FASHION: Trabalhando com Estilo Parte II

Nos dias de hoje, a informação e o acesso a cursos de capacitação profissional e graduação estão cada vez mais acessíveis. Ou seja: A concorrência naturalmente aumenta!
Ter uma imagem adequada pode ser de grande valia em meio a esta disputa onde todos querem um lugar ao sol.
No post anterior, citei a importância de separar look pessoal de profissional,e acho que já deu tempo suficiente para todo mundo assimilar e refletir sobre o que foi dito, então, continuemos!

Dica #2
Observe-se
Segundo capítulo do post com dicas de estilo para usar no local de trabalho!
Como citado anteriormente, a idéia deste post surgiu a partir do atendimento à uma cliente e suas dúvidas na hora de se vestir para trabalhar.

Antes de chegarmos às dicas práticas de criação de looks, há ainda uma fase (também) reflexiva: a da observação.
Com o ritmo corrido e dinâmico dos nossos dias, é comum que algumas pessoas esqueçam de se atentarem a alguns fatores importantes, que se deixados de lado, podem fazê-a perder grandes oportunidades.
Vamos fazer um exercício de reflexão, observando os seguintes pontos:


Primeiro ponto e o mais importante: como é o seu ambiente de trabalho?
Erroneamente, as pessoas associam "Look de Trabalho" à looks tradicionais.
Seria um erro fatal se vestir de forma totalmente tradicional para disputar um estágio ou vaga em uma agência de marketing ou em uma revista de moda totalmente contemporânea...
O importante é se adequar ao local, e esta regra vale para todos os momentos da vida: trabalho, festas, momentos de lazer... Imagine um churrasco com a família onde todos estão vestindo longos/terno: existe algo mais inapropriado?
Para estar bem vestida no local de trabalho, o ideal é estar vestida conforme o local pede.
Algumas carreiras pedem roupas mais casuais e confortáveis, como professora de educação física e personal trainer, por exemplo. Em outros casos, passar uma imagem acessível é necessário (professoras que trabalham com criança ou psicólogas que atuam na mesma área);
E há casos em que é de suma importância ter uma aparência que impõe respeito e passa a imagem de uma pessoa bem sucedida!

Segundo ponto: seu corpo.
Observe-se diante do espelho e concentre-se no que mais gosta!
Esta dica vale ouro e também deve ser empregada em qualquer momento da vida, pois sentir-se segura é fundamental!
Não adiantaria de nada estar com um tailleur Chanel impecável se você não estivesse sentindo-se bem.
O sucesso na carreira profissional depende muito da segurança que se passa no olhar, e da propriedade que se tem ao abordar um determinado assunto.
Para conseguir essa segurança, é preciso saber o que se tem de melhor, e usar roupas que valorizem seus pontos fortes, e o resultado vem de dentro pra fora, a partir do momento em que você se sente feliz com o que vê no espelho.
Observe bem o formato do seu corpo, usando apenas um top e um short justo ou de lingerie, para ter uma melhor percepção do formato.
Algumas mulheres tem quadris mais estreitos, outras, os ombros...
Há diversos formatos de corpo, o que torna cada pessoa única. E para destacar sua singularidade mantendo equilíbrio na silhueta, procure sempre chamar a atenção apenas para o que você mais gosta (mantendo sempre a discrição. Isto será citado no próximo tópico), usando acessórios ou peças que atraiam automaticamente o olhar para estes pontos. O resultado: o que você não curte tanto assim fica disfarçado, ofuscado...

Seu estilo:
Continua valendo o que disse no post anterior: momento de trabalho não é momento de lazer, portanto, por mais que você goste de ousar no decote, ou de usar sandália de dedo o tempo inteiro, o look para o trabalho requer uma aparência impecável.
Cabelos e unhas sempre muito bem limpos e alinhados passam a imagem de uma pessoa cuidadosa, além de serem regra básica de higiene.
Alguns estilos transitam livremente no local de trabalho: o elegante e o clássico.
Os demais, podem interferir negativamente. Explico: Para o local de trabalho, estar vestido de forma elegante, sempre será visto com bons olhos, já o romantismo pode passar uma imagem frágil, ou até mesmo submissa; estilo casual pode beirar a aparência relaxada, e looks modernos pode parecer exagerado.
O ponto principal deste post é que todos os tópicos citados trabalham em conjunto.
Considerar o ambiente de trabalho é o mais importante entre estes.
O seu estilo pessoal nem sempre vai poder transitar no ambiente de trabalho, pelo seguinte motivo:
Imagine que você gosta de vestir no dia-a-dia roupas totalmente confortáveis, e que bermuda e camiseta folgadas seriam o ideal, mas você pretende alcançar um cargo importante no trabalho, e que para isso, você tem que representar a imagem da empresa no contato com o cliente:
O que seria melhor visto? O look folgado e confortável do dia-a-dia ou um look mais elegante?


Algumas dicas básicas podem ajudar a descomplicar na hora de levar um pouco do seu estilo  pessoal para o ambiente de trabalho. Veja:

Se você faz a linha casual, e gosta de peças confortáveis, o ideal é usá-las sempre junto com alguma outra peça mais sofisticada, por exemplo, jaqueta+alfaiataria.

Para as românticas, uma boa aliada é a saia. As mais femininas fazem par perfeito com blazers bem cortados. Evite golas arredondadas, pois passam uma imagem delicada, que pode ser contra a imagem que você precisa transmitir.

Para as que gostam de sensualizar, muito cuidado. O local de trabalho é o mais inapropriado para decotes, fendas e saias ou vestidos curtos.
Uma forma interessante de não deixar seu lado pantera abandonado é mostrar com cuidado. Uma dica é arregaçar as mangas do blazer ou jaqueta, deixando o braço e pulsos à mostra, numa sensualidade mais leve. Decotes contidos também fazem bem este papel!
Cuidado também com as roupas justas demais, pois podem ser um tanto comprometedoras.

Por hoje é só!
No próximo post, vou trazer dicas para criar looks com peças já existentes no seu guarda-roupas, usando clássicos, dando um toque mais moderno!
Espero que tenham gostado das dicas e, caso tenham dúvidas, podem entrar em contato através do meu site (www.matheusfernandes.net) ou deixando um comentário, que responderei o mais breve possível!



Comentários

back to top