Brasília - DF, Brasil

BLOGROLL - meus blogs sobreviventes favoritos

blogs pessoais interessantes criativos blog do math blogroll 2020


Eu sou, irremediavelmente, uma pessoa de alma nostálgica, e acho que dá pra perceber isso no meu trabalho, nas minhas referências, nas coisas que eu crio... tem sempre um perfume antiguinho em algum lugar e, com toda a loucura que tá nossa vida hoje, minha nostalgia tá sempre me levando de volta há quando a gente se relacionava com a internet de um jeito menos doido, menos frenético e, porque não dizer, menos agressivo.

Eu já falei nos stories algumas vezes sobre como percebo a diferença entre sentir que tá fazendo parte ou acompanhando a vida de uma pessoa através do BBB das redes sociais e de ter um contato através dos blogs: pra mim, enquanto a gente tá navegando entre um feed e outro, pulando para o próximo story, a gente tá acelerado -hoje, eu consigo claramente perceber como esse comportamento ansioso se aproxima, toma conta e quando ele me faz mal-, ao passo que, quando a gente abre um blog para pegar uma dica, ver um tutorial ou ler um textão com opinião de alguém que a gente gosta sobre determinado tempo, a sensação é de estar sentado com a pessoa num café, batendo um papo sem muita pressa.

Eu ainda vejo os blogs um pouco como eu enxergava as revistas e acho que ainda tem um pouco da magia do ritual de folhear o exemplar do mês ou da quinzena pela primeira vez, descobrindo os detalhes em cada página, na diagramação, nas imagens e, claro, no texto, através da informação.

Eu sei, também, que as redes sociais são parte importante da nossa vida hoje e que, bem possivelmente, a gente não vai se desligar delas, mas outra coisa que eu sempre disse também é que uma coisa não anula a outra. Eu me pego perguntando quando foi que a gente passou a achar que tá ok colocar tudo da vida num único lugar: relações familiares, lazer, trabalho, namoro e até mesmo relação com nossos pets etc...

Pode ser apenas um delírio mas, honestamente, acredito que um caminho mais saudável é onde a gente divida melhor o tempo -inclusive o que passamos na internet- entre coisas e atividades distintas, até porque eu consigo perceber claramente que existe uma mão invisível nos induzindo a ficar cada vez mais isolados dentro das nossas bolhas de algoritmos numa mesma plataforma pelo máximo de tempo possível e é a partir disso que gosto de traçar um paralelo entre conteúdo nas redes vs. blogs: quando digo que nossa relação pode acontecer, simultaneamente, através desses dois canais, eu tô tentando dizer que a rede social também é importante pra mim, profissionalmente, mas nem tudo o que eu quero ser e expressar cabem dentro de um grid de feed e é por isso que, 9 anos depois, mesmo com os blogs estando cada vez distante dos holofotes, eu continuo acreditando nesse formato.

A gente precisa considerar, também, o quão nocivo é deixarmos que apenas algoritmos viciados nos indiquem o que vamos consumir. Isso desestimula nossa curiosidade e nossa vontade de encontrar coisas novas, de buscar referências em lugares não óbvios e, consequentemente, de termos repertório e bagagem cultural mais ricos e diversificados...
Considere que, quando você tá navegando entre um blog e outro, você está fazendo sua curadoria e, ao mesmo tempo, seguindo uma curadoria mais humanizada -e isso é uma das coisas que eu tenho sentido muita falta da época em que os blogrolls eram uma realidade: a gente conhecia gente e histórias novas através dessa navegação, de interesses em comum, tudo feito por gente de verdade e não por robôs.

Eu acho que, no fim das contas, a gente tá falando sobre relações mais humanizadas, mesmo através das telas, onde a expressão criativa se dava de outras formas (formas essas bem mais trabalhosas do que gravar stories de 15 segundos, mas bem mais gratificantes e envolventes) e, por isso, eu resolvi revisitar todo meu blogroll e reativar essa página aqui no blog.

