FASHION: Qual é o meu estilo?

Gostaria de começar este post de um jeito diferente, convidando você a ouvir um pouquinho de cada uma destas versões da música "Like a Virgin", da Madonna, e responder a seguinte pergunta:










Escolheu? (eu prefiro a segunda!)
Agora responda mais esta pergunta:


 Em um mundo contemporâneo onde as informações de moda são difundidas cada vez mais rápido através dos canais de informação, nasce uma terceira pergunta:
Qual é o meu estilo?

Como personal stylist, a primeira etapa do meu trabalho com cada cliente é um mapeamento de estilo, que acontece através de alguns momentos de conversa, com a finalidade de descobrir qual o estilo de cada um deles e adaptá-lo às suas necessidades diárias.
Cada caso é muito singular, mas há algo em comum em praticamente todos: as pessoas sentem necessidade de estarem bem vestidas e buscam informações de moda em várias fontes, até ficarem confusas e chegarem a conclusão de que precisam de uma ajuda profissional.
Mas por que isso acontece?

Muito além do guarda-roupas
As duas versões da mesma música no começo do post possuem elementos sonoros completamente diferentes, assim como os quartos, que também possuem elementos visuais distintos.
Ao fazer uma escolha, você está exercitando seu estilo, mesmo que ainda não o conheça ou esteja em dúvida sobre ele.
Eu diria que aí está a resposta para a útima pergunta, pois cada pessoa tem desejos e necessidades únicas, e as informações divulgadas em blogs, revistas ou programas de TV não funcionam para todo mundo.
Para quem não conhece o próprio estilo, é difícil filtrar quais informações devem ser guardadas e quais podem ser descartadas.
Pense no seu restaurante, carro ou smartphone preferido. Agrupe-os e observe as características mais importantes de cada um. Estas características revelam um pouco sobre o que você espera de determinados produtos ou serviços, como sofisticação, modernidade, praticidade, beleza (etc.), e automaticamente apontam traços de sua personalidade: seria você uma pessoa prática, perfeccionista, apressada, calma, romântica?
Esse conjunto de informações, constituem seu estilo de ser e viver, que deve prevalecer também na hora de se vestir.


Estilo e moda: o casamento perfeito
Pense em Kate Middleton e Lady Gaga; consegue imaginar uma troca de figurino entre as duas?
Cada uma delas mantém, à seu modo de ser, uma imagem marcante e capaz de atrair os olhares do mundo cada vez que aparecem publicamente.
Sempre discreta, Kate possui a elegância de uma princesa (embora tenha recebido o título de duquesa, por não ser de família real). Gaga, por sua vez, é dona de uma imagem excêntrica e ousada, sempre surpreendendo a todos.
Eis aí um exemplo de manifestação do estilo: independentemente de quantas vezes trocarem de roupas, a marca de Kate e Gaga já está imprimida. Ambas usam a moda apenas como complemento do estilo, comunicando através da imagem o que sentem e vivem no momento.
Quer trazer isso para o seu dia-a-dia? Reserve um tempo para auto-observação e use apenas aquilo que realmente gosta, e que a(o) faz sentir confortável.
Testes de estilo existem aos montes, mas a resposta real para a pergunta chave deste post está diante do espelho, onde você escolhe todos os dias pela manhã, junto com seu look, a mensagem que você vai passar para o mundo!



Comentários

back to top