FESTA BOTANICA: CLARA FAZ 3

decoracao festa infantil jardim minimalista moderna blog do math

Quem aí lembra daquela festa de sorvete fofa e toda moderninha e colorida do ano passado?
Pois bem, já se passou um ano de lá pra cá, Clarinha fez mais um aniversário e eu tenho fotos e mais fotos pra dividir com vocês de mais um projeto cheio de amor e um monte de ideias loucas, rs.

O tema do terceiro aniversário da Clarinha surgiu ainda no ano passado, quando Paloma, a mamãe da aniversariante, ao passar por uma mini estufa de jardim dentro de uma loja, me mandou uma foto dizendo que tinha achado fofa e eu não apenas pensei com meus botões como também disse que aquilo poderia resultar numa festa incrível.

Parecia meio louco pensar na festa do ano seguinte enquanto a daquele momento sequer havia acontecido, mas a gente guardou a ideia na gaveta e fomos coletando inspirações ao longo dos meses e imagina só...  o que parecia loucura virou algo lindo e cheio de poesia.

Aqui em baixo eu concentrei algumas das principais inspirações visuais que guiaram o projeto da festa de 3 anos da Clara, para que vocês entendam um pouco melhor desta viagem, que foi cheia de camadas, nuances e referências.
blog do math
A gente usou a idéia das estufas como RECORTE de tema (e não como tema em si, o que tem uma grande diferença) para trazer um pouco do universo da botânica e dos jardins para a festa.

Desde o começo, a gente sabia que -como já era de se esperar:
1. Queríamos algo bem diferente do ano passado
2. Não queríamos nada literal ou caricato que identificasse um tema de forma óbvia, afinal, a graça está em ressignificar, né?

Decidimos que a festa teria que transmitir uma mensagem, aproveitando que nesta fase, as crianças assimilam tudo de forma muito rápida.
Diante do tema escolhido, obviamente a mensagem teria que ser relacionada à natureza, então começamos a pensar em como poderíamos conectar crianças e elementos que aos poucos tem ficado fora da nossa vida, já que o caos urbano tem substituído cada vez mais os momentos de relação com a terra, o verde, a vida em suas múltiplas formas.

Durante as várias reuniões, a gente foi concluindo juntos que seria legal trazer isso de formas distintas, tanto através do cardápio, quanto das atividades e, claro, da decoração.
decoracao festa infantil jardim moderna minimalista blog do math

A DECORAÇÃO

Na parte da decor, a idéia era trazer esta conexão através da sensação de nostalgia, fugindo do caminho mais óbvio -que seria encher a festa de verde (e ter fotos predominantemente verdes): a cartela de cores trouxe tons mais quentes -começando pelo rosa "seco", passando pelo mostarda e pelo verde oliva". Com esta escolha, queríamos diferenciar esta festa da anterior, já que as duas aconteceram no mesmo local e a missão da vez era criar algo novo no mesmo ambiente.

Em relação ao mobiliário, tentei seguir por uma linha que remetesse à tempos onde a simplicidade, a natureza e as relações afetivas tinham um outro valor na vida das pessoas; A partir disso, desenvolvi idéias de móveis que trouxessem uma cara de "antiguinho" e simples, mas milimetricamente planejado, pois a gente não queria nem mesmo esta sensação de forma literal ou caricata.
mesa do bolo festa infantil jardim colorida botanica moderna blog do math
bolo aniversario minimalista topper numero blog do math

Queríamos a ideia de móveis feitos pelo avô da criança no fundo do quintal, mas com acabamento legal, pra não ficar nada grosseiro nem rústico demais e, como não tínhamos nada parecido no mercado, contamos com a ajuda da Cris, da Dona Festeira, que aceitou a minha proposta indecente de criar uma linha específica para esta festa, com peças chave que certamente serão muito usadas por outras pessoas em outras festas com temas distintos.
mini estufa madeira casinha festa blog do math

bolo moderno colorido festa infantil buttercream thais terra blog do math
mini estufa casinha madeira festa infantil blog do math
Em relação ao design do mobiliário, tudo começou pelo fato de eu não querer uma festa onde o tema fosse relacionado à botânica e tudo fosse verde -afinal, não daria pra ser mais óbvio, né.
Com isso, surgiu o painel com janelas circulares, que permitia ter a presença da natureza na mesa do bolo através das formas circulares, mas sem tirar a leveza e a simplicidade do projeto.
Muita gente achou que tínhamos adesivos ou espelhos ali, mas não, migas: é realmente um painel perfurado com um jardim lá atrás.

Mara, né?
decoracao mesa do bolo festa infantil jardim blog do math

topper de papel ilustracao jardim insetos blog do math
Naturalmente, a estufa, que foi a nossa inspiração principal, acabou guiando o processo criativo e apareceu em diversos pontos da festa, do photobooth às estações, que foram feitas em formato da "casinha" que, dentro do projeto, representa o começo da descoberta da natureza pela criança.
estacao de sucos moderna festa infantil jardim botanica minimalista blog do math
Pausa para falar da estante que usamos como estação de sucos: toda feita em madeira clarinha (ops, olha o trocadilho, rs) e com prateleiras revestidas em azulejo.
Acho que já deu pra notar que tá rolando um crush com esse tipo de revestimento por aqui, né...
Mas eles vieram ao projeto também por outro motivo: quando pensamos em explorar botânica como tema, pensamos nela de forma mais abrangente, passando pelas mais diversas etapas em que ela faz parte da nossa vida, inclusive os mercados e feiras onde compramos frutas, flores e legumes, por exemplo.

