Pode ser uma picnic ou um cineminha na sala, uma serenata dentro de casa, uma tarde ou noite de karaoke (tem um monte de vídeos de karaoke no youtube)...
Faça o que fizer sentido para você. As dicas vão servir para qualquer formato ;)

2. Por mais que a situação atual do mundo esteja complicada, você tem, sim, motivos para comemorar e agradecer.
Entender isso é não deixar que todos os seus dias sejam iguais, tirando a monotonia e o tédio do seu isolamento;

3. Seguindo a dica da Athena, festa não é o único jeito de comemorar/celebrar. Encontre o que te faça melhor nesse contexto de isolamento atual, quer seja um banho bem demorado logo cedo, um cochilo sem hora pra acordar, um day off dado por você a você mesm@...
Descubra o que funciona pra você, só não deixe de comemorar!
como fazer festa em casa na pandemia corona virus
Eu tive bastante receio de esse conteúdo parecer descabido, sabe?
Mas cada dia que se passa, tenho mais certeza de que comemorar e agradecer é importante, principalmente numa situação onde a gente não sabe se e como vamos estar aqui amanhã (e quem vai estar com a gente dando os próximos passos nessa caminhada).
Estamos vivendo um momento histórico e, por mais duro que seja hoje, vai ser gostoso lembrar no futuro de ter conseguido encontrar ternura em meio ao caos.

Desejo, de coração, que esse conteúdo faça sentido, seja útil e tenha trazido um pouco de luz para a sua vida, pois eu coloquei toda minha energia nele para isso :)
como fazer festa em casa na pandemia corona virus
Gostou do post?
Salve nas suas pastas no Pinterest para usar mais tarde e compartilhe com outras pessoas, ajudando essa mensagem a alcançar mais gente para tornarmos o mundo um pouco mais leve juntos.

Muito obrigado às amigas que participaram comigo da produção:
Bolo: Thais Terra
Cookies e donuts: Renata Leite
Cupcakes e docinhos: Tetê
Balões: Up Party

Bjs do Math, fique em casa (se puder) e até a próxima!




Comentários

back to top