Brasília - DF, Brasil

Pool Party - festinha no quintal

E quem diria que, um ano depois, a gente voltaria a um ponto muito parecido com o do ano passado: trancados dentro de casa com medo do que se passa lá fora.

Aqui em Brasília, foi decretado lockdown pela primeira vez (ficaremos em restrições mais severas por 15 dias) e isso é apenas uma confirmação de uma realidade tão dolorosa de aceitar quanto necessária: o tal "novo normal" não passou e a nossa vida continua num balanço, ora em cima, ora em baixo e entender que mudanças de comportamento são essenciais pode, sim, nos trazer menos frustrações.

Entre as mudanças pelas quais precisamos passar ao longo do último ano, uma está diretamente relacionada ao que a gente sempre compartilha aqui: as celebrações, que continuam em configurações atípicas (aquele post ensinando como fazer festinha em casa nunca fez tanto sentido, né?) e que precisam de uma nova cara, não apenas por questões sanitárias, mas também por uma questão de grana (tá sofrido ver os produtos que a gente ama ficando cada dia mais inacessíveis e distantes).
Quando surgiu o convite da Dona Festeira para fazer uma produção de férias, várias coisas me vieram à cabeça, entre elas, o fato de que essa produção deveria mostrar que festinha pequena em casa pode ser mais enxuta mas, não por isso, menos divertida e lúdica.

Além de todas essas outras questões, que já são um grande desafio, a gente tinha um bônus: pool party foi o tema escolhido e, por mais que seja um tema que eu adore, é sempre mais complexo entregar algo novo quando se trata de um tema já tão explorado.
Mas eu amo desafio, não fujo deles e a colcha de retalhos foi se formando mais ou menos assim...
De cara, eu pensei na ideia de uma festinha pequena, que pudesse ser feita no quintal ou na varanda de casa, bem assim... "mesa do parabéns", sabe?
E o mais legal é que ficou equivalente exatamente ao meu menor pacote de festas, mostrando que "apenas" uma mesa do bolo não precisa ser entediante -pelo contrário, pode ser lindo também.

A Cris, responsável pela curadoria de todo o acervo da Dona Festeira, me apresentou a ideia dos painéis que usamos ao fundo ainda no ano passado, antes de eles ficarem pronto; eu amei a junção dos tons de azul e aproveitei que eles me lembravam um pouco algumas formas de trampolim para criar a base da composição.
A partir daí, a gente já tem um princípio de ideia de pool party diferente das demais, com uma pegada um pouco mais clean, a partir das formas geométricas e de uma cartela de cores mais reduzida, ficando nos azuis, complementando com amarelo, para dar aquele contraste e trazer um clima mais solar, junto com turquesa e uma pitadinha de coral (pitadinha mesmo, bem sutil).

Nesse ponto, já tava claro que o resultado deveria ser uma mistura daquele clima de domingo no clube com brincadeiras de férias no quintal, como banho de ducha e uma tarde na piscina de plástico.

Eis aí o caminho para ressignificar um tema tão "batido": buscando recortes de tema nas sutilezas, levando-os para diferentes lugares, criando, por exemplo, uma festa "de menino" que foge aos temas mais caricatos e agressivos, afinal, menino também tem uma visão lúdica do mundo (existe coisa mais lúdica que super-herói, por exemplo? rs).
E se não tem amiguinhos e primos pra cantar parabéns e brincar juntos, como faz?

Uma coisa que eu sempre gostei de trazer para as festas agora faz mais sentido do que em qualquer outro momento: os brinquedos das crianças ganham espaço, fazem cena e deixam a festa menos montada e mais perto da realidade da criança, que se reconhece através de algo que já é parte da sua rotina ali, na mesa, num cantinho na decoração.

Aqui, escolhemos 3 mascotes que ganharam roupinhas e acessórios feitos à mão por mim, tudo customizado para entrar no ritmo da festa
Eu sempre falo sobre linguagem visual por aqui e sobre como os detalhes importam, né?
Saber o que você quer comunicar é tão relevante quanto saber o que não comunicar e, aqui, a gente tirou tudo que fosse muito ornamentado pra chegar num resultado bem levinho e mais descolado, optando por suportes e boleiras que lembram azulejo e escadinha de piscina, mantendo tudo num mesmo clima.


Quando eu dividi meus projetos de festa em 3 pacotes, fiz isso pra facilitar a vida de todo mundo e deixei o menor deles bem focado na praticidade, tirando tudo que pudesse pesar no orçamento do projeto, inclusive a parte de criação gráfica, que fica reduzida à um convite digital.
Ainda assim, a gente consegue chegar a um resultado super fofo e eu acho que isso é uma forma de mostrar que a gente nunca deve ficar preso a um determinado item como muleta nos projetos.
Aqui, o que seria equivalente à ilustrações de um convite digital viraram biscoitos decorados, que trazem o tema de forma mais figurativa para a decoração de uma forma simples e que as crianças amam (bem mais do que papel, inclusive, rs).
Das modas que a gente inventa: não basta ter mascotes, eles precisam participar da festa e entrar na brincadeira, então, mandamos fazer espreguiçadeira para o aniversariante e para os amigos de pano também.

E como festa no quintal sem ducha não é a mesma coisa, o painel serve de apoio para um chuveirão feito de cano de PVC e escorredor de plástico, por onde jorram balões que enchem a piscina, numa releitura criativa dos arcos orgânicos que já foram vistos à exaustão, mas que seguem sendo uma janela de infinitas possibilidades.


Outra coisa que muda bastante com festas em casa e sem convidados, é a comida: muita gente tem optado por enviar kits para a casa dos convidados (que participam via chamada de vídeo), logo, não tem necessidade de encher a mesa de docinhos, né..

Para a produção, o bolo ajudou a contar a história, com estampa de grid feita à mão e formas geométricas em chocolate, além dos macarons em formato de boia e nas cores da festa -e dos biscoitos, já apresentados.

Numa versão vida real dessa mesma festinha, eu sugeriria também saladinha de frutas e água de coco para a família aproveitar a festa por mais tempo com comidinhas leves, tudo seguindo o tema e a cartela de cores.
Quem concorda?




Se você gostou de tudo até aqui, pode aproveitar para ver outras festas fofas e se inspirar um montão navegando pelo arquivo de festas clicando aqui.
E se você quer uma festinha assim pra chamar de sua também, é só mandar um alô para contato@blogdomath.com.br e a gente conversa melhor sobre formatos, valores etc (no meu perfil no instagram tem um destaque fixo com mais detalhes também, viu).


Por fim mas não menos importante, a famosa hora de enaltecer o trabalho da equipe maravilhosa

Primeiro: nosso modelo fofo e apaixonado por coca-cola, João Gabriel, que aceitou fazer várias poses e desafios 😹
Locação e mobiliário: Dona Festeira
Fotografia: Ana Coelho
Balões: Sr. Festa
Bolo: Thais Terra
Biscoitos: Renata Leite
Macarons: Nube


Por hoje é isso...
Beijos do Math e até a próxima!

Comentários

back to top