Com mais este recorte, a gente conseguiu ampliar e enriquecer o tema e trabalhar com materiais mais simples e triviais, que também era um desejo desde o comecinho do projeto.


estacao guloseimas moderna minimalista festa jardim blog do math
Sabe a história das feiras e mercadinhos?
Transformamos estas referências em uma barraquinha de guloseimas, onde vários elementos deste universo marcam presença.
Consegue identificar quais deles aparecem aí na foto?

bolsa de palha gatinho meri meri blog do math

CARDÁPIO

No cardápio, as comidinhas foram selecionadas de forma bem criteriosa pela mamãe da Clarinha pensando em como inserir frutas, legumes e ervas, apresentando novos sabores às crianças de forma prazerosa.
decoracao com redoma de vidro mini coelho festa infantil jardim

buffet brunch festa infantil jardim botanica minimalista moderna iogurte frutas vermelhas
Detalhe importante pra você entender melhor essa grande loucurinha do amô: a festa aconteceu pela manhã, o que influenciou 100% a escolha de cada elemento do cardápio que, no fim, resultou em um brunch delicinha e cheio de frescor para os convidados.
Teve iogurte, salada de frutas diferentona, quiches de legumes, bolo de cenoura e vários docinhos tradicionais de festa feitos em casa.
Amo/sou.

estacao de sucos

Eu amo jardim vertical e queria muito ter uma versão mais clean e enxuta na festa, então, adaptei uma ideia fofa que encontrei durante minhas andanças por Londres (logo mais mostro tudo da viagem aqui) neste painel branco de metal com vasos pintados de rosa e branco, que deixou a parte das comidinhas mais acolhedora e, por que não dizer (?), viva...
jardim vertical tela de metal festa infantil jardim

ATIVIDADES

As atividades, criteriosamente escolhidas para reforçarem o tema, fecharam a tríade, fazendo as crianças terem contato com a terra -literalmente- através de oficinas de mini estufa e minhocário, por exemplo.

Toda a área externa ficou reservada para as atividades, oficinas e brinquedos e a gente deixou um cantinho para o photobooth, onde as crianças passavam entre uma brincadeira e outra.

kids table setting garden botanical party clean minimal modern
Também teve uma mesinha baixa para as crianças comerem nas pausas entre as atividades e olha... ela fez muito sucesso entre os pequenos...

kids table picnic garden botanical party setting modern minimal

kids table setting garden botanical picnic party


ILUSTRAÇÕES

Reparou que tinha alguns insetinhos e vasinhos ilustrados circulando pela festa?
Pois bem, eu desenhei algumas coisas usando tinta acrílica (daquelas de escola mesmo, do potinho pequeno) pois queria uma pegada de ilustração de livro infantil.

Acho que deu certu e algumas ilustras de insetos, vasinhos de plantas e estufa viraram convite e detalhes da papelaria que estavam presentes de forma discreta em toda a festa, como uma forma de trazer os elementos principais sem carregar demais o visual.

Centro de mesa é sempre uma das partes mais desafiadoras pra mim e aqui a solução foi bem simples e eficaz, dentro do contexto: um mini jardim feito com vasinhos de suculentas, que trouxe um pouco da vibe de estufa para o lado de fora do salão.
kids garden botanical picnic table setting modern minimal clean party

PÁGINA DA FESTA

Um outro ponto interessante da festa é que eu queria que ela fosse uma experiência mais duradoura que as poucas horas da festa em si, então, criei uma página onde os pais recebiam o convite junto com dicas importante, como a localização, a inspiração para a festa e dicas de como vestir os pequenos, afinal, a gente queria que todo mundo se divertisse bastante.
E quando a festa acaba, o que fica?
A gente queria que tivesse algo a mais, então, na própria página da festa, todo mundo recebeu uma lembrança virtual: fotos profissionais clicadas no photobooth em formato de estufa.

Claro que eu sou suspeito pra falar, mas elas ficaram uma graça e eu selecionei algumas que estão aqui em baixo, ó:

kids garden botanical picnic clean modern photobooth party
O photobooth da vez tinha uma casinha no formato das estufas com um fundo quadriculado, que remete a uma toalha de picnic em escala aumentada, mini hortinha no caixote, plantinhas frutíferas (trabalho da Carol Calil) e insetos ilustrados no papelão também em escala aumentada, para as crianças poderem interagir durante os cliques feitos pela miga queridona Alba Apen, o mesmo ser iluminado responsável pelos cliques do ano passado e de vários editoriais aqui do blog 💛
kids garden botanical picnic clean modern photobooth party

kids garden botanical picnic clean modern photobooth party
kids garden botanical picnic clean modern photobooth party
Clarinha com os pais e o irmãozinho, Martin, que chegou este ano: família fofa e querida, a quem gostaria de agradecer novamente pela oportunidade de desenvolver um projeto tão único, divertido e inspirador.
Muitos anos de vida e saúde e conexão com a natureza e tudo o que há de melhor na vida para a Clarinha, minha gente! :)
kids garden botanical picnic clean modern photobooth party
kids garden botanical picnic clean modern photobooth party

Gostou da Festa da Clara?
Quer algo parecido para uma ocasião especial?

Entre em contato através do email contato@blogdomath.com.br e a gente conversa, blz?
Vai ser um prazer criar uma festa única pra você e sua família também.

Fornecedores:

Mobiliário: Dona Festeira
Objetos e complementos: A Garimpeira
Fotos: Alba Apen 
Bolos: Thais Terra
Pirulitos: Mari  Doces Criativos
Macarons: Macarons da Ana
Pão de Mel: Pão de Mel Graça Torres
Oficinas e atividades: Aloha Festas
Design Floral: Carol Calil
Balões: Planet Balloon


Comentários

back to top