Mudança Interestadual: 7 dicas para contratar a melhor transportadora


Nos posts anteriores, eu compartilhei alguns detalhes sobre a organização de uma mudança interestadual e, enquanto organizava esses tópicos, numa conversa com o Sander, a gente entendeu que o ideal seria deixar um espaço reservado apenas para falar sobre a contratação da transportadora que vai levar seus objetos, afinal, são muitos detalhes envolvidos apenas nessa parte, por isso, fiz uma lista com 7 dicas que podem te ajudar a evitar ciladas na contratação da melhor prestadora de serviços para a sua realidade.
Bora lá:

1. Formatos de mudanças

Esse é o básico para começarmos a falar sobre organização de mudança: existe a possibilidade de você contratar uma mudança exclusiva, onde a empresa vai colocar apenas sua mudança no caminhão e nada mais, isso significa que toda a rota vai ser organizada apenas em função do seu contrato e que você vai receber, literalmente, atenção exclusiva da prestadora de serviços.

A outra possibilidade é fazer uma mudança compartilhada, onde sua mudança vai dividir o espaço e a rota com a de outra pessoa, seguindo o mesmo caminho, mas com um prazo um pouco maior e com um preço consideravelmente menor.

No nosso caso, ficamos com a segunda opção e, como a rota Brasília - São Paulo tem sempre muita demanda, não sentimos nenhuma diferença em relação ao prazo de chegada (nossa mudança chegou aqui 3 dias depois da gente, exatamente no prazo mínimo que a gente precisava para resolver burocracias básicas como ligamento de água, energia, gás e internet).

2. Buscando transportadoras

Hoje em dia, a gente encontra tudo no famoso google, mas antes de começarmos a busca online, conversamos com amigas que já fizeram mudanças interestaduais para entender mais ou menos a lógica; o boca a boca funciona muito bem para ajudar a gente a se informar sobre qual o tipo de serviço disponível, mas como ouvimos relatos de realidades com demandas diferentes da nossa, usamos estas informações para buscar quem pudesse prestar esse serviço dentro das nossas possibilidades.

E aqui não tem mistério: foram buscas no google mesmo, pautadas no que ouvimos e no que precisávamos.
Pesquisa, entra em contato, segura na mão de Deus e vai! 😬

3. Desapega

Eu sei que tem coisas que acompanham a gente por muito tempo e parecem inseparáveis, mas aos poucos, eu fui aprendendo que tão bom quanto ter algo com a gente por um período, é permitir que aquele objeto possa fazer parte de novas histórias, com outras pessoas, enquanto a gente também se abre para o novo e isso me ajudou muito a ser uma pessoa mais desapegada -mesmo em relação à objetos que são parte de acervo para produção etc.

No caso da mudança para São Paulo, os desapegos começavam com um critério básico: a voltagem dos eletrodomésticos -Brasília é 220v e, São Paulo, 110v.
É possível levar os itens e tentar usar transformador? Sim, é possível, mas transformador custa caro, é um trambolho e, geralmente, você vai precisar de um espaço específico para mantê-lo funcionando, o que vai acabar interferindo diretamente na arrumação dos ambientes. Sem contar que, apenas no caso da geladeira, o uso do transformador pode aumentar em 10% o valor da conta de energia no fim do mês.

Juntou-se isso ao fato de que eu já queria mesmo trocar de geladeira, que nossa máquina de lavar estava bem velhinha e pedindo arrego e optamos por deixar estes itens + fogão, secador, ventilador, air fryer e outros itens menores pra trás.

Com isso, a gente consegue uma redução considerável no valor da mudanca, mas também vem o ônus de ter que comprar tudo novo quando se chega ao destino da mudança (e, considerando o panorama atual, todos os eletrodomésticos estão abusivamente inflacionados, então, se prepare).

Além desses itens maiores, eu também separei itens para fazer um bazar, mas não tive tempo hábil, então vou fazer em breve. Caso você tenha mais tempo disponível, essa é uma idéia que funciona bem porque ajuda a fazer uma caixinha para ajudar na mudança e também desonera no embrulho de tantas coisas que a gente já carrega.

