Um tapa no visu


Quem me segue nas redes sociais sabe que setembro é o mês de aniversário do blog porque eu já comentei isso algumas vezes no insta, na página do blog no facebook e no snapchat (@mathdoblog).

Na teoria, o blog está completando 4 anos nos próximos dias (digo na teoria porque, na prática, o blog só existe de maneira real e com propósito há poucos meses; além de que, no meio desse tempo, teve o período da faculdade, momento em que o blog ficou praticamente desativado). Mas independente da contagem teórica ou prática, o fato é que setembro é um mês a ser comemorado e para trazer novidades.

Como eu gosto de renovar o visual do blog sempre, nada mais apropriado que esse momento para um makeover completo, né?
Geralmente quando eu faço mudança de layout nessa época do ano, o visual vem mais vibrante por causa do verão, que está pra chegar.
Apesar do layout novo ser bem clean, o projeto de identidade visual em si -que foi inspirado em elementos do verão europeu- traz muitos flamingos, "plástico" e candy colors (aham, jura?) pra receber a primavera e o verão de um jeito bem feliz pra gente esquecer que morte terrível e lenta é fritar no calor infinito dos próximos meses -apesar de muito sofrido, confesso que eu adoro me imaginar sendo California Gurl que nem a miga falsiane Katia Perez (se bem que depois do VMA, já estou questionando quem é a falsiane na história, viu, dona Tay?).

Falsianes a parte, bora falar da lipo e do novo visu do blog, né?
De todas as mudanças, acho que essa é a mais completa de todas exatamente por esse ser o momento em que eu estou mais feliz e me ver mais no blog.
Por isso, resolvi deixar o que tinha pra trás e começar tudo de novo, mantendo apenas a "alma" do conteúdo e da linguagem e o meu estilo pessoal, que são características essenciais para que esse não seja apenas um blog genérico.

Olha só o que mudou:
O logo anterior era um hand lettering feito por mim mesmo -que eu gostava, mas não amava. Redesenhei muitas e muitas vezes até chegar ao novo formato, mais rechonchudo e brilhante, com aspecto de plástico. Achei bem másculo ao contrário...
Sobre o ícone do blog, muita gente me perguntava porque o símbolo do blog era um coelho e não um flamingo.
Apesar de eu amar coelhos também, como foram muitas pessoas que fizeram a mesma pergunta, eu reavaliei e vi que fazia todo sentido; assim sendo, o blog agora vai ser oficialmente representado por flamingos, o que não é exatamente uma novidade, já que todo mundo me conhece como "aloka dos flamingo" mesmo.

Mas não é só isso (parece até aquele anunciante chato da Tekpix falando): o ícone novo não vai ficar apenas na tela do computador!

Eu encomendei um neon estilizado com o ícone que vai me acompanhar nos vídeos, editoriais e outros projetos relacionados relacionados ao blog.
O trabalho de mestre ficou por conta do Diogo da Superneon; pra ver os outros trabalhos dele entrar em contato, é só clicar aqui.

Apenas pra deixar claro, o neon não foi jabá, tá, mores?
Tô indicando quem fez porque sei que algumas pessoas vão perguntar depois, então, não custa agilizar a vida, rs...

E nem queiram saber como eu fiquei quando vi esse neon aceso pela primeira vez! Cena degradantes para a humanidade. Foram muitos beijos de língua nesse flamingo -não, pera- e muitos litros de Chanel n5 chorados...

Eu também criei ilustras novas que vão fechar o pacote personalizando as redes sociais e outros elementos do blog. Os sorvetinhos que estavam por aí (que pessoa louca é essa que faz um projeto de identidade visual pro inverno começando em barbearia retrô e termina em sorvetes, minha nossa senhora da bicicletinha amarela?) serão substituídos por ilustras de objetos de plástico coloridos. Se você for na página do blog no facebook agora, já dá pra ver elas por lá.

Mas todas as idéias não fariam sentido se não tivesse um layout digno para acolher e agrupar ilustras, logo, ícone e posts novos.

E aí que entrou a Gabriela, do The Basic Page, que foi uma querida e me ajudou com muito carinho e dedicação a deixar o layout do jeitinho que eu queria.

Mais uma vez, não se trata de jabá. Tô evidenciando o trabalho dela aqui porque quem tem blog na plataforma blogger -do google-  como eu sabe o quão sofrida é a jornada em busca de bons layouts. Quase uma caminhada pelo vale da sombra da morte, segundo salmos 91.
Infelizmente, a gama de bons profissionais que se dediquem a essa linguagem é muito reduzida, mas graças a Daisy, encontrei a Gabi (aquelas que se acham íntimas) que me ajudou muito e o layout novo ficou assim:
Imagino que muita gente vai estranhar a ausência daquela barrinha lateral com informações, fotos e widgets de redes sociais, mas eu justifico minha escolha: de algum tempo pra cá, os posts tem ganhado  fotos produzidas especialmente para o blog, e como eu dedico muito tempo preparando cada detalhe, queria que vocês conseguissem ver tudo com a maior clareza e nitidez possível -em outras palavras, eu queria fotos grandes bem bapho na cara de vocês-, daí a idéia de ter um layout com mais espaço para as fotos.

Os widgets mais importantes migraram para o rodapé e as demais informações relevantes se encontram no menu que fica no topo da página.

Eu reorganizei as tags do blog e refiz a estrutura das categorias e ficou bem mais fácil para vocês encontrarem o conteúdo que estiverem aqui nessa farofa que a gente chama de blog.
Ainda falta alguns ajustes nas tags, mas já dá pra navegar por elas sem problemas.

O layout continua sendo responsivo (se adapta a qualquer tamanho de tela); o que muda é que agora o que você vê na tela do celular é bem mais próximo do que aparece no desktop, já que o layout tem características semelhantes nos diferentes formatos de tela.

Bem, por agora, é isso!
Espero, de coração que vocês gostem tanto quanto eu do novo layout e que a gente possa ter cada vez mais interação, inspiração e torta de climão da Joelma falando que a Lua não trai, quem trai é o ser humano, jogando indireta pro Chimba no palco. Ô, glórias.
Mentira, a parte da Xoelma não precisa, né, kiridas, mas pode trazer o remedinho aí que eu tô falando coisa com coisa já.
É empolgação e felicidade com o layout e os projetos novos para o blog.

Tem mais novidadinhas a caminho que eu só vou contar na hora certa, mas quero saber o que vocês acharam do layout e do blog depois da lipo.
Pega essa caixinha aqui em baixo e rala bastante esse tchan, meu amor. Deixa um comentário bem bapho, porque sim...

Bjs do Math e até logo!

Comentários

back to top