Desde que eu me entendo por gente, sempre gostei de coisas coloridas... de tons pastel ao neon, meu olho sempre se atraiu por cores, seja num mural grafitado, num móvel colorido ou em peças de roupa / objetos de decor para casa e eu me sinto privilegiado em poder inspirar pessoas a perderem o medo de ousar e começarem a ousar e misturar cores nas suas vidas também.

Na verdade, eu acredito mesmo que eu sempre tive uma atração por tudo o que seja feliz, o que transmita alegria e fica cada vez mais claro na minha cabeça que essa é a mensagem que eu quero deixar no mundo: a de transformação de histórias, vivências e experiências em momentos de felicidade, que podem estar em um copo de suco de fruta, em uma festa, na estampa da sua brusinha do dia, na cor do seu esmalte ou em qualquer outra coisa que consiga fazer você sorrir em meio ao caos da vida.

E quando eu recebi o convite da equipe da Magnólia para criar uma coleção, com total liberdade criativa, eu não poderia ter um tema melhor do que essa mensagem de transformação, alegria e felicidade, principalmente por se tratar de produtos que nos acompanham na nossa rotina.

E depois de alguns meses de muito trabalho, dedicação, reuniões e incontáveis mensagens no grupo do whatsapp -aproveitando o pós carnaval, que é quando o ano começa de verdade-, eu queria apresentar com calma os detalhes da nossa coleção para vocês:



Se eu disser que gravei mais de uma hora de vídeo falando detalhes sobre a coleção, você acredita?
Pois bem, é verdade! A coleção tem muitas nuances e detalhes e eu tive que cortar muita coisa na edição para manter o ritmo e evitar que o vídeo ficasse chato/arrastado/monótono, mas aproveitei o post com as fotos, onde vocês podem ver melhor alguns detalhes e listei algumas coisas legais sobre o processo criativo da coleção que você pode ler logo ali em baixo...

O nome da coleção inicialmente seria Follow The Rainbow, baseado nessa busca constante por inspiração através de coisas simples e da alegria que as cores trazem para a nossa rotina.
Na verdade, eu queria que qualquer pessoa que usasse algum dos produtos se tornasse um color hunter, inspirad@ a descobrir e espalhar cor mundo afora -tanto que praticamente todos os produtos tem alguma surpresinha colorida escondida em algum lugar. Você já descobriu alguma?

Acho que é até um pouco óbvio dizer que encontrei muita inspiração na música, né?
Diferente da maioria dos projetos, onde eu sempre busco uma sonoridade menos comercial e mainstream para me inspirar, dessa vez, as principais referências vieram do pop e de músicas que fizeram sucesso na segunda parte dos anos 1990 e começo dos 2000.
A playlist está disponível na minha conta no Spotify e tem o nome inicial da coleção, pois eu achei que faria sentido manter.
A primeira música da playlist foi Heartbreaker, da Mariah Carey, do álbum Rainbow... não preciso dizer mais nada, né?

Não é novidade que eu amo estudar sobre tendências, então, eu estava consciente desde o comecinho de tudo que viria uma onda ainda mais forte de referências de 90's e 00's para todas as esferas do mercado, o que eu não esperava era que durante o processo de criação da coleção, surgissem tantas músicas pop falando exatamente a mesma linguagem do projeto, como 1999, da Charli XCX, que representa exatamente o que eu tinha em mente quando comecei a organizar as idéias e fazer os primeiros rabiscos da coleção e foi exatamente por isso que ela passou a encabeçar a playlist, fazendo a abertura ideal...



As cartelas de adesivos foram as primeiras coisas da coleção a serem desenvolvidas e elas foram pautando/guiando o desenvolvimento das outras partes dos produtos.
Desde o começo, a gente tinha a idéia de trazer mais adesivos do que uma única cartela, que é comum no mercado: a gente pretendia entregar o dobro mas acabamos exagerando um pouquinho e o nosso planner tem QUATRO cartelas. YAAAY!

Juntamente com o desenvolvimento das cartelas, eu sabia desde o começo que queria uma guarda diferente para o planner, que não fosse apenas uma cor lisa e surgiu a idéia dos confetes, pra gente sentir uma vibe festiva já no desde o primeiro contato.

Eu decidi usar traços mais "soltos" nas ilustras porque queria que cada pessoa que usasse os produtos sentisse uma conexão orgânica e verdadeira, a ponto de sentir lá no fundo que ela poderia ter feito aquela ilustra ou lettering...
Para isso, tentei ir para uma estética com cara de ilustras feitas com canetinha nos cadernos da escola, como um resgate afetivo da nossa relação com papelaria.

Apesar da preocupação com a parte funcional dos produtos, a gente deixou fluir em cada uma das etapas a ideia de ter uma coleção realmente leve e que trouxesse frescor e diversão ao invés de engessar o uso e isso exigiu que a gente fizesse muitos testes, olhasse agendas antigas e até gerou enquetes no instagram pra chegarmos a um resultado equilibrado.


Mesmo a coleção sendo desenvolvida para um fim comercial e abrangendo muita gente que não me conhece no final do processo, eu fiz questão de colocar nos produtos as coisas que sempre estiveram presentes aqui no blog e na nossa história, como festa, decoração, verão e elementos da cultura retrô.
Apesar de ser muita informação para se trabalhar ao mesmo tempo, a grande magia estava no desafio de fazer tudo funcionar bem quando os produtos estivessem juntinhos e, no final, acho que deu certo porque eu amo ver a interação entre cada parte da coleção.

A coleção demorou um pouco mais pra ficar pronta do que a gente imaginava no começo do projeto porque a gente queria ter certeza de que tudo estivesse no melhor padrão de qualidade possível, então, foram alguns testes e refações até chegarmos na versão final de cada produto e a forma como vocês abraçaram a coleção, tanto no nosso preview de lançamento no Math Fest como pelos feedbacks que recebi online de quem já comprou alguma coisa da coleção  comprova que o melhor caminho realmente é o do cuidado e do carinho.

Todos os itens da coleção estão disponíveis nos quiosques da Magnólia e você pode checar onde fica o mais próximo de você checando os destaques no perfil da marca no instagram.

Infelizmente, os produtos não estão disponíveis online, pelo menos por enquanto.

Pra finalizar, eu gostaria de agradecer a Magnólia pelo convite para esse projeto maravilhoso e a cada um@ de vocês que fazem parte dessa história e vibram a cada desafio comigo.

Quero muito saber o que vocês estão achando da coleção e cada feedback conta muito pra mim, tá?

P.s.: estou pensando em fazer um sorteio de alguns produtos da coleção lá no instagram, então, fiquem de olho, tá?

Bjs do Math e até a próxima!

Postar um comentário

Contact

Instagram

© BLOG DO MATH
Design by The Basic Page