4. Solicitando orçamentos

Hoje em dia é possível fazer orçamentos online, preenchendo planilhas disponibilizadas pelas empresas com campos previamente cadastrados, mas são muitos campos, com coisas tipo arca e armário grande: o que diabos é uma arca? E qual seria a definição de armário grande?
Dessa forma, acaba ficando difícil mensurar e classificar os itens -principalmente se você tiver uma casa decorada de forma mais diferentona, como aqui, onde a gente usa banquinho como mesa lateral e temos itens que não estaria disponível em nenhuma lista padrão, como um disco ball gigante e seus filhotes.

Depois de tentarmos e nos frustrarmos com a confusão das planilhas online, agendamos visitas presenciais para avaliação (sem cobrança) e aí tudo fluiu muuuito melhor.

Este é o momento de se informar também sobre as condições de pagamento: cada empresa trabalha de uma forma diferente  e o nosso pagamento foi feito em 3 partes -a primeira, na assinatura do contrato, a segunda, no dia dos pacotes e, a última, no dia da entrega.

5. Seguro

Como eu tenho vários itens delicados que me acompanham sempre, tão importante quanto solicitar orçamento era se informar sobre a opção de seguro que cada empresa oferece, pois há muita variação de uma para outra.

A gente sabe que seguro é uma coisa que esconde várias pegadinhas entre suas cláusulas, portanto, é fundamental sanar todas as dúvidas sobre o tipo de cobertura, condições gerais, burocracias de acionamento, percentuais etc...

Apenas para exemplificar, o seguro oferecido pela transportadora que contratamos era de 10% de todo o valor do inventário e as etapas do acionamento basicamente são: notificamos a empresa do dano ou perda e, em caso de dano, primeiro é feita uma tentativa de reparo (se for possível) para só depois ser feita uma reposição do item.

Atenção na hora de declarar o valor dos itens: este é um momento meio confuso porque algumas coisas nos acompanham há muito tempo e não tem como saber qual a proporção entre o que se pagou lá atrás e quanto ele custaria hoje, caso você precisasse comprar outro para repor... isso sem contar itens que tem valor intangível, como antiguidades, itens de família etc.
Todavia, é importante ser sempre o mais honestos e realista possível, até porque, inflacionar o valor dos itens vai aumentar proporcionalmente o valor a ser pago.
Em contrapartida, declarar valores muito abaixo podem prejudicar caso você precise acionar o seguro lá na frente, afinal, você vai receber um valor proporcional ao declarado.

É realmente importante se informar bem porque existem muitas variáveis envolvidas e o melhor jeito de evitar estresse futuro é mantendo tudo bem claro desde o princípio.

A gente teve alguns pequenos prejuízos e eu ainda não acionei o seguro pois preferi esperar para abrir todas as caixas, ao invés de ficar demandando a cada nova surpresinha...
Quando tiver alguma atualização sobre, faço uma atualização aqui no post, combinado?

6. Escolhendo a transportadora

Além de servir para um funcionário da transportadora avaliar os itens da sua mudança, o dia da visita vai ser também o melhor momento para você tirar dúvidas com a empresa, a mudança em si e o seguro, através do contato olho no olho, então, aproveite para tirar dúvidas que tenham ficado até aqui.

É inevitável reparar que, como são seres humanos prestando esse serviço, cada um vai fazer a sua maneira e, assim como existem pessoas comunicativas e carismáticas, tem gente mais sisuda, que fala pouco e faz tudo bem rápido, portanto, fica também a cargo da gente fazer as perguntas chave para coletar o máximo de informações úteis para a sua decisão final, lá na frente.

Geralmente, essas visitas são bem rápidas mas aqui é o momento de seguir seus instintos humanos mesmo, afinal, a gente volta ao contato analógico e, nesse sentido, os detalhes no atendimento fazem a diferença.

Acabou sendo decisivo pra gente o fato de que algumas empresas tinham uma excelente abordagem inicial, mas ficamos sabendo muito pouco sobre a prestação de serviço em si... basicamente, a abordagem online e presencial serviu para saber o valor e nada muito além disso, enquanto outra pessoa nos trouxe informações importantes sobre as políticas da empresa e como são solucionadas todas as questões adversas.