Como eu sei que vários blog antigos hoje estão inativos, eu resolvi rever toda minha lista e primeira coisa que percebi foi o quanto ela era branca, padrãozinha e eurocentrista e quis dar uma melhorada nisso.
Fui atrás de meninas que estão fazendo trabalhos incríveis, principalmente a partir da junção entre site/blog e redes sociais, falando de coisas relevantes e trazendo leveza e coisas úteis para a nossa vida.

Decidi fazer isso porque sei que muita gente, com o passar do tempo, acabou perdendo a relação de blogs que acompanhava então, se você quiser retomar, de alguma forma, esse hábito, aqui estão meus favoritos do Momento:

BLOGS BRASILEIROS:
SERNAIOTTO
Lominha tá por aqui desde quando tudo era mato e já ajudou muita gente a criar e organizar seu próprio blog (eu fiz meu primeiro media kit depois de fazer o curso dela 💖). No Sernaiotto, ela fala sobre sua vida na Coreia, skin care, comidinhas, tecnologia e várias outras coisas, além, é claro, de blogs.
Eu amo que a Loma não se limita a apenas um tema e fala sobre diversas coisas que fazem sentido pra ela e pra quem a acompanha, algo bem parecido com a minha forma de enxergar o assunto.

MELINA SOUZA
Mel é uma das minhas pessoas favoritas na vida porque ela é, ao mesmo tempo, doce, criativa, sensível e, principalmente, é gente de verdade.
No seu blog, que já teve várias fases diferentes (e um layout feito por mim, YAY ♡), a Mel apresenta o lado mais charmoso e acolhedor de Curitiba -cidade que eu amo-, fala sobre livros, entretenimento, papelaria, fotografia e mais um monte de coisas, tudo dentro desse abraço quentinho que é o mundo dela.

FLAMBOESA
Fran é outra amiga pessoal que a internet me deu de presente.
A gente se encontrou na mesma viagem à Curitiba em que conheci a Mel pessoalmente. Na ocasião, eu fui lá produzir um especial de natal e, na cara de pau, chamei a Fran pra participar com a gente.
Bem tímida, Fran chegou quietinha e a gente se divertiu um monte com uma receita que nunca viu a luz do dia, mas que uniu a gente até hoje.
Se por acaso você não conhece essa pessoa maravilhosa, ela é a DONA do foodstyling e, além de cozinhar divinamente, faz as fotos mais lindas de comidinha dessa internet todinha 

TOFFEE DROPS
Em vários momentos, eu já falei pra Andréa que amo ter a companhia dela na blogosfera porque somos duas almas taurinas falando sobre  uma visão de mundo parecida a partir de Brasília -sem contar que ela é do time das sobreviventes: o Toffee completou 10 anos.
Andréa tem uma visão muito poética e o Toffee Drops é aquela dose de descanso para os olhos e inspiração para a alma que acalma a gente em dias tensos, sabe...
Sem contar os posts lindos de viagem e os cliques maravilhosos que ela faz até com celular.

STARVING
Amanda é formada em design gráfico, apaixonada por modas e minha companheira de conteúdo de festa, sempre produzindo coisas criativas relacionadas à datas sazonais com muito brilho, glitter e cor.
No starving, você encontra tutoriais de coisas para casa, fantasia, make etc.

SUNDAY COOKS
Quem diria que um blog de receitas poderia virar um blog de viagens?
Foi o que aconteceu com o conteúdo da Nat e do Fred com o Sunday Cooks, um blog cheio de roteiros e dicas de lugares do mundo inteiro, tudo feito de um jeito bem autêntico.

CHATA DE GALOCHA
Lu é conhecidíssima e eu amo como ela cresceu, transformou o blog em uma marca sólida, ressignificou toda a sua lógica de produção de conteúdo e algo muito forte continua lá, intacta: sua reputação e credibilidade, que a ajudaram a transformar sua marca também em produtos (eu amo esse caminho).

