MODELOS DE PALETÓ: QUAL E COMO USAR


O caminho mais rápido para deixar um look masculino mais elegante é através de um bom paletó ou blazer, porém, ele deve estar bem cortado e adequadamente ajustado ao corpo. Caso contrário, o resultado poderá ser desastroso!
O fato de termos várias opções disponíveis no mercado deveria facilitar a vida, mas, sem as informações necessárias, ocorre o contrário. Você sabe qual o modelo ideal para o seu corpo? E como abotoá-lo? São essas as dúvidas que tento solucionar de forma objetiva a seguir. Vale até fazer uma colinha pra deixar na carteira e não errar na próxima compra, viu...

Paletó com 1 botão:
blog de moda brasilia

Esse é o meu modelo preferido!
Apesar de não ser tão comum no mercado e não ter tanta aceitação, é uma boa alternativa pra quem quer disfarçar aqueles quilinhos a mais e/ou ganhar alguns centímetros visualmente: a lapela mais comprida resolve nos dois casos.
O botão pode ser usado aberto ou fechado, seguindo a regra que vale pra todos os modelos: sentou? abra. Levantou? Abotoe!

Paletó com 2 botões
blog de moda brasilia paleto terno
O modelo mais recomendado para os rapazes de estatura baixa, por alongar a silhueta, e para os homens de porte atlético, por equilibrar o volume entre o peito e a cintura, deixando  o torso mais harmônico. 
Abotoa-se o botão de cima. Nunca o de baixo!

Paletó com 3 botões
blog de moda brasilia paleto terno

Com a lapela apontando pra cima, é uma boa opção para os mais magros. Como o trio de botões corta a silhueta ao meio, torna-se também uma boa escolha para os rapazes mais altos.
IMPORTANTE: Esse, ao contrário do modelo de 2 botões, deve ser evitado por homens de porte atlético!
Abotoa-se o botão do meio, e a regra geral continua valendo: o de baixo fica sempre aberto.

Paletó com abotoamento duplo
blog de moda brasilia

O famoso jaquetão, que andava bem sumido dos radares da moda ensaia seu retorno nas passarelas, e já ganhou alguns adeptos nas ruas. Seu abotoamento é constituído por duas fileiras de botões que, visualmente, quebram a verticalidade do corpo. Mais uma boa escolha pros altos e magros.
Abotoa-se somente o botão do meio, da fileira da direita.

Comentários

back to top