Aproveite o final das visitas para solicitar um orçamento formal de cada uma das empresas, pois isso vai facilitar o comparativo entre elas e até mesmo te ajudar numa possível negociação.
Para facilitar nessa etapa de comparação dos valores, usamos uma planilha criada pelo Sander -bem simples mas também muito prática -que nos ajudou a definir qual seria a mais viável entre as opções disponíveis.
E para ajudar a quem possa se interessar, estou disponibilizando esta planilha que usamos no nosso canal no telegram (aqui) ☺

No fim, nossa escolha foi pautada não apenas no menor valor nem no melhor atendimento inicial, mas em outros critérios que nos transmitiam mais segurança...
Uma das visitas foi feita por uma senhora muito distinta que elogiou muito nossa casa e parecia muito elegante e gentil mas, ao mesmo tempo, distante; curiosamente, ela representava uma das empresas que cobrou mais caro pelo serviço e que, no ambiente digital, parecia mais organizada e estruturada, porém, a visita nos trouxe pouca informação e acabamos nos sentindo ainda distante de todo o processo.

Optamos por uma empresa que parecia menos formal e moderna no contato inicial, mas com excelentes avaliações na internet (para esse tipo de avaliação, Sander recorreu a um site chamado Habitíssimo) e que teve também a visita mais satisfatória, com o Sr. Roberto nos contando, detalhadamente, como se dava cada etapa da mudança, do seguro etc.

Esse processo acontece muito naturalmente quando você recebe alguém na sua casa para se responsabilizar por coisas que são importantes pra você.
Caso você esteja procurando por uma indicação, o contato do Sr Roberto é 

7. Embalando os itens

O dia de embalar tudo pode ser bem caótico.
Nossa mudança nem era tão grande, mas, ainda assim, foram 3 pessoas da transportadora no dia para embrulhar as coisas e, em alguma parte do tempo, em que o Sander precisou sair, eu quase surtei porque tava bem difícil me comunicar com 3 pessoas ao mesmo tempo dizendo o que podia ou não ir numa mesma caixa, o que precisava de uma atenção especial, etc, então, a primeira dica é ter sempre pelo menos duas pessoas da família juntas para essa função, com acordos previamente estabelecidos sobre qual a forma ideial de levar cada coisa, passando essas informações para a equipe responsável pelos embrulhos.

No post anterior, eu comentei sobre mas vale a pena relembrar: fundamental separar tudo o que não vai na mudança porque PRECISA estar com você, como medicamentos, documentos, peças de roupa, comida do pet etc...
Lembre de isolar um canto da casa apenas para esses itens (se possível, sinalizar com um cartaz simples mesmo, feito à mão) e não deixe nada fora dali, pois tem grandes chances de entrarem nas caixas sem que você perceba (aconteceu aqui e eu tive que comprar novas cuecas e meias para alguns dias, até conseguir localizar nas caixas, já aqui em São Paulo).

Geralmente, as empresas seguem algum tipo de categorização própria sobre a mudança e é possível que em algum momento as coisas fiquei misturadas para ocupar melhor os espaços nas caixas, portanto, fique de olho nessas etapas.
O ideal é separar itens por grupos de forma que você vai lembrar depois (exemplo: tudo que ficava no meu locker veio agrupado nas mesmas caixas) e evitar misturar demais.

Super importante também manter partes de itens desmontáveis juntos, com parafusos e afins devidamente sinalizados e fixados no objeto principal. Uma vez que um pacote de parafusos se perca, vai dar muito trabalho para encontrar depois.

É esperado que os funcionários sigam esse padrão, mas no nosso caso, alguns itens não estavam bem sinalizados nas caixas e minha sugestão é que você fique sempre perto, pedindo mais detalhes do que tem dentro das caixas, caso julgue necessário.
Acredite, vai fazer muita diferença no momento de abrir muitas caixas e colocar tudo no lugar.

Ufa, parece muita coisa, né... mas acredite, é um resumo de tudo pelo qual a gente passou nos últimos meses e a intenção com mais esse post sobre a mudança é ajudar quem possa estar perdido buscando informações que a gente não encontrou de forma tão simples (e acabamos descobrindo na prática mesmo).

Aqui no blog você encontra mais informações sobre a mudança aqui e aqui.
Além disso, você pode me seguir nas redes sociais para ver mais sobre a mudança, as reformas e transformações da nova casa no instagram e no Pinterest.

Ficou com alguma dúvida? Pode me mandar uma DM ou email para contato@blogdomath.com.br e, se estiver ao meu alcance, vou adorar te ajudar.

Por hoje é isso...
Bjs do Math e até a próxima!

Comentários

back to top