BLOGS GRINGOS:

PROBABLY THIS
Entre tantas gueis biscoiteiras internet afora, Matt e Beau são um respiro e uma inspiração pra mim porque conseguem passar essa barreira da bicha que não tem nada pra mostrar além do corpo perfeito e, de forma simples e sem afetação, compartilham parte da sua rotina enquanto um dos casais mais fofos dessa internet (serião: eu queria ser amigo deles).
Além de muito gatos, os dois são super criativos e estão sempre colocando a mão na massa: já reformaram um trailer inteiro e atualmente estão transformando uma casa inteira (eles compraram recentemente e eu fiquei MUITO feliz por essa conquista deles).
Por lá sempre tem algum tutorial, dica de jardinagem ou receita rolando :)

KATRINA BLAIR
Katrina tem um dos blogs de decor mais fofos de todos, focado em soluções de decoração para otimizar espaços pequenos e casas antigas, tudo bem vida real.
Dá vontade de abraçar cada post e de entrar em cada cantinho dos que ela mostra por lá.
E o mais legal é que o blog dela ainda é atualizado com uma frequência considerável, ou seja: já dá até pra salvar na barra de favoritos e olhar de vez em sempre pra se inspirar.

WIT AND DELIGHT
Mais um dos blogs que conseguiu sobreviver e que tem atualizações frequentes (amo ♥), o Wit and Delight tem uma proposta incrível de falar sobre lifestyle baseado em experiências de vida de uma forma que eu admiro e queria alcançar um dia: apesar de serem muitas pautas distintas, tudo se amarra muito bem e inspira de verdade -sem contar a estrutura profissional e técnica por trás do conteúdo, um sonho!
Do texto à edição das imagens, tudo é coerente, lindo e 

GLAMAZON DIARIES
Esse é bem look do dia, falando das peças do momento, liquidações e sobre onde comprar, mas por um ponto de vista muito especial: o da Makeda, uma mulher africana fora dos padrões de magreza estabelecidos pelo mercado da moda fazendo conteúdo sobre o assunto desde 2007, mostrando que todos os tamanhos e formas de corpo podem se vestir de forma criativa.
Eu amo que ela é super ousada e faz umas combinações super exageradas, misturando peças mais exclusivonas com coisas baratas, do jeitinho que eu adoro.

STEPHANIE YEBOAH
Stephanie é uma escritora, jornalista e blogueira de 31 anos falando sobre estilo pessoal (a bicha lacra muito nos looks, benza Deus!), confiança corporal, saúde mental e amor próprio de uma forma muito honesta e vulnerável através de textos descomplicados e cheios de verdade.
Eu curto acompanhar a Stephanie para ter contato com uma realidade distinta da minha, entender melhor sobre vivências diferentes das minhas e, com isso, melhorar meu senso de empatia.
Esse post aqui onde ela fala sobre a importância das pausas é absolutamente TUDO PRA MIM.

GRACIE FRANCESCA
Gracie é uma criadora de conteúdo sobre bem estar, espiritualidade e body positive e a bicha serve um senso de styling maravilhoso.
Amo que as maquiagens dela são sempre maravilhosas e, apesar de estar mais presente no insta do que no blog (como quase todo mundo hoje em dia), ela sempre se esforça pra trazer algum papo mais profundo e manter o blog vivo.
Ela também é uma das pessoas que vem questionando esse ritmo frenético e tóxico de ser "blogueira" e produzir conteúdo nessa frequência absurda que o mercado exige da gente.

