Brasília - DF, Brasil

Mesa posta no dia-a-dia: 3 dicas para incorporar na rotina

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math
Já faz um bom tempo que a gente vem falando sobre mesa posta lá no instagram e todas as vezes que essa pauta entra em cena, eu consigo perceber como esse é um assunto que vocês amam -e isso é ótimo, porque eu adoro também; pra mim, mesa posta sempre foi uma forma de demonstrar cuidado e carinho através de uma dedicação especial ao momento da refeição, mas eu vejo um pouco além e também acho que montar mesas é uma outra possibilidade de explorar a criatividade.

Eu tenho vários posts escritos sobre o tema aqui nos meus arquivos há meses, mas como o assunto rende muito, eu nunca consegui decidir por onde começar até que, durante a sessão de fotos dos desapegos para o bazar, semana passada (o bazar que entra no ar neste sábado, já tá sabendo?), enquanto clicava uma mesa bem clean, toda feita com peças mais neutras, achei que seria uma boa forma de introduzir esse conteúdo por aqui: começando com uma visão básica mesmo sobre o assunto e falando daquelas coisas que praticamente todo mundo tem em casa -os clássicos.

INFORMAÇÕES SOBRE O BAZAR 2021 AQUI

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math


É bem redundante falar isso, mas muita coisa mudou na vida da gente ao longo do último ano e a gente precisou trazer pra dentro de casa, com um pouco de criatividade, o que faríamos fora: o cinema, o show, o jantar, etc...


Aqui na casa viada, tomar café da manhã aos sábados em algum café querido, escondido entre os blocos de Brasília era algo relativamente comum, mas todas as questões relacionadas ao convívio social mudaram e passaram a acontecer entre quatro paredes, da forma mais segura possível.

E assim, ao longo dos últimos meses, a gente já teve almoço nordestino, café da manhã romântico, lanchinho bem natural com cara de picnic etc -tá tudo registrado e eu quero compartilhar com vocês em breve.


dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

Apesar de estar super inspirado e cheio de vontade de falar sobre mesa posta aqui no blog há um bom tempo, eu tava bem indeciso sobre como fazer isso porque não queria que isso se tornasse um conteúdo  sem propósito, como os que eu vejo em várias contas de instagram dedicadas apenas a ostentação de mesas postas numa eterna competição para ver quem gasta mais ou quem tem uma cristaleira que mais se aproxima daquelas do tempo do Brasil Colônia...

Como eu já escrevi ali em cima, eu acho que o momento das refeições no nosso dia-a-dia tem um poder de conexão muito grande entre as pessoas através do diálogo e uma mesa posta com cuidado pode tornar esse ritual mais aconchegante, desde que a gente não perca de vista o que realmente importa aqui: o fato de que a parte visual pode ser um exercício criativo complementar, mas não o centro da discussão.

Faz sentido pra você?
Porque é exatamente assim que eu queria trazer esse tema para a nossa categoria de Casa e Decor e, por isso mesmo, o primeiro post de uma possível série sobre o assunto tem um foco muito simples: mostrar que qualquer pessoa pode, sim, fazer uma mesa posta charmosa e que encha os olhos usando peças simples, sem muito frufru, colocando o foco nos detalhes.

Pra não deixar esse post cansativo cheio de textão, eu resumi tudo em 3 dicas básicas, assim, facilita inclusive a memorização, bora lá...

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

1. Tem que ser prática

Como uma pessoa criativa e não muito prática, eu sempre amei mesas mais produzidas mesmo, mas todo esse papo começou a mudar um pouco pra mim ainda antes da pandemia, durante uma conversa com uma amiga onde eu explicava sobre minha vontade de trazer de volta esses pequenos rituais para a minha rotina e, enquanto falava sobre como eu gostava de preparar o café da manhã, ela me disse que esses rituais precisam ser algo prático para se tornarem viáveis e essa fala fez tanto sentido que virou uma chavinha aqui dentro: se não for algo simples e que você consiga fazer em poucos minutos, você não vai conseguir manter.

Até aqui, o resumo da ópera é que eu amava mesa posta mas não conseguia manter na rotina porque sempre encarava como uma produção e este é o ponto: aquela mesa posta super produzida continua sendo válida, mas a probabilidade de a gente conseguir manter no dia-a-dia é quase nula, então, podemos manter como inspiração para datas especiais e, porque não, fins de semana -mas a pauta agora é sobre algo mais factível, aquilo que a gente vai conseguir colocar em prática, combinado?

Se, assim como eu, você deseja incorporar isso na rotina, algumas vezes por semana, precisa ser prático, rápido, fácil (isso se complementa com as dicas seguintes) e basicamente a gente precisa entender que nem toda mesa posta precisa ser um deslumbre pensada para o feed do insta.

Mas como manter essa ideia de fazer mesas simples que ainda assim encham os olhos?
Vamos à próxima dica...

