PAPELARIA IMPRIMIVEL DE PASCOA

Eu sempre escolho os temas dos projetos do blog ao longo do ano baseado no que minha intuição aponta como um diálogo necessário para o momento atual e também foi assim com a escolha do especial de páscoa: ainda no ano passado, quando comecei a pensar nesse conteúdo, algo me dizia que esse era um bom momento para falar sobre estar em casa -no sentido de estar próximo das pessoas que amamos, dando atenção, afeto e fazendo trocas verdadeiras de coisas boas.

A partir da história dos lustres pajaki, eu fui pesquisando, caminhando em busca de novas idéias até que esbarrei com um livro que me fez juntar ao balaio de referências um dos personagens mais clássicos e icônicos entre os apaixonados pela páscoa: o Peter Rabbit.

Baseado no filme, que fala de uma forma leve e divertida sobre elos familiares, proteção e perdão, eu desenvolvi a linha de papelaria que você vai ver a seguir.

É meio estranho, pra mim, usar um recorte de tema tão figurativo/literal para uma ocasião como a páscoa, mas o caminho de criação aqui foi mais pautado no ambiente onde se passa a história do filme -os coelhinhos enfrentam o mal humor de um rapaz workaholic e emocionalmente instável que acabou de receber, como herança de um um tio distante que faleceu, a casa onde está o jardim e a horta que serve de alimento para a família de coelhos aventureiros e meio maluquinhos/bagunceiros.

Parte das cenas do filme se dividem entre uma estufa e um quintal, ambos com carinha bem inglesa -em referência direta à casa onde vivia Beatrix Potter, escritora, ilustradora e criadora do fenômeno Peter Rabbit-, o que me levou a criar para a nossa papelaria uma estampa que mescla coelhos e flores, inspirado também por Arthur Liberty, o criador da estampa Liberty (aquela com florzinhas bem miúdas, que também surgiu na Inglaterra).

Trabalhar com personagens licenciados geralmente é um problema, tanto por questões relacionados à propriedade intelectual, quanto pelo fato de que eu gosto de criar as minhas próprias historinhas também, então, apesar de Peter Rabbit ser uma inspiração direta, você não vai ver o personagem estampado na nossa papelaria.

A minha solução foi representar um coelho ilustrado de forma bem orgânica interagindo com um floral em tons de azul, a cor da roupa de Peter.
Pra deixar tudo mais moderno e fresco, com um ar mais primaveril, eu acrescentei à cartela de cores um tom que fica entre o verde limão e o amarelo neon, representando as folhagens que surgem entre uma troca e outra nas árvores.

E dessa história toda, o que surgiu?

Sem fazer a menor ideia de que teríamos que ficar enclausurados, imaginei soluções práticas (que fazem ainda mais sentido agora) para quem quer uma páscoa delicada, mas sem afetações.
Espia só...
Eu criei um kit com embalagem para barra de chocolate, pois imaginei que os ovos de páscoa estariam pela hora da morte (só não imaginei mesmo que a gente mal poderia sair de casa para comprar), cestinhos de papel para a caça aos ovos com as crianças e o famoso jogo americano, que eu adoro e faço questão de manter, por se tratar de algo muito prático e versátil.
O que mais amo nessa papelaria é que floral miudinho em tons de azul é praticamente um clássico eterno, o que significa que isso vai ornar com qualquer coisa simples que você tenha em casa: do prato de cerâmica branco ao esmaltado com cara de casa de vó -e casa muito bem com vichy, aquele xadrez de picnic também.
Se juntar com tecidinhos mais orgânicos e naturais, tipo algodão cru, linho e/ou algodão, você vai ver automaticamente a mágica acontecer, criando aquele clima meio bucólico sem precisar fazer esforço...

E para distribuir melhor os elementos e cores, fiz duas "versões" da estampa: a primeira delas, com predominância do azul, onde um coelhinho aparece em aplicação centralizada.
A segunda versão representa o "esconde-esconde" dos personagens do filme, com vários coelhinhos entre as flores, com tons mais frescos, destacando o tom mais cítrico da cartela de cores, que interage com turquesa.
Um ponto importante sobre a segunda versão da estampa é que nela existe um coração com dois coelhos dentro: este coração é uma espécie de pingente/camafeu e os coelhinhos no centro fazem referência à ideia de família, como uma releitura do que o quadro dos pais representam para os irmãos coelhos no filme 🐰 (eu ♡ essa parte,  não vou negar).
Sobre a embalagem para barrinhas de chocolate -pensando na praticidade, eu desenvolvi algo que já funciona simultaneamente como embalagem e tag/cartão: na parte detrás, existe um espaço curto para deixar um recadinho e colocar o nome da pessoa que vai receber; o kit vem também com adesivos ilustrados que você pode usar para fechar a embalagem de forma mais delicada.
Como deu pra ver nas imagens ao longo do post, as estampas tem uma variação de tons sutil, mas que interagem muito bem entre si.
A ideia é dar a possibilidade de misturar as cores para algo mais descolado/fresco ou fazer algo mais clássico/monocromático, por isso, na lojinha, os arquivos foram divididos em três kits: um para cada variação de cor + um terceiro, que junta tudo e vem com desconto.

Os kits já estão disponíveis na lojinha.
Pra acessar, é só clicar nesse link AQUI

As instruções de compra, impressão, formato, gramatura e afins estão na página dos produtos.


Obviamente, eu criei tudo aqui pensando num conceito e optei por me manter fiel à uma cartela de cores, até mesmo para que a narrativa não perdesse o sentido, mas você pode misturar em casa tons de azul com rosa para um efeito mais feminino ou vermelho para uma pegada navy, por exemplo...

Tô curioso pra ver como vocês vão usar esse material, que foi feito com tanto carinho e ao longo de tantas horas de pesquisa e ilustração, mas acima de tudo, eu queria mesmo era saber que tipo de sensação esse conteúdo poderia despertar... portanto, aguardo respostas/comentários de vocês ❣

Lembrando que este material faz parte do nosso especial de páscoa, que infelizmente não vai ter editorial desta vez, mas já temos um primeiro tutorial aqui.

Por hoje é isso...
Bjs do Math, FIQUE EM CASA (se puder) e uma feliz páscoa!

Comentários

back to top