100 LAYER CAKELET
Um blog de festas com milhares de ideias e inspirações possíveia pra quem ama comemorar a vida.
Apesar de consumir o mínimo de conteúdo de festas possível (para evitar interferências no meu processo de criação), eu gosto de ter alguns links criativos sobre o assunto sempre por perto :)

THE HOUSE THAT LARS BUILT
Brittany é uma das pessoas mais criativas de toda a blogosfera e eu amo acompanhar essa mulher e ver sua evolução e sua capacidade de se reinventar sempre.
Já fiz um workshop dela e a organização de ideias dela também é simplesmente maravilhosa.
No blog dela, você vai encontrar projetos DIY dos mais variados tipos possíveis, conteúdo e inspiração de decor e uma lojinha cheia de arquivos, cursos e produtos pra quem curte colocar a mão na massa.

GARANCE DORÉ
Além de um ícone do Bom gosto, Garance Doré é uma das minhas inspirações quando se fala de produção de conteúdo, layout, diagramação, ilustração... a p*rra toda!
Não é tão pessoal, afinal, cresceu e virou um belíssimo negócio, mas continua sendo incrível de acompanhar pois sempre tem pautas relevantes, lindas e inspiradoras.
As pautas do Doré são moda, beleza, lifestyle e comportamento.

WISHWISHWISH
Carrie tá no meu blogroll há muito tempo e nunca saiu... é uma evolução que eu gosto de acompanhar (e amo ver como ela coloca criou uma narrativa que inspira outras pessoas e, ainda assim, diz muito sobre ela).
No WishWishWish, Carrie atualmente fala sobre beleza, modas, viagens e mostra um bocadito de Londres por seu ponto de vista. 

HEY MACA
Foi um dos últimos que acrescentei aqui no blog e foi indicação da Clarissa, uma das leitoras que acabou virando minha amiga pessoal, apesar de a gente nunca ter se conhecido pessoalmente.
A gente vive trocando figurinha e ela tem cada achado maravilhoso (esse blog é um deles).
Maca produz conteúdo bem colorido, solar e no blog, ela fala sobre viagens, decor, gastronomia e DIY (o blog dela também é atualizado frequentemente, coloca aí na sua lista pra acompanhar).

DESIGNLOVEFEST
Além de blogueira raíz, Bri tem um radar infalível pra tudo de mais incrível em design, estética, inovação e tudo que existe de mais lindo e fresco mundo afora e boa parte dessa curadoria é compartilhada no DesignLoveFest, entre posts sobre gastronomia, bem estar, flores, decor e viagem.
A conta dela no instagram também serve de tudo. Musa!

A BEAUTIFUL MESS
Esse é bem conhecido e segue entre meus favoritos porque, pra mim, é um exemplo de como transformar um blog em um negócio de sucesso sem perder a essência e o tom pessoal.
Elsie e Emma transformaram o ABM em produtos, cursos, apps (eu uso todos os que elas lançaram e amo) e continuam produzindo pautas relevantes sobre 

OH JOY
Joy Cho começou seu trabalho como estúdio de design e conseguiu, de fato, transformar alegria em uma parte importante da assinatura de sua marca de lifestyle através de cores e formas e, em seu blog, ela compartilha um monte de ideias pra deixar a vida assim, mais colorida, através de ideias de DIY, decor, moda, gastronomia e, claro, alegria.

SUGAR AND CLOTH
Sou muito cadelinha desse blog, sim.
Acompanho Ashley há anos, antes da maternidade e sempre recebi muita inspiração de seus posts lindos com fotografia impecável sobre DIY, decor e comidas lindas de se ver e desejar.
Além disso, eu amo particularmente a honestidade dela em compartilhar e falar sobre coisas que outras bloqueiras menores gostariam de saber, como, por exemplo, qual o caminho para se fazer dinheiro a partir de um blog.

Ufa...
Foi um parto fazer essa lista, conferindo um monte de páginas pra saber se ainda eram atualizadas ou não e, principalmente, o que ainda era compatível com o que eu gosto de ler/acompanhar.
Mas espero que essa curadoria sirva pra te ajudar a retomar a leitura de blogs, caso seja a sua vontade e eu continuo aceitando indicações de blogs sobreviventes, viu?

Por hoje é isso...
Beijos do Math e até a próxima!

Comentários

back to top