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

2. Valorize o simples

Eu gostaria de começar esse tópico dizendo que uma das "queixas" que mais recebo é de pessoas dizendo que adorariam montar mesas bonitas como as que mostro as vezes, mas que não tem coisas tão bonitas em casa e dizer que as vezes a gente olha demais para as telas e esquece de olhar com mais carinho para o que já temos perto da gente.

É sobre isso, sabe...
Aquele prato estampado da Anthropologie é TUDOH, o arranjo floral fresco também é maravilhoso, mas isso não anula o fato de que o simples também é lindo e poético... um prato branco e um copo de vidro simples podem ser o melhor começo para uma mesa posta bonita.
Além disso, vamos retomar aquela reflexão: o que realmente importa?
O momento, a conversa, o cuidado, o tempero e essas coisas não dependem de um padrão estético para fazerem sentido.

Você não precisa de peças caras e mirabolantes, acredite -esse foi meu desafio ao montar a produção que você tá vendo aqui nas fotos: usar apenas peças descomplicadas.
No fim, eu amei tanto o resultado que quase desisti de colocar algumas coisas lá no bazar, mas não se preocupem, todos os desapegos estão a salvo de mim mesmo, rs.

Aqui, eu usei como base pratos de melamina brancos, que fizeram as vezes de sousplat (qual seria uma boa palavra em português para isso? Alguém me ajuda? Eu detesto MUITO essa palavra, rs), com pratinhos de sobremesa brancos com friso dourado (aquele detalhe que faz a diferença)  e, pra dar um tom fresquinho, detalhes em azul, como os vasinhos de vidro com formas simples e os guardanapos.

Os guardanapos, aliás, foram para a mesa apenas com um nozinho; vou confessar que tenho uma preguiça absurda de porta guardanapos pois eles ocupam um espaço que eu não disponibilizo aqui. Meses atrás, comprei um par bem fofo de arame mas sempre fico com aquela sensação de que não tenho onde guardar (de fato, não tenho).

Casando com o friso do pratinho branco de cerâmica, um esmaltado para apoiar frutas e o charminho fica por conta da cestinha, que na verdade, é uma bolsa infantil da Zara -aqui foi uma bolsa, na sua casa, poderia ser qualquer outra coisa que não foi pensada para decorar uma mesa mas que tem todo um potencial.
Simples assim :)

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

3. De olho nos detalhes

Sim, a gente fala isso aqui o tempo inteiro -porque é verdade, rs: os detalhes importam.
Então, mesmo usando as peças mais simples da sua casa, trazer alguma historinha, algum ponto de encantamento nos detalhes ajuda a deixar tudo mais interessante.

Aqui, os detalhes vem de forma bem sutil: os frisos, o coração no centro do pratinho esmaltado, o guardanapo com estampa feita de carimbo, a linha neon na borda do caminho de mesa em preto e branco... tudo bem discreto, em perfeita harmonia.

Como reproduzir em casa:
Pontinhos de verde ajudam a dar vida e não precisa de flores frescas toda vez... raminhos de tempero ou de qualquer matinho fofo que você tenha por perto já ajuda.

E precisa de vaso de cristal para isso?
A essa altura do post, você já deve ter entendido que até copo de requeijão vale, né?
Risos.

Estampas geométricas com linhas simples e respiros sempre vão interagir bem entre si. E acho que a gente pode combinar que florais são praticamente neutros e também combinam com tudo, né?

Cuidado nos detalhes é retirar as coisas da embalagem do mercado/padaria: reparou como a mesa tá simples e harmônica?
Conseguiu perceber que não tem nenhuma embalagem poluída criando confusão visual?
Fica aí a dica pra vida: encontre um jeitinho diferente de levar para a mesa os itens da sua refeição e use isso também como desafio para a criatividade.

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math

dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math
Como também já foi dito antes aqui no post, os itens das fotos estarão disponíveis no bazar nesse sábado: os pratos, copos, vasos, boleira etc.
Eu tô postando aos poucos nas redes pra vocês já terem uma ideia do que vão encontrar, enquanto faço cadastro de tudo no site -até lá, a loja fica temporariamente fechada, blz?

Tô atualizando com mais frequencia o instagram do bazar @casaviada, então, se você quiser ficar por dentro, é só seguir lá.
dicas mesa posta simples cafe da manha bazar blog do math
Espero que as dicas e as fotos tenham te ajudado e te inspirado a montar uma mesa linda pra você, porque você merece.
Tô aqui pensando em um desafio da mesa posta pra gente trocar ideias e inspirações e aceito sugestões, viu...

Eu ainda tenho várias fotos de mesa posta e volto em breve compartilhando outras ideias, dicas e inspirações.

Por hoje é isso, mas antes de me despedir, eu queria saber se você faz mesa posta em casa, com que frequência e que significado tem pra você.
Me conta?
Bora TC?

Bjs do Math e até a próxima!


Comentários

back to top