DESIGN: inspirações para você montar sua horta

Mudanças culturais tem reflexo direto na arquitetura e no design de interiores, que por sua vez, têm de se adequar às necessidades das pessoas; 
Uma das maiores mudanças culturais dos últimos anos é a forma como as pessoas tem repensado o conceito de SUSTENTABILIDADE, consumo consciente, qualidade de vida, alimentação saudável...
E tem forma melhor de se alimentar bem do que acrescentando às refeições do dia-a-dia alimentos orgânicos?
E se esses orgânicos vierem do seu quintal? Que delícia, heim?!
Trouxemos para vocês hoje duas idéias para você se inspirar e montar sua própria horta, sendo uma para lugares pequenos, e outra para quem tem um pouco mais de espaço; Ambas deixarão sua cozinha mais charmosa, e sua vida mais gostosa!
Vamos lá?

Para montar um cantinho verde, são necessários um local ensolarado, alguns vasos e, claro, disposição. 
Os cuidados incluem regas, adubagem e controle de pragas; É semelhante a ter um bichinho de estimação. Dá trabalho, mas vale a pena!
(Para ver as imagens em tamanho real e ter mais detalhes, clique sobre elas)

Arco-íris na janela
Pra quem adora cozinhar, mas tem uma cozinha pequena, falta de espaço não é problema para fazer uma horta como essa; Neste caso, o único espaço disponível era a janela, e foi feito da seguinte forma:
Uma chapa de vidro de 10mm foi encaixada em suportes metálicos e pronto! É só colocar os vazinhos com os temperos escolhidos por você.
Observe que o modelo da janela é do tipo abre e fecha, por isso, o suporte para a horta não atrapalha!

Quer fazer também?

- Em apartamentos ou casas sem pátio, eleja a sacada ou qualquer local protegido de ventos e onde incida sol pelo menos três horas por dia.

- Além de vasos e floreiras, vale usar caixas de madeira ou latas, desde que tenham no mínimo 0,20 m de altura.

- Faça um ou mais furos no fundo (dependendo do tamanho do recipiente) e cubra com pedriscos ou argila expandida, seguidos de manta de drenagem. Então acrescente a terra, que assim não ficará encharcada.

Corredor Rústico


Esta segunda idéia, para quem disponibiliza de um pouco mais de espaço, foi inspirada no livro "Sob o Sol da Toscana", em que a protagonista alcançava os temperos pela janela da cozinha.
Neste caso, as ervas cultivadas são salsa, cebolinha, orégano, endro, tomilho e até alface. Vasos com alecrim, pimenta e manjericão completam a seleção aromática.

#COMOFAS?

Para fazer uma igual você vai precisar de suportes metálicos para prender as floreiras no muro. As usadas nesta horta são de fibrocimento sem amianto(1,10 x 0,25 x 0,25 m cada uma).
A mistura de terra e húmus foi colocada diretamente dentro das floreiras,e a frequência de rega varia conforme a exposição a sol e vento, entre outros fatores. Cheque a umidade da terra e molhe quando estiver seca(o solo, não as folhas) ;

Como ocupa pouco espaço, a solução também vale para apartamentos.

E aí, gostaram das idéias???
Conta pra gente o que você achou...

Fonte: casa.com
Imagens: divulgação

Comentários

back to top